Blog the gin flavors

Bebidas com água tônica: 05 receitas fáceis!

Saiba como fazer as melhores receitas de bebidas com água tônica

Não é novidade que as bebidas com água tônica estão em diversos pedidos nos bares e restaurantes do mundo. Essa água possui alguns ingredientes que fazem muita diferença na hora de provar um drink.

Antes de tudo, é preciso entender que a água tônica é, de certa forma, um refrigerante e açúcar, mesmo que seja em uma menor quantidade. 

Porém, ela se destaca por conter outras composições que fazem grande diferença quando se encontra com o nosso paladar.

Composição

A água tônica é basicamente composta por soda, açúcar e quinina. A quinina (ou o quinino) é uma substância extraída da árvore cinchona, muito comum na Amazônia. 

Misturar água gasosa com quinina era um método de combater doenças na Índia – como por exemplo a malária – onde teve sua “origem”. 

Mais tarde, por volta de 1858, os ingleses lançaram essa mistura como a água tônica, por isso ela é associada para cura de doenças e febre.

Mesmo não curando doenças mais graves, essa mistura tem diversos benefícios para a saúde, graças ao sal que se encontra na quinina.

Benefícios da água tônica

Por conta do pó da quinina, uma substância natural, há uma intervenção positiva no nosso organismo e na nossa saúde.

Ela estimula a produção de saliva que ajuda não só na digestão mas também na nossa saúde bucal, já que contém ação antibacteriana.

A água tônica acaba por favorecer as glândulas gástricas o que alivia as queimações, sensações ruins de peso no estômago e também nas náuseas.

Além de ajudar na digestão, a água tônica, quando consumida, ajuda a limpar o corpo. Ela contribui para a eliminação de toxinas que ficam no nosso organismo por causa de corantes e conservantes, assim como também a exposição à poluição.

Mas uma característica super importante é a ação antioxidante que a quinina oferece para a cicatrização, atuando na neutralização das radicais livres, que são responsáveis pela oxidação das células.

Com isso, ela auxilia na regeneração da pele, reduzindo significativamente acne e rugas, e também melhora a saúde do cabelo, já que ajuda na circulação sanguínea.

Nem tudo são flores

Assim como tudo, a água tônica possui seu lado ruim de ser consumida. É válido lembrar que ela não é um remédio, então não pode e nem deve ser utilizada para fins medicinais. Então, é sempre importante procurar um médico e manter uma disciplina saudável.

Por conter uma quantidade considerável de açúcar, é aconselhável que pessoas diabéticas evitem exagerar na dose dessa bebida.

Para quem procura perder peso, também deve-se evitar grandes quantidades da água tônica, mais uma vez por conta dos açúcares presentes.

Outro malefício é que, quando ingerido exageradamente, pode-se ativar o processo de envelhecimento das células e também causar inchaços.

Conheça o Clube do Galo

Falando em bebidas com água tônica

Mesmo com alguns contras, ela pode continuar sendo ingerida em pequenas doses. Por conta disso, a utilização dessa bebida está liberada para o preparo de drinks, e vale dizer que seu amargor dá um toque sutil e muito interessante ao paladar.

Continue a leitura para saber as melhores bebidas com água tônica que cairão super bem tanto para o paladar quanto para a saúde.

Além da receita clássica de gin com água tônica, ela pode ser inserida em outros ótimos drinks que você precisa experimentar!

1) Pink Tonic

Pink Tonic

Para essa bebida, você irá precisar de:


  • 2 doses de vermute
  • 1 fatia de limão
  • Água tônica para complementar

Modo de preparo: Em um copo long drink adicione o vermute e, com cuidado, adicione a água tônica e termine colocando a fatia de limão.

2) Tônica Tropical

Tônica Tropical

Outra bebida fácil e deliciosa é a Tônica Tropical, muito refrescante e com um sabor incrível.

Os ingredientes necessários são:


  • 10 folhas de hortelã
  • 50 ml de gin
  • 25 ml de suco de limão
  • 15 ml de suco de maracujá adoçado
  • 30 ml de água tônica

Modo de preparo:

Coloque as folhas de hortelã em uma coqueteleira e utilize um esmagador para macerá-las. Adicione o gin, o suco de limão e o de maracujá. Depois, feche a coqueteleira e agite bem.

Em seguida, sirva a bebida em um copo com gelo e adicione a água tônica. Finalize decorando com apenas uma folha de hortelã.

3) Gin Tônica com frutas vermelha

Gin Tônica com frutas vermelha
Foto: Amanda Fernandes

Para essa receita, tenha em mãos:


  • 50 ml de gin
  • 1 saquinho de chá de frutas vermelhas
  • 2 doses de água tônica
  • Gelo

Modo de preparo: basta colocar o saquinho de chá de frutas vermelhas em uma taça larga com o gelo e o gin. Deixe infusionar por 2 minutos. Pronto, sua bebida está pronta para ser degustada!

Leia mais: Outras receitas deliciosas com gin tônica

4) Gin Tônica com limão e alecrim

Gin Tônica com limão e alecrim

Os ingredientes para essa receita são:


  • 50 ml de gin
  • 2 doses de água tônica
  • 1 limão
  • Alecrim
  • Gelo

Modo de preparo: coloque gelo em uma taça e passe um pedacinho de limão nas bordas. Acrescente a água tônica, o gin e o limão espremido. Finalize adicionando raminhos de alecrim e rodelas de limão.

5) Gin Tônica com alecrim e zimbro

Foto: Amanda Fernandes

Para a última receita, vamos indicar uma bem parecida com a receita do gin tônica tradicional, mas a diferença se dá pelos sabores do zimbro e do alecrim juntos.

Você irá precisar de:


  • 50 ml de gin
  • 1 ramo de alecrim
  • 4 bagas de zimbro
  • Água tônica
  • Gelo

Água Tônica na The Gin Flavors

Agora que você já sabe quais são as melhores bebidas com água tônica, conheça os melhores rótulos na The Gin Flavors.

Nós temos um extenso catálogo de tônicas perfeitas para você encontrar a melhor para o preparo do seu drink!