O que é uma bebida aperitivo?
Descubra quais as características dessa bebida que vem ganhando cada vez mais espaço entre os apreciadores de drinks alcoólicos
Você com certeza já foi em uma festa ou jantar que a primeira coisa que você consumiu foram os aperitivos, aquelas comidinhas em pequenas porções ou versões miniatura que são servidas antes dos pratos principais. Exemplos desses petiscos são mini-sanduíches, salgadinhos, cubinhos de queijo, entre vários outros tipos.
O aperitivo tem a função de enganar o estômago e também de abrir o apetite para que todo mundo possa aproveitar o cardápio completo com muito mais gosto.
E da mesma maneira que existe a comida aperitivo, também temos a bebida aperitivo, que é cada vez mais popular e presente em reuniões e confraternizações.
Explorando a bebida aperitivo
A função da bebida aperitivo é a mesma da comida: abrir o apetite.
Essas bebidas estimulam a vontade de comer, assim como impulsionam o seu paladar para que você sinta os sabores de maneira mais intensa.
A bebida aperitivo é um item muito utilizado nos moldes da cozinha moderna, já que se mostra um elemento importante para que cada um aproveite ainda mais a experiência – não só a gastronômica, mas também a social, porque embala os momentos de interação humana.
Os aperitivos alcoólicos se dividem entre as categorias naturais e artificiais.
Vinho do porto, licores e bebidas secas estão dentro da classificação natural, e geralmente são servidos frescos em copos ou cálices.
Já os aperitivos artificiais se dividem em três subcategorias:
- Amargos: são as bebidas clássicas, como Campari, Bitter Cinzano, Amaro Cora, entre outros.
- Vínicos: derivados do vinho, com substâncias amargas e aromáticas. São servidos com gelo e limão.
- Anisados (ou Pastis): populares pelas notas anisadas (bebidas feitas a base de anis) ou de sabor mais adocicado.
Conheça alguns aperitivos
Veja abaixo alguns rótulos de bebida aperitivo para você embarcar de vez nessa onda!
Aperol
Tradicionalíssimo, o Aperol foi criado em 1919 pelos irmãos Barbieri em Pádua, na Itália. Foi desenvolvido a partir de uma infusão de ervas e raízes diversas, com cada ingrediente em sua própria medida e concentração.
O Aperol é conhecido pela cor laranja bem intensa e por seu teor alcoólico equilibrado, que não passa de 11%. Além disso, o sabor amargo e a refrescância também são características bastante marcantes.
Esse aperitivo é uma verdadeira celebridade em bares e restaurantes nos últimos tempos. É justamente a coloração tão marcante que fazem com que os drinks feitos com Aperol sejam visualmente atrativos. A estética do líquido laranja em uma grande taça cheia de gelo é de brilhar os olhos!
Ramazzotti Rosato
Assim como o Aperol, o Ramazzotti também é uma bebida aperitivo italiana, mas é ainda mais antiga: foi criada em 1815 por Ausano Ramazzotti, um antigo produtor de destilados.
Em seu laboratório localizado nos arredores de Milão, ele criou um blend incrivelmente harmonioso de 33 ervas e raízes diversas, tudo isso misturado em álcool extra fino.
A versão Rosato, especificamente, vem de uma linha da marca criada em 2009. É uma combinação perfeita de frescor e sabores suaves, com notas de hibisco e flor de laranjeira, imprimindo uma delicada coloração cor-de-rosa ao líquido.
Junto com 15% de álcool, a receita do Ramazzotti Rosato tem caráter floral e frutal completamente irresistível.
Lillet
O Lillet nasceu na pequena vila de Podensac, no sul de Bordeaux, na França, em 1872. É um verdadeiro clássico francês, mas começou a se tornar popular no Brasil de verdade apenas a partir de 2018.
Esse aperitivo tem sabor frutado e bastante aromático, semelhante ao vermute. A receita é particularmente rica. Leva uvas do tipo semmillon, grenache e sauvignon blanc, ervas, especiarias e frutas cítricas – como laranjas do sul da Espanha, do Haiti, do Marrocos e da Tunísia.
O Lillet é tão querido que, na década de 1950, Wallis Simpson, a duquesa de Windsor, nunca dispensava uma dose nos hotéis londrinos e parisienses em que se hospedava. Dizem que ela, inclusive, sempre tinha uma garrafa por perto, tamanha sua paixão.
Outra super fã do aperitivo foi Jacqueline Kennedy, ex-primeira-dama dos Estados Unidos. Depois que chegou em Nova York, o aperitivo rapidamente caiu nas graças do público, principalmente da elite. As melhores festas, com as pessoas mais influentes, tinham a ilustre presença do Lillet.
Por sua versatilidade e suavidade, esta bebida aperitivo pode tranquilamente ser consumida pura ou incorporada em drinks. Os clássicos são com tônica, champagne e também com gin.
Bebida aperitivo na The Gin Flavors
A The Gin Flavors é um e-commerce especializado em gins do Brasil e do mundo, mas nós também temos uma seleção com outras bebidas.
Aqui é possível encontrar bebidas aperitivos, Negroni, vodka e até mesmo xaropes de vários sabores para você deixar a criatividade fluir na hora de fazer seus drinks.
Quer turbinar seu bar em casa? Então você está no lugar certo!