Blog the gin flavors

Quais são os melhores Gins?

Saiba quais são os destilados mais bem avaliados pela crítica e de que forma você pode selecionar os que mais agradam seu paladar

Participar de comemorações com a companhia de amigos e um bom drink é ótimo para relaxar e aliviar a tensão. Para promover uma experiência sofisticada a partir da imersão sensorial, o gin tem sido o grande protagonista de momentos de descontração.

São tantas opções de rótulos e ingredientes que fica difícil saber quais são os melhores gins. Mas será que é possível classificar essa bebida feita com zimbro e eleger alguns destaques?

Para responder essa pergunta, vamos compartilhar algumas informações com você a respeito desse destilado que possui uma história repleta de nuances.

O que dá o sabor característico ao gin?

A marca registrada do gin, sem sombra de dúvidas, é o zimbro.  Ele ingrediente é obrigatório e é ele o responsável por caracterizar a bebida.

O zimbro é extraído do fruto (baga) de árvores da família dos pinheiros, originárias do Hemisfério Norte. Seu sabor é ligeiramente apimentado e com toque cítrico.

Tipos de gin

Além do zimbro, o gin é preparado com álcool destilado e uma variedade de botânicos que podem ser adicionados ao processo de produção. Daí que surgem as diferentes marcas e rótulos da bebida, que podem ser classificadas da seguinte forma:

Clássicos

Possui sabor predominante de zimbro, é seco e seu aroma é composto de toques picantes e cítricos.

Cítrico

O destilado classificado nessa categoria é produzido com notas de cítricas, como laranja, limão ou tangerina.

Especiarias

O gin é produzido com botânicos, como canela, noz-moscada e coentro.

Herbal

Ervas, como hortelã, manjericão e alecrim são utilizadas no processo de destilação do gin.

Floral

O gin desse tipo é produzido com diferentes tipos de flores e frutos.

Afinal, quais são os melhores gins?

Determinar qual é o melhor gin depende muito de cada paladar e do que se espera da bebida. Por isso, se você gosta de apreciar o destilado, o melhor é desfrutar de diferentes rótulos para ter suas próprias impressões a respeito de cada um.

Conheça o Clube do Galo

No entanto, para quem se dedica ao universo de produção do gin está inserido em contextos de especialistas na arte de degustar o destilado, existem algumas premiações que sinalizam o que está agradando o paladar dos críticos.

BEG Gin

Produzido em Campinas, município do interior de São Paulo, o BEG Gin ganhou medalha de ouro na edição de 2018 do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (Bélgica).

Ao lado de mais de 15 marcas nacionais, a destilaria mostrou que o Brasil tem se destacado na arte de produção da bebida.

O BEG Gin é considerado um dos melhores gins do mercado nacional
Foto: @beg_gin

Em sua composição, o destilado apresenta a relação perfeita entre a essência britânica e a personalidade brasileira. Os botânicos usados na produção são: sementes de coentro, raiz de angélica, zimbro, folha de pitangueira e sabugueiro do Brasil.

Para realçar o sabor e o aroma característicos, o cardamomo, canela, cascas frescas de limão Taiti, mexerica, laranja lima e capim santo também compõe a receita. O resultado é um sabor seco com notas frutadas.

Beefeater

Considerado uma das maiores marcas do mundo, o Beefeater lidera o ranking de premiações. O gin é composto de nove ingredientes: zimbro, raiz de angélica, sementes de angélica, sementes de coentro, alcaçuz, amêndoas amargas, orris, laranjas de Sevilha, e casca de limão.

O destilado possui aroma suave característico que vai se aquecendo de acordo com a imersão olfativa, resultado da forte presença do zimbro. O final pode ser identificado pelos aromas dos cítricos e especiarias.

Amázzoni

Levou o prêmio de melhor gin artesanal do mundo no World Gin Awards, edição 2018.  Ele é um exemplo clássico de gin especiado nacional. A bebida é destilada a partir de álcool de cereais com equilíbrio de botânicos selecionados.

O zimbro, coentro, louro, cipó-cravo, maxixe, castanha-do-pará, cacau, aroeira, limão siciliano, mexerica e rainha do lago resultam em um sabor característico que traduz a riqueza da combinação de vegetais.

Tanqueray Ten

De origem escocesa, esse gin já conquistou muitos prêmios importantes, como o San Francisco World Spirits Competition. Ele é fabricado com zimbro, semente de coentro, angélica e alcaçuz.

Possui um sabor marcante de zimbro, com tons apinheirados e um leve toque de limão siciliano.

Além dos gins descritos nesse artigo, existe uma variedade de rótulos nacionais e importados dos quais você pode se apropriar para eleger quais são os melhores de acordo com seu critério.

Quando for realizar a compra no site da The Gin Flavors para ter os melhores gins na sua casa, não se esqueça também de aprimorar sua experiência, adquirindo botânicos, acessórios e água tônica para deixar suas receitas ainda mais envolventes!