Blog the gin flavors

História do gin: como essa bebida ficou tão popular?

Veja quais foram os caminhos que esse destilado percorreu até chegar ao seu bar

Há quem diga que ele não passa de um simples irmão da vodca. Outras pessoas o colocam em uma posição enigmática e cheia de misticismo. Independentemente da forma como o gin é definido, uma coisa ninguém pode negar: a bebida tem conquistado um espaço privilegiado no universo dos destilados.

Conheça a história do gin e descubra quais são os segredos que estão por trás de uma das bebidas mais bem apreciadas do mundo!

O início de tudo

Apesar de o gin ter sido apresentado ao mundo pela Inglaterra, sua história teve início na Holanda. Em meados do século XVII, Francisco de la Boie, médico e professor – também conhecido como Sylvius –, dedicou-se a pesquisar uma fórmula medicamentosa.

Na ocasião, ele estava à procura de um remédio que fosse capaz de amenizar problemas renais. Em uma das tentativas, ele juntou zimbro ao destilado de cereais.  Eis que nasce o primeiro gin da história.

O nome do destilado é resultado da compilação das variantes do nome do zimbro, que em holandês é genever, genievre em francês e ginepro em italiano. A Itália, mais precisamente na Toscana, é a principal região produtora de zimbro.

O que Sylvius não esperava era que o remédio fosse tão bem aceito a ponto de ser tomado inclusive por quem não sofria de nenhum tipo de enfermidade. O sabor característico e o preço acessível fizeram com que o destilado se caísse nas graças do povo.

História do gin

Ele foi um grande aliado dos soldados ingleses que lutavam pela Europa na Guerra dos Trinta Anos. O objetivo da bebida, nesse caso, era espantar o frio. No entanto, os combatentes continuaram degustando o destilado, mesmo depois de voltarem para casa. 

Como já mencionamos, foi na Inglaterra que a história do gin se consolidou e o destilado passou a ser consumido por um grande número de pessoas. Graças à invenção do alambique contínuo de Coffey, a bebida passou a ser produzida em grande escala.

Em 1730, Londres já contava com a presença significativa do gin. Eram mais de 7 mil pontos de venda que levavam a bebida até paladares de todas as classes sociais.

Conheça o Clube do Galo

Por que a história do gin é tão marcante?

Desde que passou a ser produzido e comercializado pelas principais destilarias do mundo, o  gin não parou de surpreender. A principal explicação para isso pode ser encontrada em seu processo de fabricação.

Junto ao zimbro e ao álcool de cereais, os alquimistas que se dedicam à produção da bebida se valem do domínio técnico e da criatividade para produzir rótulos peculiares. À receita base, diversos botânicos são adicionados a partir de uma combinação harmônica de sabores e aromas. 

Outro grande segredo do destilado é o processo de maceração. Geralmente, o gin permanece dentro de um alambique de cobre por, aproximadamente, 24 horas. Nesse recipiente, são macerados, além do zimbro, vegetais de diferentes tipos.

Vale mencionar que cada fabricante conta com seu modo de preparo da bebida. Essas receitas não são compartilhadas e os segredos são guardados a 7 chaves. Esse fato dá à bebida um toque a mais de sofisticação e requinte.

Não é a toa que a quantidade de rótulos e o sabor específico de cada um deles fazem com que o surja uma variedade considerável da bebida.  Há receitas que levam raiz de angélica, coentro, baunilha, noz moscada, laranja, limão entre outros botânicos

No entanto, o destilado só pode ser considerado gin se ele contar com a presença do zimbro. A destilação é o principal agente que imprime o sabor característico da bebida. Por isso, algumas marcas a redestilam para potencializar a receita. 

Exemplo de gin que passa pelo processo de redestilação é o London Dry. Essa versão leva em sua receita o equilíbrio perfeito entre sementes de coentro, alcaçuz e raiz de angélica. 

Gins ingleses desse tipo são os mais famosos do mundo. Isso se deve porque a destilação contínua faz com a bebida ganhe leveza e um aroma marcante. Já a versão holandesa do destilado conta com um produto mais encorpado devido à fabricação em alambique do tipo pot.

Crie a sua história com o gin de sua preferência

O mercado de gin no Brasil e no mundo não para de crescer. Por isso, você encontrará uma ampla lista de versões dessa bebida. Além disso, a história do gin também conta com extensos capítulos de criatividade, sobretudo no preparo de drinks.

Adquira os melhores rótulos e produza receitas marcantes que potencializam todo o poder de alquimia desse destilado. Não deixe de adicionar ao seu drink os sabores e aromas dos botânicos e as sutilezas da água tônica.