Blog the gin flavors

Bar em casa: acessórios que não podem faltar

Se você gosta de receber amigos e promover momentos descontraídos e regados com drinks criativos, é preciso investir em uma estrutura que contenha os itens básicos

Existe um mundo de bebidas, acessórios e ferramentas por trás dos balcões de bares especializados em preparar bebidas sofisticadas. Quem se dedica à arte de criar drinks, busca referências de grandes mestres do mundo inteiro.

Depois de mergulhar em diferentes texturas e sabores, é natural sentirmos a necessidade de repetir a experiência em casa e compartilhá-la com amigos em dias de descontração e leveza.

Se você quer fazer de seu espaço particular um verdadeiro ponto de alquimia que une sabores e preparos de drinks autênticos, a The Gin Flavors te conta como montar um barzinho em casa.

O que você precisa saber antes de providenciar bebidas e instrumentos

Na hora de adquirir copos, taças, rótulos de bebidas e acessórios, você deve ter em mente que tipo de bebidas pretende preparar, quais são as dimensões do espaço onde será feito o barzinho e quanto você pretende investir.

Dependendo das respostas, existem três categorias: bar básico, bar com estrutura mais elaborada e bar para aspirantes ao profissionalismo.

Bar Básico

A composição desse barzinho em casa pode ser criada se você é iniciante no universo de preparar drinks. A pequena quantidade de itens e bebidas vai fazer com que você se familiarize e entenda quais são as funcionalidades e como manusear cada elemento.

Mãos de mulher manuseando uma coqueteleira em frente a prateleiras cheias de garrafas de bebidas.

Para esse tipo de bar, você deve investir nos seguintes componentes:

Taça de Borgonha: Esse acessório de 450 ml é clássico e versátil. Possui boca aberta e bojuda e é usado para servir vinho, spritz, aperol e gin tônica turbinado.

Coqueteleira: Ela é fundamental para drinques batidos. Na hora de adquirir a sua, dê preferência ao modelo com dois copos metálicos de diferentes tamanhos.

Faca: Providencie uma faca multiuso, que seja capaz de cortar frutas, descascar e tirar lascas de cítricos. Os modelos em cerâmica são mais anatômicos e resistentes.

Espremedor: Serve para extrair o suco das frutas. Opte por modelos que retenham sementes e sujeiras.

Copo baixo: Os modelos de 350 ml são ideais para o início na arte da coquetelaria. Você pode utilizar o copo baixo para preparar caipirinha ou negroni. Além disso, ele é muito útil no preparo de drinks “on the rocks”.

Copo alto: Esse modelo é famoso pela multifuncionalidade. Serve para gin tônica, mojito, long drins e breezes.

Colher: O modelo denominado bailarina possui haste longa e fina. Ela possui uma medida aproximada de 30 cm e pode ser usada para o preparo do negroni e na finalização da caipirinha.

Duas colheres bailarinas em fundo branco.

Peneira: Serve para impedir a entrada de bagaços de frutas e gelo no copo do mixing glass ou da coqueteleira.

Socador: É fundamental para a extração de sucos de frutas e essências de ervas. O fabricado com polietileno e que possui cor preta é recomendado pelos profissionais por ser mais higiênico, de fácil limpeza e resistente.

Frutas e ervas: Frutas são ingredientes ideais para um drink saboroso. Por isso, tenha sempre laranja baía, limão siciliano ou taiti, além de pepino, hortelã, e azeitonas verdes.

Bebidas: Vodka, cachaça, tequila, Vermute, uísque, Campari e rum não podem faltar no seu barzinho em casa.

Conheça o Clube do Galo

Tenha, pelo menos, dois rótulos de gin. Na The Gin Flavors, você encontra destilados para criar um acervo com sabores característicos do zimbro, rótulos com ingredientes variados de frutas e ervas ou sabores mais marcantes e apimentados.

Barzinho em casa com estrutura mais elaborada

Se você gostou da sensação de ser um verdadeiro mago no preparo de drinks, vai sentir a necessidade de ampliar o universo sensorial. Nesse cenário, além do arsenal básico, leve em consideração os seguintes elementos:

Bitter: É uma bebida alcoólica com extratos de ervas, que fixam o do drink. O mais popular é a Angostura.

Duas garrafas de Angostura em fundo branco.

Apresentação do drink: Casca de frutas cítricas, azeitonas e cerejas, além de imprimirem aroma na bebida, a deixa muito mais apresentável.

Forma de gelo: Invista em forma quadrada de cubo grande para dar mais sofisticação ao drink. O formato grande retarda a diluição e deixa a bebida mais apresentável.

Dosador: Invista no que apresenta as medidas em ml. Os mais utilizados são dos de 30/60 ml ou 25/50 ml. Prefira os modelos em inox.

Strainer: Separa sólidos e líquidos na hora de passar o drinque para o copo. A molinha é usada para bater drinques sours, com clara de ovo.

Taça: A essa altura, uma boa taça de Martini é muito bem-vinda.

Taça de drink com laranja, gelo e hortelã. No fundo desfocado, o ambiente de um restaurante.

Frutas e ervas: Gengibre, alecrim, aroeira e canela já podem ser usados sem medo para incrementar e formar uma harmonia de sabores e sensações.

Bebidas: Insira em seu acervo Bourbon, Contreau, saquê, conhaque e licores.

Bar para aspirantes ao profissionalismo

Agora é hora de ousar e colocar a criatividade em xeque. Adicione ao seu ambiente sensorial e degustativo os seguintes utensílios:

Microplane: Serve para tirar zest finos dos cítricos usados na decoração dos drinques. Além disso, são usados para trabalhar com noz moscada e pimentas.

Acervo de taças: Insira peças encontradas em antiquários. Invista em cores e texturas retrô e vintage.

Caneca: O modelo com alça de cobre é usado para servir a mistura de gin, vodka, suco de limão, bitter e gengibre – o famoso Moscow Mule.

Caneca de cobre com drink escorrendo pelos lados.
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Maçarico: É ideal para extrair com excelência os óleos essenciais das cascas de frutas, além de queimar torrões de açúcar ou lascas de madeira para imprimir aroma nos drinks.

Biquiera: Utilizada para servir as bebidas com mais agilidade e precisão. Prefira os modelos em inox.

Um misto de sabores: Acrescente ao acervo canela em pau, anis estrelado e noz-moscada, açúcar mascavo e chás variados para preparar infusões.

Bebidas: Mezcal, Grappa, Absinto e cachaças envelhecidas.

Com esses acessórios e matérias-primas, não será difícil criar um menu de bebidas que apresentam vasta possibilidade de preparos com Gin, licores, cachaças entre outras bebidas.

Gin - Acessórios para seu bar