Temperatura ideal, forma de apresentação e variedade de drinks com gin são alguns itens que você deve levar em consideração se deseja surpreender seus convidados positivamente
As bebidas sempre ocuparam um posto de destaque em festas. Nos últimos anos, elas têm ganhado tanta visibilidade que o preparo de drinks, modos de servir a apresentação dos copos e taças revelam um verdadeiro show de arte e criatividade.
Diante desse contexto, temos que tomar as devidas providências e cuidados para escolher as bebidas para festa. Não podemos cometer o erro de providenciar o tipo e quantidade ideal de bebida para a ocasião.
Planejar é preciso
O planejamento é o elemento norteador no processo de escolha de tipos e quantidade de bebidas. Normalmente, as festas contam com grupos de convidados heterogêneos e as bebidas devem levar isso em consideração. Por isso, atente-se aos seguintes elementos:
Perfis dos convidados
Um erro muito comum é providenciar as bebidas a partir do número de convidados geral. Para evitar desconfortos, agrupe os convidados por faixa etária.
Geralmente, os jovens tendem a beber mais em relação às pessoas mais velhas. As crianças não consomem muito. Para elas, você pode fazer um cálculo de bebidas (não alcóolicas, é claro) que se refere à metade do que será consumido pelo público adulto.
Se você tem uma ideia do perfil de cada convidado, saberá o que será mais consumido entre cervejas, vinhos, destilados, refrigerantes, entre outras bebidas para festa.
Restrição na dieta
Alguns convidados podem ter algum tipo de restrição, principalmente no que ser refere ao consumo de açúcar, corantes ou refrigerantes. Por isso, leve em consideração bebidas que atendam a esse público.
Invista em opções de sucos naturais, água aromatizada, chás, água tônica, entre outras bebidas mais leves.
Época do evento
Esses elementos interferem diretamente na escolha de bebidas para festa. Se você realizar o evento no verão e os termômetros indicarem altas temperaturas, já deve prever que os convidados precisarão se refrescar. No inverno, bebidas geladas podem não ser tão consumidas.
Duração da festa
Quanto mais animado e duradouro for o evento, mais bebidas serão consumidas. Se a festa contar com pista de dança, considere que as pessoas sentirão a necessidade de se hidratar. Portanto, considere a presença significativa de água.
Bebidas para festa com duração de 4 horas
Para uma festa de 4 horas, por exemplo, você pode considerar o seguinte cálculo:
Bebidas alcoólicas
1 litro de cerveja por convidado, 2 litros de coquetel de frutas para cada 20 convidados e 1 garrafa de espumante ou vinho para cada 5 convidados.
No caso dos destilados, planeje 1 garrafa de vodka para cada 3 convidados e 1 garrafa de whisky para cada 10 convidados. Se for servir Gin Tônica, calcule uma garrafa para cada 12 convidados e, se for utilizar o gin nos drinks, providencie 1 garrafa para cada 15 convidados.
Bebidas não alcoólicas
Por convidado, calcule 600 ml de suco ou refrigerante, 400 ml de água aromática ou chá e 200 ml de água.
Dicas de temperatura, preparo e apresentação de bebidas para festa
Oferecer as bebidas na temperatura ideal é um cuidado que você deve ter, principalmente em dias de temperaturas mais elevadas. Por isso, garanta a quantidade de gelo suficiente. O ideal é 1 kg para cada litro de bebida.
Outro ponto que merece atenção é o local onde os drinks serão preparados. Crie uma atmosfera que esteja coerente com o conceito de festa. Não se esqueça de apresentar as bebidas em recipientes criativos para dar um ar de criatividade.
No preparo de drinks com gin, dependendo da estrutura e da quantidade de convidados, vale a pena criar um menu que contemple diferentes receitas.
Com as dicas que apresentamos aqui, certamente as bebidas para festa terão um sabor mais especial que ultrapassa a percepção apenas do paladar.