“Se você é apaixonado por gin, pare tudo o que você está fazendo e venha descobrir sobre a história do gin tônica!”
Primeiramente, é importante saber que que, no início do século 18, optar pelo álcool em vez da água pura era uma escolha saudável. Nessa perspectiva, embora isso possa confundir as sensibilidades modernas, era o que acontecia. Isso porque, a água potável comum era impura, especialmente nas cidades, enquanto as bebidas destiladas possuíam um processo de filtração muito melhor.
Isso explica parte do motivo pelo qual o gin precoce conseguiu ganhar tal posição.
E hoje sua história chega a ser tão curiosa!
Outro motivo que temos que levar em consideração foi o conflito político entre britânicos e franceses na época. Devido às hostilidades em curso, os britânicos aumentaram os impostos sobre o conhaque francês.
Confira a história do gin tônica
Em geral, a origem da história do gin tônica nos leva à Holanda no século XIII. Naquela época, o gin estava longe de sua encarnação moderna. Além disso, como se poderia imaginar dentro da história do gin tônica, a bebida não era particularmente potável, por isso foi suavizada com ervas e especiarias.
Consequentemente, sementes de zimbro foram adicionadas à bebida por suas supostas propriedades medicinais.
A história do gin tônica e o uso medicinal
Originalmente, essas bebidas eram vendidas em farmácias para uso medicinal, descritas para aliviar doenças renais, gota ou cálculos biliares. Dessa forma, dependendo de como era destilado, o álcool resultante tinha gosto semelhante ao de vodca ou uísque.
Gin tônica e a descoberta pelos britânico
Em suma, a bebida foi descoberta pelos britânicos (conhecidos por beberem antes das batalhas devido às supostas propriedades calmantes) depois que soldados ingleses a encontraram enquanto lutavam na Antuérpia, contra os espanhóis na Guerra dos 80 anos no final do século 16 e início do século 17.
Sendo assim, a história do gin tônica possui influência de destiladores ingleses que começaram a fazer sua própria versão de bebida, abreviada para ‘gin’. Lentamente a bebida ganhou popularidade. A bebida tradicional ainda existe na Europa continental, onde é popular na Holanda, Bélgica e partes adjacentes da França e Alemanha.
Quando a água tônica entrou na parada?
Com o advento da água tônica, a competição pelos fragmentos do império estava chegando ao clímax.
O governo britânico e seus representantes corporativos, ninguém mais influente do que a Companhia Britânica das Índias Orientais, estavam enviando seus asseclas cada vez mais para os hostis trópicos da Ásia e da África.
Portanto, assolados por doenças, os trabalhadores recebiam gin para aliviar as dores, limão para combater o escorbuto e combater a malária.
Temendo uma dependência exagerada do comércio de ex-colônias espanholas voláteis na América do Sul, os britânicos (e holandeses) começaram a cultivar quinino em suas colônias asiáticas – dominando sua produção no final do século XIX.
Conclusão
Dessa forma, antes que essa bebida alcoólica alardeada adquirisse seu estado atual de onipresença, ela precisava de um empurrão da ciência e dos acontecimentos históricos.
Surpreso com a história do gin tônica? Eu nunca teria imaginado que Gin veio da Holanda. Eu tinha) certeza que o Gin se originou no Reino Unido ou em um dos países escandinavos. Mas aprendemos algo novo todos os dias, não é?
Agora que você já conhece a história, confira os melhores gins e tônicas aqui no nosso site.