Conheça os benefícios da chamada fruta-do-dragão e confira receitas incríveis de gin tônica com esse ingrediente super especial
A pitaya (ou pitaia) é uma fruta originária do México e outros países da América Central que, no Brasil, ganhou fama explosiva nos últimos anos.
Atualmente, além das regiões de sua origem, a fruta também é cultivada em Israel, na China e no nosso país, principalmente em estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.
Também conhecida como fruta-do-dragão, a pitaya ficou famosa principalmente por sua aparência exótica. As espécies de casca cor-de-rosa com polpa avermelhada e de polpa branca são as mais famosas e fáceis de encontrar, e imprimem cores brilhantes e intensas às receitas que são incorporadas.
As receitas mais populares com a fruta são bebidas fit e sobremesas – como smoothies ou cremes para serem servidos com granola e outras frutas –, mas a pitaya também já marcou espaço na alquimia e está presente em uma série de drinks, como na gin tônica.
Benefícios da pitaya
Antes de mais nada, porém, é importante destacar alguns benefícios dessa fruta que é tão conhecida por seus valores nutricionais e amada por pessoas que levam estilos de vida saudáveis.
Emagrecimento
A pitaya não ajuda, necessariamente, a emagrecer, mas pouco faz para causar o efeito contrário.
Com poucas calorias e açúcar, a fruta tem, aproximadamente, 11 gramas de fibras para cada 100 gramas de polpa in natura.
As fibras estabilizam os níveis de glicose no sangue, auxiliam o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa tenha mais controle sobre o apetite e não coma exageradamente.
Outro elemento importantíssimo é que a pitaya também tem tiramina, um composto vegetal que ajuda no estímulo para utilizar as reservas de gordura que estão armazenadas no corpo.
Tudo isso, obviamente, são um apoio e tanto para quem busca perder ou manter peso, já que as quantidades energéticas são baixas e há inúmeras vantagens nutricionais.
Sistema digestivo
Como as fibras impulsionam o funcionamento intestinal ao facilitar sua própria passagem ao longo do trato digestivo, a pitaya também é ótima para uma digestão mais saudável.
A fruta-do-dragão conta com os oligossacarídeos, substâncias que aumentam a produção de probióticos que também contribuem para o melhor funcionamento do sistema digestivo, além de auxiliar no tratamento de eventuais infecções no intestino.
Propriedades da água
A pitaya é uma fruta com bastante água o que, como você deve imaginar, é um prato cheio para quem busca hábitos alimentares mais saudáveis.
A água é benéfica para diversas funções vitais do corpo, como o processo digestivo, a absorção de nutrientes pelo organismo, hidratação e melhor atividade dos rins.
Por estar cheia de nutrientes e minerais, a própria água da pitaya, por si só, já é extremamente nutritiva.
Diabetes
Consumir a fruta ajuda a estabilizar as taxas de açúcar no organismo ao inibir os picos de glicose que acontecem depois de comer algum tipo de alimento que tenha alto teor glicêmico.
Em Taiwan, por exemplo, é normal que as pessoas diabéticas troquem o arroz – que se transforma em açúcar no sangue depois de ingerido – pela pitaya como uma fonte de fibras e outras vitaminas.
Gin tônica com pitaya
Agora que você já conhece alguns dos benefícios dessa fruta tão especial para a saúde, chegou a hora de conferir receitas incríveis de gin tônica com pitaya para fazer em casa!
Tulum
Inspirado nas paisagens de tirar o fôlego de Tulum, no México, esse drink é vibrante, saboroso e cheio de tropicalidade.
Ingredientes:
- 50 ml de gin London Dry
- 100 ml de água tônica
- 10 ml de suco de limão siciliano espremido na hora
- 2 gotas de Bombay Bitter Cocoa (cacau)
- 1 colher de sopa de pitaya vermelha
- 1 twist de limão siciliano
- Gelo a gosto
Modo de preparo:
- Gele uma taça previamente.
- Em uma coqueteleira, coloque o gin, o suco de limão siciliano, o bitter Bombay de cacau, a pitaya e o gelo (britado, de preferência).
- Bata por 30 segundos.
- Coloque a mistura na taça. Complete com mais gelo e a água tônica.
- Decore com o twist de limão e sirva logo em seguida.
Leia mais: Outras receitas deliciosas com gin tônica
Tropical Dragon Fruit Fantasy
Cor-de-rosa, marcante e super refrescante, essa versão moderna e ousada da gin tônica vai fazer você eleger um novo drink favorito!
Ingredientes:
- 70 ml de gin rosé
- 6 morangos
- 1 limão tahiti
- ½ maracujá
- 2 fatias generosas de pitaya vermelha
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Água tônica
- Gelo a gosto
Modo de preparo:
- Amasse a polpa do maracujá junto com os morangos e o açúcar. Faça isso direto em uma coqueteleira.
- Adicione o gin e bata bem.
- Coloque a mistura e em uma taça grande com bastante gelo. Se preferir, coe o líquido antes.
- Adicione as fatias de pitaya e complete com água tônica.
- Deixe a bebida descansar por alguns minutinhos para que todos os sabores se incorporem e sirva.
Mother of Dragons
Esse drink inspirado em Daenerys Targaryen, a Mãe dos Dragões de Game of Thrones, é cheio de personalidade, mas não deixa de lado uma doçura irresistível.
Um coquetel digno de uma rainha!
Ingredientes:
- 45 ml de gin London Dry
- ½ pitaya branca
- 30 ml de xarope de blueberry
- 20 ml de suco de limão espremido na hora
Modo de preparo:
- Amasse a pitaya até que vire um purê.
- Gele o copo ou taça previamente.
- Em uma coqueteleira, adicione o gin, o xarope de blueberry e o suco de limão. Bata bem por 30 segundos.
- Coe a mistura duas vezes e coloque no copo ou taça com alguns cubos de gelo.