Veja como deixar seus drinks ainda mais incríveis com diversos tipos de mistura para gin
Não há como negar que uma boa e velha Gin Tônica, apenas com gin, água tônica, gelo e limão, é uma bebida que mora em nossos corações. Afinal, existe uma beleza incomparável nos clássicos.
Contudo, às vezes é bom se aventurar em sabores inovadores e ousados. Como seres humanos, precisamos mudar a página de vez em quando para que a vida se torne mais interessante – e isso se aplica em diversos aspectos.
Quando estamos falando de alquimia, a mistura para gin, independentemente de sua forma, é uma ótima opção.
Frutas
Mesmo com a intensidade do zimbro, o ingrediente-chave do gin – como a uva é para o vinho –, este é um destilado eclético que permite misturá-lo com uma série de frutas que vão muito além do limão.
Uma das variações mais famosas da G&T é a de frutas vermelhas, que pode levar morangos, framboesas, amoras, cerejas, blueberries, entre outras. A coloração viva é apenas um charme a mais nesse tipo de bebida doce e marcante.
Para quem prefere frutas cítricas, é bacana apostar em laranja, tangerina, abacaxi, caju, kiwi, maracujá, toranja, etc. Esses ingredientes garantem experiências refrescantes e inegavelmente tropicais, perfeitas para os dias mais quentes na praia ou na beira da piscina.
Quando falamos em usar frutas como mistura para gin, podemos incorporá-las de diversas maneiras:
- Suco (preferencialmente natural e espremido na hora, mas as opções já prontas também servem)
- Polpa (também é preferível que a polpa esteja o mais fresca possível, mas se você só tiver em mãos a versão congelada encontrada em supermercados, não tem problema)
- Purê (frutas amassadas)
- Em pedaços
Verifique em qual estado as frutas mais se encaixam no seu drink e se jogue nesse extenso universo de sabores incríveis!
Chás
Os chás também são bastante associados a drinks com gin. As notas dos botânicos presentes nas composições dos rótulos casam muito bem com as ervas de diversos tipos de chá.
Para fazer coquetéis, o tipo mais famoso é, provavelmente, o chá Twinings, uma famosa marca inglesa que apresenta uma grande variedade de sabores de sachês. É possível, no entanto, usar qualquer outra – desde que tenha qualidade, é claro.
Outra forma de usar o chá como mistura para gin é em sua forma in natura, com as próprias ervas. Para isso, primeiro é necessário fazer a infusão com um pouco de água antes de adicionar essa combinação ao drink.
A parte mais importante – não apenas do chá, como de outros ingredientes – é se certificar que todos os elementos que vão na taça combinam um com o outro.
Assim como na cozinha, a harmonização é um item essencial em um bar.
Ervas e pimentas
Sabe aquelas ervas e pimentas que você geralmente usa para dar um tempero a mais nos seus pratos? Elas também caem muito bem em drinks de gin!
Isso funciona tão bem porque diversos gins levam ervas e alguns tipos de pimenta em seus processos de destilação, com os famosos Tanqueray (coentro), Nordés (folhas de sálvia) e At Five (pimenta-preta).
O resultado dessas combinações varia de acordo com os ingredientes escolhidos, mas você pode esperar por sabores encorpados, intensos e picantes!
Veja alguns exemplos de ervas e pimentas para você turbinar seus drinks:
- Tomilho
- Coentro
- Sálvia
- Alecrim
- Hortelã
- Manjericão
- Folhas de louro
- Pimenta-rosa
- Pimenta-da-jamaica
Legumes, raízes e outras especiarias
A beleza da alquimia se intensifica ainda mais quando percebemos que o leque de opções para o gin é bastante amplo.
Os legumes saem da sua salada para invadir os bares com bebidas criativas e saborosas, assim como algumas raízes e várias outras especiarias que você até pode usar na cozinha, mas que talvez nunca pensou em colocá-las em uma taça.
Anote os itens a seguir:
- Pepino
- Salsão
- Pimentão (verde, vermelho e amarelo)
- Gengibre
- Raiz de angélica
- Cardamomo
- Baunilha
- Anis-estrelado
- Canela em pau
- Cravo-da-índia
- Noz-moscada
Xaropes
Os xaropes trazem um quê todo especial não somente aos drinks com gin, mas também aos feitos com outros destilados ou até os sem álcool – como a soda italiana.
O xarope de açúcar é muito conhecido por bartenders do mundo todo, e serve para adoçar as bebidas sem perturbar a textura com os grãos de açúcar que seriam difíceis de dissolver por causa da temperatura gelada do líquido.
As versões saborizadas, além de trazer toques irresistíveis ao paladar, muitas vezes também contribuem para o paladar, já que diversas delas são coloridas. Um xarope com sabor de pistache, por exemplo, imprime uma bonita cor verde ao drink.
Encontre xaropes saborizados já prontos para consumo em lojas especializadas em bebidas ou em algumas redes de supermercado.
Mel
O mel também é um ótimo ingrediente para usar em bebidas alcoólicas, servindo como um adoçante natural e mais saudável.
A dica é evitar que o mel esteja muito consistente, o que pode prejudicar a textura líquida do drink. Busque sempre armazená-lo em temperatura ambiente para que seja mais fácil utilizá-lo.
E como o mel tem um prazo longo – de dois anos –, você não vai precisar se preocupar demais com a validade.
Agora, se você quer usar um pouco de mel na sua bebida, mas percebeu que a consistência está muito firme, o ideal é preparar um xarope com partes iguais de mel e água. Leve a mistura ao fogo até que se torne um líquido brilhante e homogêneo.
Coloque o xarope em um recipiente bem vedado e guarde na geladeira. Não endurece e pode ser usado em até duas semanas.
Mistura para gin pronta para beber
Para quem gosta de praticidade e não tem tempo a perder, recomendamos a mistura para gin que já vem pronta para o consumo da marca Easy Drinks.
Com sabores variados (frutas tropicais, frutas vermelhas, piña colada, maracujá e morango com pitaya), basta abrir a embalagem, misturar com gin e tônica, dar aquela mexidinha e pronto!
Além disso, também há as opções de bases concentradas de drinks clássicos como o Moscow Mule, Penicilin, Cosmopolitan e o Bellini.