Blog the gin flavors

O que é zimbro e qual a sua importância para o gin?

É impossível falar de gin sem mencionar o zimbro. Afinal, é esse botânico que imprime a identidade do destilado. Saiba o que é zimbro e por que esse vegetal é considerado o principal ingrediente do gin.

Zimbro: características físicas

Zimbro é o nome popular que foi dado ao arbusto Juniperus communis, vegetal facilmente encontrado na Europa, sobretudo nas regiões da Noruega, país que, de acordo com dados antropológicos, é lugar de origem dessa planta.

Além da Noruega, há registros da presença desse botânico na Holanda, Rússia, Ásia e América do Norte. Esse conceito intercambial faz com que o zimbro também seja conhecido como fruto de genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão.

A planta produz frutos arredondados que se assemelham à uva. São as sementes as responsáveis por fazer com que a gastronomia se aproprie desse vegetal. Devido ao seu sabor marcante, o zimbro é utilizado como tempero de diversos pratos.

O óleo retirado das sementes é utilizado na produção do gin, dando à bebida o aroma e sabor característicos.

Qual é a relação do nome do destilado com o zimbro?

A fama do gin se propagou na Inglaterra, mas de acordo com alguns pesquisadores, a origem da bebida é holandesa. O nome do destilado nada mais é que uma variação  das palavras genever (“zimbro” em holandês) e ginepro (em italiano).

De remédio à bebida alcoólica

Engana-se quem pensa que o zimbro é um botânico típico do século XX. Sua história começou no século XVII, em meados de 1650, e está relacionada às atividades do médico e professor Francisco de la Boie, popularmente conhecido como Sylvius.

O profissional estava pesquisando uma fórmula medicinal para resolver problemas relacionados ao sistema urinário. Dessa forma, sua intenção era desenvolver um diurético eficaz para algumas doenças nos rins.

Em uma das suas fórmulas, ele adicionou o zimbro ao destilado de cereais. E foi aí que nasceu o primeiro gin. O que Sylvius não esperava é que seu remédio seria tão bem aceito por conta do sabor marcante.

Conheça o Clube do Galo

Não demorou muito para que a bebida se tornasse popular. O barateamento do componente medicinal fez com que ele circulasse por todas as camadas sociais. Além disso, tornou-se a bebida mais utilizada pelos ingleses que lutavam pela Europa na guerra dos 30 anos.

Bagas de zimbro em colher de pau.

No entanto, os combatentes não faziam o uso do destilado para tratar problemas renais. O principal objetivo da utilização era se aquecer em dias frios.

Mais barato que cerveja

A Inglaterra é considerada a precursora do gin pelo fato de fazer do destilado um produto de produção contínua. A invenção do alambique Coffey garantiu a produção da bebida em larga escala, o que tornou o gin mais barato que a cerveja.

De acordo com registros históricos, em 1730, Londres abrigava mais de 7 mil pontos de venda do destilado.

Como o zimbro é incorporado ao processo de fabricação do gin?

Essa pergunta não é tão simples de ser respondida, uma vez que as destilarias guardam seus segredos de fabricação da bebida a sete chaves. O que se sabe é que a base é a mesma: zimbro e álcool de cereais.

A nós, resta tentarmos explicar onde pode estar o segredo. Alguns especialistas dizem que ele reside na maceração. Esse processo depende muito da identidade alquímica das destilarias e da fabricação de diferentes tipos de rótulos.

Há destilados que permanecem 24 horas maturando em alambique de cobre, que, primeiramente, recebe os botânicos que ali são macerados. Em outros locais, a extração do óleo do zimbro se dá por meio da vaporização. E por aí já podemos ter uma noção das múltiplas possibilidades de incorporar o botânico à bebida.

Zimbro como botânico: potencialização de aroma e sabor

As bagas de zimbro também podem ser utilizadas no preparo de drinks com gin. Sua presença em algumas receitas serve para realçar as características da bebida e proporcionar aos degustadores uma experiência imersiva em contextos de tradição e modernidade.

Agora que você já sabe o que é zimbro, aproveite toda história de simbologia  desse ingrediente responsável pela caracterização do gin e desfrute dos melhores rótulos.

Não se esqueça de complementar sua experiência com diferentes tipos de água tônica e acessórios para tornar seu bar em casa em um lugar de descontração e criatividade!