Blog the gin flavors

Água tônica é a mesma coisa que água com gás?

Saiba quais são as especificidades de cada uma e de que forma elas são melhor aproveitadas em contextos de preparo e degustação de drinks

Você também é daquelas pessoas que tendem a achar que a água tônica é parecida com a água com gás? Apesar de apresentarem a mesma aparência visual, esses dois tipos de água são fabricados de formas diferentes e servem para ser usados em contextos distintos.

Conheça agora a forma como são fabricadas e para que cada tipo de água serve no contexto de preparo e degustação de drinques.

Água com gás

A composição da água com gás é a mesma em relação à água natural. A diferença entre uma e outra está no processo de gaseificação artificial, idêntico ao dos refrigerantes.

Dessa forma, o acréscimo de gás à água ocorre por meio da retirada do oxigênio presente no líquido e do acréscimo de gás carbônico em seu lugar. Para absorver o gás carbônico, a água deve ser resfriada.

Embora muitas pessoas acharem que a água com gás faz mal, ela não apresenta nenhum risco à saúde. Muito pelo contrário! A água com gás pode contribuir para prevenção de doenças no estômago ou esôfago. 

Assim como outras bebidas, a água gaseificada só faz mal se for consumida em quantidades exageradas.

Usos da água com gás na gastronomia

A água com gás é capaz de deixar as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos. Por isso, ela pode ser ingerida entre um prato e outro como forma de preparar o paladar para a degustação.

Em contextos de apreciação de vários tipos de bebida, ela é uma ótima opção para remover os resíduos e deixar a boca em condições físicas e químicas adequadas para cada etapa da degustação.

Conheça o Clube do Galo

Além de melhorar o paladar, ela também é usada no preparo de pães e massas, sendo usada para substituir o leite. Isso garante uma massa mais leve e esponjosa. 

Além disso, a água gaseificada pode ser usada no preparo de frutos do mar e em outras receitas, por exemplo.

Água tônica

A água tônica é uma bebida preparada com água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, um tipo de sal. É exatamente a presença do sal que diferencia a água tônica dos refrigerantes. Ele também é responsável por dar à bebida aquele gosto amargo característico.

Vale dizer que a quantidade de hidrocloreto de quinino presente na água tônica fez com que a bebida fosse utilizada como remédio por conta de suas propriedades revigorantes.

A primeira receita de água tônica de que se tem notícia foi feita na Índia. A mistura se tornou popular graças à presença de ingleses no país (a Índia era uma colônia inglesa). A fórmula da água tônica foi levada para a Inglaterra e foi patenteada em Londres, em 1858.

Água tônica no preparo de drinks com gin

Pessoa despejando água tônica London Essence em um copo
Foto: @londonessence_babr

No universo dos drinks preparados com gin, a água tônica atua como grande coadjuvante. Na The Gin Flavors, você encontra várias opções nacionais e importadas desse produto. 

É importante que a água tônica esteja gelada na hora de preparar o drink. Isso impede que o gelo derreta mais rápido e evita que a bebida fique aguada.  Existem várias receitas de gin que você pode preparar utilizando essa água. Para ilustrar, vamos compartilhar dois exemplos:

Gin tônica com laranja

Essa receita é ideal para os dias de calor. A harmonia entre a fruta cítrica e a água tônica deixa o drinque refrescante e com sabor acentuado. Os ingredientes são:


  • Gin
  • Suco de laranja
  • Água tônica
  • Gelo triturado
  • Rodelas finas de laranja para decorar

Gin tônica com chá de limão siciliano e gengibre

Esse drink é ideal para agregar valor a reuniões entre amigos e coquetéis. A receita leva os seguintes ingredientes:


  • Gin
  • Água tônica
  • Gelo
  • Limão siciliano
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 sachê de limão siciliano com gengibre

Agora que você já sabe a diferença na composição e nos usos da água com gás e água tônica, aproveite para criar um contexto de apuração do seu paladar a partir da aquisição dos rótulos disponíveis em nossa loja virtual.