Blog the gin flavors

Água tônica faz bem? Veja os benefícios para saúde dessa bebida

Confira como a água tônica pode ser benéfica para o seu organismo

A água tônica vem se tornando cada vez mais popular nos últimos tempos. Seja para quem prefere consumi-la pura ou misturar em um drink com gin, o gostinho amargo é um atrativo e tanto para muitas pessoas em todo o mundo. Além das clássicas, de marcas já conhecidas e sabor mais neutro, agora novas tônicas vão aparecendo no mercado, com novidades de ingredientes e processo de fabricação.

Mas e quanto a suas propriedades? Será que a água tônica faz bem ou mal à saúde? São essas as dúvidas que vamos esclarecer ao longo deste texto.

Confira logo abaixo!

Como a água tônica faz bem à saúde

A água tônica é composta por água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino – uma substância extraída da árvore cinchona, muito comum nas áreas da floresta amazônica. Mesmo as tônicas mais contemporâneas, com sabores diferentes, levam o quinino, já que este é o ingrediente-chave. É justamente a presença deste componente que pode trazer efeitos positivos ao corpo.

Inclusive, uma mistura de água gasosa e quinino era utilizada na Índia do século XIX para tratar algumas doenças, como a malária, por exemplo. Foi daí que, em 1858, os ingleses tiraram a inspiração para criar a água tônica como a conhecemos.

É exatamente por isso que existe a noção de que a água tônica faz bem e que pode ser uma boa opção para incluir no tratamento de febre e de algumas enfermidades.

Digestão

O quinino (ou quinina) auxilia no processo digestivo do corpo humano porque estimula a produção de saliva.

A saliva contém substâncias importantíssimas não somente para a digestão, mas também para a saúde bucal de um modo geral. As propriedades antibacterianas agem de maneira certeira na sua boca.

A tônica também favorece as glândulas gástricas, resultando no alívio de queimações, náuseas e aquela sensação incômoda de um estômago pesado demais.

Conheça o Clube do Galo

Desintoxicação

Outra função da água tônica é aquela boa limpeza no organismo. A bebida ajuda a eliminar toxinas que se instalam em nosso corpo por causa do consumo de corantes e conservantes presentes em produtos industrializados, e até mesmo de compostos provenientes da poluição do ar.

Essas substâncias tóxicas são prejudiciais às células, e aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, também podem causar inchaços e são um pé no sapato de quem quer emagrecer!

Cicatrização

Mais um benefício do quinino: a característica antioxidante. Isso impulsiona a cicatrização, já que neutraliza radicais livres responsáveis pela oxidação celular. Também ajuda na regeneração da pele, agindo para a redução da acne e das rugas.

Outro poder da água tônica é a melhora na circulação sanguínea e o fortalecimento dos fios de cabelo. Por fim, o quinino também conta com propriedades anti-inflamatórias.

Nem tudo são flores: os efeitos da tônica nem sempre são positivos

Água tônica

Por mais que a água tônica tenha benefícios para a saúde, é importante lembrar que essa bebida não é um remédio. Portanto, não deve ser usada como medicação – e nem como substituta de algum medicamento. Na dúvida, mantenha uma rotina de hábitos saudáveis e consulte um médico de sua confiança.

Além disso, nem sempre a água tônica faz bem. Os efeitos também têm potencial para não serem muito agradáveis. Os diabéticos, por exemplo, devem maneirar na dose, já que as receitas geralmente contém uma quantidade bastante considerável de açúcar.

Outro ponto é o perigo para as mulheres gestantes. O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança, então é melhor evitar o consumo da bebida durante a gravidez. Na verdade, especialistas dizem que refrigerantes em geral devem ser excluídos da dieta durante a gestação – isso por causa dos corantes e de todos os ingredientes químicos que levam.

O que acontece mesmo é que tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial. Por isso, não tem nenhum problema que você goste de beber água tônica – seja ela pura ou misturada em um coquetel de gin. O importante mesmo é que você consuma a bebida de maneira equilibrada, sem exageros.

Desta forma, você evita complicações sem deixar de aproveitar sua tônica!

Água tônica na The Gin Flavors

O catálogo de águas tônicas da The Gin Flavors, assim como o de gins, é extenso e tem opções para todos os gostos e personalidades.

Não importa se você é tradicional e prefere uma tônica de caráter neutro ou gosta de se aventurar nos rótulos mais moderninhos e saborizados. Da fabricação nacional à internacional, nós temos exatamente o que você precisa!