Blog the gin flavors

Angostura: o que é esse bitter para coquetéis?

Saiba mais sobre essa bebida que agrega tradição, aroma e sabor singulares

Quem adentra no universo dos destilados, se depara com algumas terminações bem características. É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre bitter, um tipo de bebida que compõe o mercado de gin.

Se você não sabe do que ele se trata, preparamos esse artigo com informações para te ajudar a aproveitar melhor suas receitas de coquetéis. Conheça agora a Angostura, o bitter ideal para quem tem paixão por drinques à base de gin.

Para começar: o que é bitter?

O termo se refere à bebida com teor alcoólico de 44,7%, preparada à base de extratos de ervas, que são responsáveis por fixar o gosto amargo ou agridoce. 

Em seu processo de fabricação, ela tem contato com frutas, flores, cascas, ervas, raízes, cascas entre outros botânicos que são infundidas no álcool.

Antigamente, o bitter era vendido por empresas do setor de medicamentos devido às suas propriedades digestivas. Hoje, ele é consumido, geralmente, em coquetéis que se valem dessa bebida em seu preparo.

Angostura: há dois séculos no mercado

A Angostura é um tipo de bitter que foi criado, em 1824, na Venezuela, pelo médico alemão Johann Gottlieb Benjamim Siegert. A intenção era fabricar um medicamento para aliviar dores estomacais.

O sabor e o aroma marcantes da Angostura, no entanto, fez com que a bebida se popularizasse e passasse a ser agregada como um ótimo ingrediente utilizado no preparo de coquetéis e receitas gastronômicas

Apesar de o nome fazer referência a um vilarejo, a Angostura fez morada em Port-of-Spain, na ilha de Trinidad y Tobago. É nesse lugar que ela é produzida até hoje.

No entanto, os principais ingredientes utilizados em seu preparo não são cultivados em Trinidad y Tobago.  Na verdade, eles são colhidos em uma instalação na Inglaterra, onde são embalados separadamente para preservar o sabor e as propriedades e enviados à ilha, onde receberão os tratamentos adequados para a fabricação da bebida.

Conheça o Clube do Galo

Os segredos do sucesso da Angostura são mantidos a sete chaves. Apenas cinco pessoas no mundo conhecem a fórmula completa.

Garrafas de Angostura

São quase dois séculos de fabricação e de especulação a respeito do que faz com que o bitter seja tão peculiar.

Um dos elementos característicos da bebida é sua embalagem característica e conhecida no mundo inteiro. O rótulo maior que a garrafa, de acordo com a lenda, é resultado de uma falha na comunicação entre os irmãos Siegert.

Na divisão de tarefas, um ficou responsável por providenciar as garrafas enquanto o outro criou os rótulos. Na hora de sincronizar, eles não conseguiram ajustar as dimensões dos detalhes da embalagem e isso passou a ser símbolo da empresa.

Angostura no preparo de coquetéis com gin

Se você pretende preparar coquetéis com gin, é bom providenciar esse bitter, que pode ser utilizado em dezenas de receitas para valorizar e completar sabores dos ingredientes.

Para servir de inspiração, compartilharemos dois coquetéis surpreendentes que levam Angostura no preparo:

Cinnamon

Ingredientes

  • 3 gotas de Angostura
  • 1 gomo de limão siciliano
  • 5 bagas maceradas de zimbro
  • 50 ml do gin de sua preferência
  • Água tônica de sua preferência
  • 1 canela em pau
  • 1 twist de laranja
  • Gelo

Modo de preparo

Utilize uma taça para vinho Bordeaux para preparar seu coquetel. Coloque a Angostura, o limão-siciliano, os zimbros e o gin. Depois, adicione o gelo e mexa com uma colher bailarina. Por último, complete a taça com água tônica. 

Para promover uma imersão sensorial completa, queime a canela e adicione ao drinque. Utilize o twist de laranja para decorar.

Southside Fizz

Ingredientes


  • 60 ml de gin Bombay
  • 20 ml de suco de limão siciliano
  • 15 ml de xarope de açúcar
  • 30 ml de prosecco Martini
  • 4 gotas de Angostura

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, adicione, na sequência, o gin, suco de limão, o xarope de açúcar e as folhas de hortelã. Agite bem e coe o coquetel em uma taça resfriada. Depois, complete com o prosecco e decore com ramos de hortelã umedecidos previamente em Angostura.

Nesse coquetel, a Angostura é utilizada para potencializar o sabor e o aroma da hortelã que, ao entrar em contato com o preparo disposto na taça promove uma harmonia de sutis notas herbais.

Para deixar seus drinques ainda mais envolventes e cheios de personalidade, tenha em seu bar algumas variações de gins nacionais e importados. Não se esqueça de providenciar acessórios que vão fazer toda a diferença no preparo e na apresentação de suas receitas com Angostura.