Blog the gin flavors

As maiores curiosidades sobre o gin

Descubra as principais informações sobre essa bebida tão especial

Descobrir um novo tipo de bebida é algo inovador para quem faz parte do time de apreciadores do álcool. Contudo, muitas vezes acabamos nos prendendo mais em encontrar as melhores combinações e a história daquele produto. 

Em uma bebida que cai no gosto do público, é comum que alguns fatos e curiosidades se percam. Afinal, a atenção de todos fica diretamente ligada ao sabor que o drink pode oferecer. Objetos e itens que foram criados há séculos com toda certeza têm um mar de curiosidades para serem apresentados.

Imagine só o gin, por exemplo: quantas histórias não devem existir que envolvam essa bebida maravilhosa? Desde uma mesa de bar rodeado por amigos até os soldados holandeses, séculos no passado, que adoravam consumi-lo. Pois é, pode parecer loucura, mas é verdade! 

Sabemos que, em muitos casos, pode ser difícil encontrar essas informações. Pensando nisso, resolvemos trazer as maiores curiosidades sobre o gin para quem se interessa. Veja só:

1) Consumo na guerra

Durante a guerra dos 30 anos (que começou em 1618 e durou até 1648), um médico conhecido como La Boie produzia um remédio que ficou muito conhecido entre os soldados. Na época, todos o chamavam de “coragem holandesa”. Ninguém entendia muito o que continha dentro dessa medicação, apenas sabiam que depois que tomavam o líquido, os soldados se sentiam mais fortes e corajosos para enfrentar as batalhas no inverno europeu. 

Depois de muito tempo, os soldados vieram a descobrir que aquele remédio, na verdade, era uma bebida alcoólica. O seu nome conhecido pelo mundo inteiro era gin.

2) Gin era mais barato que cerveja

Na Inglaterra, essa bebida foi vendida em grande quantidade e começou a circular com um preço muito acessível, mais barato até mesmo que a famosa e querida cerveja. A explicação para isso foi que, durante o mesmo período, iniciou-se a construção do processo de destilar bebidas no alambique. Os responsáveis por esse desenvolvimento foram Aenas Coffey e Robert Stein. 

Ainda não entendeu muito bem?! Calma, a gente explica. Isso quer dizer que, com o aprendizado a destilar bebidas de uma forma rápida e fácil, o gin começou a ser produzido em alta quantidade. Como era de costume no mercado da época, tudo que se tinha muito, o preço baixava.

3) Ingredientes similares a perfume

Outra coisa super legal na lista de curiosidades sobre o gin são seus ingredientes. A revista GQ realizou uma entrevista com um mestre em destilados, o Darren Rook. Nessa conversa, o especialista contou alguns fatos interessantes sobre o Gin.

A grande sacada é que, como muitos outros destilados, a essência da bebida tem muito em comum com um perfume. Isso porque os ingredientes são os mesmos. No gin, são usadas raízes de lírio, alcaçuz e angélica. No perfume, também.

Vidros de perfume

É claro que cada marca possui uma composição específica para sua bebida. O que é necessário compreender é essa similaridade. As raízes são pouco percebidas nos destilados, mas são elas que trazem propriedade agregadora para a indústria do perfume, de acordo com ele.

Conheça o Clube do Galo

4) Importância do gelo na bebida

Nos dias de hoje, é difícil encontrar uma pessoa que consuma o gin e não faça misturas com outras coisas. Existe uma infinidade de possibilidades de drinks que podem ser feitos. Durante essa mistura, um dos ingredientes mais importantes é o gelo. Contudo, surpreendentemente, é um dos mais esquecidos também. 

A grande maioria das pessoas acredita que se o destilado já estiver frio, por ter passado um tempo na geladeira ou algo do tipo, ele não precisa do gelo no coquetel. Estão completamente errados, já que o gelo tem um objetivo super importante no sabor. 

Alguns especialistas até arriscam dizer que cada bebida deve ter um formato de gelo específico. Dentre essas formas, existem cinco essenciais: bolsa de gelo, gelo rachado, gelo em bloco, gelo caseiro e bola de gelo.

A justificativa para isso é que cada forma de gelo derrete na bebida de um jeito, fazendo com que a água gelada entre em contato de diferentes maneiras com o sabor final. Parece até loucura, né?!

5) Bebida da rainha

Mais uma das curiosidades sobre gin é que a nossa grande Rainha Elizabeth II já admitiu e confidenciou em entrevistas que a bebida que têm seu coração é o gin.

A monarca de 93 anos diz que as outras bebidas alcoólicas são muito boas também, mas que esse destilado é seu preferido. Já que dizem que o gin não engorda, será que também não envelhece?

6) Premiações do Gin

Apesar de não ser do conhecimento de muitos, o gin é uma bebida premiada. Suas diferentes composições e sabores já fizeram com que a bebida ganhasse as mais diversas premiações. Os principais prêmios para essas distinções são:


  • Michelangelo International Wine & Spirits Awards
  • American Distilling Institute (ADI)
  • World Gin Awards
  • Gin Guild
  • Bursary Gin Foundry

Todas essas distinções possuem diferentes categorias que reconhecem as principais marcas produtoras de Gin por suas criações. Até por isso existem vários Gins Premiums que você precisa conhecer.

7) Boom devastador

Após a peste negra, na Europa, houve uma grande epidemia de alcoolismo. Em 1730 existiam mais de 7 mil comércios que vendiam gin. As pessoas estavam muito tristes pela devastação da doença e decidiram embarcar nessa bebida que possui um teor alcoólico de 80% a 90%. 

Isso ficou tão marcado na história que até obras de artes foram feitas para que a epidemia não acontecesse novamente. Um ótimo exemplo é a gravura “Beco do Gin”, de William Hogarth, que é super conhecida até hoje. 

É super importante ressaltar que o exagero leva a consequência que nunca são boas. Afinal, tudo em excesso faz mal, não é mesmo? Essas obras foram feitas com a intenção de propor essa reflexão quanto ao acontecido da época.

Quem diria poderiam existir tantas curiosidades sobre o gin, não é mesmo? É tão interessante que dá até vontade de preparar um coquetel agora. Aproveite e veja também o botânico certo para preparar um drink com gin!