Blog the gin flavors

05 gins premium que você precisa conhecer!

O processo de destilação e a harmonização criativa de botânicos são elementos que podem ser usados para reconhecermos o melhor gin

O gin só pode ser criado a partir de um de destilação e retificação que deve atingir 96% de graduação alcoólica. Geralmente, sua produção se dá por meio de cereais destilados em um alambique de coluna.

Em sua fabricação, é possível incluir alguns sabores que podem ser naturais ou idênticos a eles. No entanto, para que o destilado seja considerado gin, obrigatoriamente, deve ter o gosto predominante de zimbro

Além disso, deve ter, no mínimo, 37,5% de teor alcoólico. Dessa forma, os métodos de produção e a presença desse botânico principal são os elementos que fazem do gin uma bebida única e peculiar.

Um questionamento muito frequente advindo de quem aprecia a bebida é saber, dentre tantas opções de rótulos, o que caracteriza o melhor gin. Se essa também é sua dúvida,  compartilharemos com você uma lista com 5 gins premium.

O que é gin Premium?

No universo desse tipo de destilado, existem gins de diferentes origens e qualidades. Os denominados gins premium podem ser produzidos a partir de um processo de redestilação.

Nesse contexto, as bagas de zimbro e outros botânicos naturais são misturados ao destilado de forma a fazer com que ele fique com o sabor desejado.

O alambique passa por um processo de aquecimento até que o destilado evapore. Por fim, quando a condensação acontece, os sabores dos ingredientes já foram incorporados ao líquido.

Outro elemento que caracteriza o gin premium é a harmonização entre botânicos, que podem ser destilados individualmente para que a essência de cada um se mantenha presente no resultado final.

1. Rio Negro

Foto: @amazzonigin

Este gin é o primeiro premium brasileiro, feito pela respeitadíssima Destilaria Amázzoni. Antes mesmo de chegar ao mercado, já havia abocanhado o prêmio Double Gold Medal, da San Francisco Spirit Awards, provando a qualidade dos rótulos nacionais.

Com teor alcoólico de 51% e garrafa preta especial, o Rio Negro fica cinco horas e meia no alambique para sua elaboração. Tem notas marcantes de zimbro, coentro e casca de limão siciliano.

Conheça o Clube do Galo

2. Gin Mare

Foto: @ginmare

Esse destilado é produzido na Costa Dorada, destilaria localizada em Barcelona, na Espanha. O que confere o aspecto de melhor gin à bebida é a destilação realizada em pequenas quantidades em um alambique florentino.

O Gin Mare é resultado de uma fabricação 100% artesanal que agrega azeitonas, tomilho, alecrim e manjericão. Todos os botânicos passam por uma etapa individual de maceração e destilação, o que confere ao gin um toque mais suave em comparação aos tradicionais London Dry Gin.

3. Gin Martin Miller’s Westbourne

Foto: @martinmillersgin

O destilado foi eleito o melhor gin do mundo pelo “Instituto Degustação de Bebidas” com uma pontuação de 97 em 100 pontos. O Westbourne é engarrafado a 45,2%.

4. Gin & Jonnie Gastrogin

Foto: @gastrogin

A bebida é resultado da criação do primeiro gin voltado para a alta gastronomia e coquetelaria. Sua fabricação conta com a harmonia perfeita entre clássicos botânicos, como zimbro, coentro, alcaçuz e angélica.

A eles são adicionados cítricos, como toranja, limão da Costa Amalfitana, verbena e laranjas de Portugal e Espanha. Também são acrescentadas sementes e flores de erva-doce.

Para conferir maior intensidade no sabor e aroma, o Gin & Jonnie Gastrogin agrega 5 tipos exóticos de pimentas encontradas ao redor do mundo, como a sichuan, as saborosas pimenta-da-jamaica, voatsiperifery de Madagascar, sarawak de Borneo e pimenta-longa.

O começo é marcado por um envolvente sabor cítrico que dá lugar à pimenta, e o final revela a doçura da erva-doce.

5. O Gin London Nº 1

Foto: @thelondonn1

Sob o olhar cuidadoso do Master Distiller Charles Maxwell, a  bebida foi destilada 4 vezes em pequenos lotes. Em sua receita estão presentes cereais de excelente qualidade e extratos de 13 botânicos.

Aos tradicionais zimbro, coentro e angélica são adicionados casca de limão, cassis, alcaçuz, canela, amêndoa e raiz de laranja. O aroma característico revela a presença de extratos de gardênia e bergamota.

Outro elemento que faz do London Nº1 o melhor gin é sua cor azul-turquesa, decorrente de notas balsâmicas e especiadas. O paladar indica suavidade que se transforma em um final longo com acidez e refrescância.

Além desses, existem outros gins premium com destaque mundial e avaliação positiva da crítica. Inclua em seu bar em casa os melhores destilados da categoria e prepare drinks imponentes, adicionando à receita um toque de criatividade e ousadia!