Pratos deliciosos para comer com gin
Veja como beber gin ao harmonizar a bebida com diferentes receitas gastronômicas
O gin é uma bebida destilada que tem o zimbro como elemento base, associado a compostos botânicos de vários países.
No Brasil, os diferentes tipos de rótulos fornecidos pela The Gin Flavors garantem o preparo de drinks criativos e cheios de personalidade que podem ser harmonizados com diferentes tipos de pratos.
Saiba mais como beber gin e como promover um clima perfeito de experiências degustativas memoráveis a partir de combinações exóticas e marcantes.
Conheça todos os tipos de gin
Por ser um destilado preparado com ervas e outros elementos botânicos, os gins, a partir da categoria aromática dos ingredientes, podem ser classificados em 5 grupos:
- Clássico: possui o zimbro como ingrediente principal e apresenta um ligeiro toque cítrico e picante.
- Cítrico: como o próprio nome sugere, sua composição corresponde ao aroma e notasde sabor do limão, tangerina, laranja e grapefruit. Um exemplo de rótulo desse grupo é o gin Tanqueray Ten.
- Especiado: é preparado com especiarias, como coentro, cardamomo, canela, pimentas e noz-moscada.
- Herbal: possui notas marcantes de ervas como o pinho, hortelã, alecrim, manjericão e tomilho.
- Floral: agrega em sua composição toques marcantes de flores e frutos, como a flor de uva verde, violeta, jasmim, cassis e olho de dragão.
Essas opções de constituição do destilado permitem que sejam criados diferentes tipos de drinks, que podem ser harmonizados com pratos relacionados a diferentes ocasiões, desde encontros informais e intimistas, até eventos de alto padrão.
Para ocasiões formais e sofisticadas
Seja para promover um brinde em ocasiões intimistas, como um jantar para celebrar datas e momentos especiais, ou para fazer parte de festas de alto luxo, a bebida pode ser usada no preparo de drinks mais sofisticados.
Tartufetini gnocchi de cogumelo
A sugestão é preparar o drink com o Gin Bombay Sapphire, um gin inglês conhecido em todo o mundo.
Esse destilado é feito a partir do processo de vapor de infusão individual de cada um dos componentes, de forma a realçar o sabor das especiarias botânicas adicionadas ao zimbro.
O Tartufetini é preparado com:
- Vermute Dry
- Gin
- Spray de tintura de trufas
- Azeitonas verdes recheadas com alho negro
A presença da azeitona dá ao drink um sabor marcante, promovendo o contraste ao paladar a partir do realce que o sal provoca na bebida.
Harmonização
Para promover equilíbrio ao paladar, a bebida pode ser harmonizada com gnocchi de cogumelos com queijo de cabra e tomatinhos, tortelli di zucca alla mantovana ou mignon de leitão assado ao molho de cevadinha.
Como beber gin em happy hour
Depois de uma semana agitada de trabalho, a reunião com amigos é um ritual de relaxamento e descontração. A leveza da ocasião pede drinks mais informais que combinam com petiscos e pratos simples.
Gin Tônica Amazônico
A bebida é preparada com o Gin Tanqueray, um destilado de origem inglesa e produzido na Escócia, cujas matérias-primas são zimbro, coentro, angélica raiz e alcaçuz.
Além do gin, o drink é composto por:
- Xarope de guaraná
- Limão
- Laranja
A presença do fruto amazônico imprime na composição um toque de energia e vitalidade, promovendo em encontro intimista entre a tropicalidade brasileira com o clima temperado dos países europeus.
Harmonização
O conceito de descontração e informalidade da bebida combina com chips de raízes com sal de limão picante, guacamole com cenoura, dip de alcachofra com chips de parma, bolinho de arroz ao curry tailandês e bruschetta di pomodori.
Como beber gin com churrasco
Apesar de associarmos com bastante frequência o churrasco à cerveja ou à caipirinha, é possível preparar drinks com gin e aproveitar com maior estilo e sofisticação os cortes especiais de carnes nobres.
O segredo para fazer com que gin e churrasco possam ser apreciados com excelência é levar em consideração o teor de gordura presente no corte, além de dar atenção aos temperos usados no preparo.
Drink de gin, pepino, limão e gengibre
A bebida fica com sabor mais imponente se for preparada com Virga Seco, primeiro gin do mundo a levar sutis doses de cachaça pura de alambique, incorporando à receita os aromas primários da cana-de-açúcar.
O rótulo é conhecido por possuir sabor característico de pinho e por apresentar propriedades digestivas.
Além disso, tem um toque de coentro que confere frescor, além do gengibre, que promove um final de boca amadeirado e refrescante.
As fatias de pepino que são adicionadas à bebida promovem refrescância e atuam como excelente purificador hepático.
Harmonização
O contraste é o principal requisito para promover a harmonização da bebida com o prato. Por isso, use-a para fazer uma espécie de limpeza do paladar, de forma a prepará-lo para a apreciação da carne.
O drink de gin, pepino, limão e gengibre pode ser harmonizado com carnes que possuem alto teor de gordura, como costela, cupim e picanha.
Agora que você já conhece algumas opções de como beber gin, entre em contato com os especialistas na bebida e adquira os produtos que mais se adéquam ao evento ou à ocasião em que você deseja fazer uma imersão sensorial que se inicia pelo paladar.