Blog the gin flavors

Especiarias para gin: como escolher as melhores e se surpreender com o sabor

As especiarias para gin desempenham um papel fundamental na arte de aprimorar o sabor da bebida; conheça as principais e suas características.

A popularidade que o gin conquistou nos últimos anos fez com que mais pessoas se interessassem em aprender a fazer drinks diferentes com a bebida. E, com as especiarias certas, é possível elevá-lo a outro patamar e surpreender o paladar de todos com novas combinações de sabor. 

A seguir, te auxiliaremos com algumas dicas de gin com especiarias para que possa experimentar diferentes aromas e sabores ao desenvolver o seu drink personalizado, harmonizado com ingredientes específicos. Não deixe de conferir!

Confira: Saiba como harmonizar gin e petiscos

O papel das especiarias na criação de um gin excepcional

O clássico drink gin com tônica é normalmente preparado em uma medida de 3 para 1, ou seja, a cada 50 ml de gin, são utilizados 150 ml de água tônica. O toque especial, porém, é a famosa tríade composta por fruta, erva aromática e especiarias.

A fruta, principalmente as cítricas, casam bem com o gin tônica, porque agregam acidez ao amargor. Contudo, opções mais doces ou mais relaxantes também podem ser preparadas para balancear o sabor amargo, utilizando, por exemplo, frutas vermelhas e maracujá, respectivamente.

Por outro lado, para que a sua bebida tenha um aroma que conquiste todos, o segredo está nas ervas aromáticas. As ervas frescas têm aromas fortes e não exigem um preparo muito elaborado, basta colocá-las na bebida!

Para finalizar a tríade, as especiarias acrescentarão sabor ao destilado, além de proporcionar novas combinações. São consideradas a parte mais importante do drink.

Leia também: Conheça 3 especiarias para deixar a gin tônica mais saborosa

As melhores especiarias para gin e suas características

Os condimentos para gin são os responsáveis pelo sabor inigualável de um drink. Isso porque a combinação cuidadosa dessas especiarias pode resultar em um gin equilibrado e cheio de personalidade, enriquecendo a experiência de degustação para os apreciadores dessa clássica bebida destilada.

Abaixo, veja quais são as melhores opções para criar o seu próprio kit de especiarias para gin e aproveitar os seus drinks da melhor forma:

Zimbro

O zimbro, especiaria extremamente comum no mediterrâneo e no leste europeu, é utilizado como matéria-prima na fabricação do destilado. Porém, o ingrediente também pode compor o drink, proporcionando originalidade à bebida, graças à complexidade do seu sabor.

Semelhante à pimenta rosa, o zimbro tem notas aromáticas picantes e, ao mesmo tempo, levemente adocicadas, principalmente quando maduro. Outra característica importante sobre ele é que as suas propriedades contribuem para uma sensação refrescante e leve na boca, o que o torna uma escolha popular em coquetéis e outros tipos de bebidas.

Acrescente ao copo de gin 4 zimbros, 1 ramo de alecrim, água tônica, gelo e prepare-se para beber um drink marcante.

Leia também: As maiores curiosidades sobre o gin

Cardamomo

O cardamomo é uma especiaria em formato de baga, da família do gengibre e que tem origem em países tropicais. Exótico, de gosto picante e aroma forte e cítrico, é muito indicado em combinações que envolvem limão siciliano e laranja, uma vez que agrega calor e frescor.

Além da harmonização com a própria bebida, o ingrediente é frequentemente usado em conjunto com outras especiarias, como zimbro e coentro, para criar uma combinação equilibrada no destilado.

Experimente misturar 1 baga de cardamomo, 1 zest de limão siciliano, 1 ramo de alecrim, gin tônica e gelo com gin e aproveite o sabor marcante! 

Confira: Benefícios do cardamomo: saúde, culinária e drinks 

Pimenta-da-jamaica

As pimentas, além de conferir picância, proporcionam aromas incomparáveis e um toque tropical. Essa, em particular, tem um sabor característico que lembra a mistura de canela, noz moscada e cravo da índia, o que a torna uma boa opção de especiaria para gin, principalmente quando misturada com frutas de sabores mais doces e ácidos.

Mais do que dar um toque especial à bebida, a pimenta-da-jamaica também apresenta benefícios à saúde, como:

  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Contribui para a produção de colágeno;
  • Possui propriedades antissépticas;
  • Reduz a oleosidade da pele.

Que tal aproveitar o zimbro com pimenta-da-jamaica? Basta adicionar 4 sementes de cada ao seu copo de gin com água tônica e gelo para curtir um drink com fusão de aromas e sabores únicos.

Anis-estrelado

O anis-estrelado, muito utilizado no preparo de drinks de gin, é originário da China e tem um frescor e picância sofisticadas. Além disso, apresenta um sabor doce e licoroso, semelhante ao de funcho e de erva doce.

Em alguns casos, a especiaria ainda pode contribuir para a coloração da bebida, dando um tom levemente amarelado ou dourado. 

Conheça o Clube do Galo

Assim como a pimenta-da-jamaica, o ingrediente botânico oferece benefícios à saúde. Para começar, ele tem propriedades diuréticas, o que estimula a digestão dos alimentos e a produção da saliva. Quem sofre com dores, inchaço e gases abdominais pode se beneficiar muito desse condimento.

O anis-estrelado também tem poderes antigripais, auxilia na prevenção de congestionamento e outras doenças do sistema respiratório. Por isso, ele não pode faltar na sua caixa de especiarias para gin.

Para deliciar-se com um par de drinks refrescantes, utilize 2 anis estrelado, 2 paus de canela, 2 rodelas de limão, 4 cravo-da-Índia, 1 colher de sopa de gengibre fresco.  Adicione as especiarias ao copo com gelo, gin e água tônica e prepare-se para brindar!

Canela

Clássica especiaria e presente em grande parte das casas, a canela com gin, destaca o sabor e traz calor, por isso, costuma ser uma opção muito escolhida no inverno.

Quando adicionado ao destilado, o ingrediente proporciona um toque de doçura natural, reduzindo a necessidade de adoçante artificiais ou açúcar na preparação de coquetéis. A especiaria também pode realçar as notas cítricas e frutadas da bebida, o que confere um perfil de sabor mais rico e balanceado.

Então, além do drink com anis-estrelado, também recomendamos uma receita mais picante: adicione 1 pau de canela, raspas de laranja e 1 pimenta malagueta fatiada no copo com gin tônica e gelo.  

Veja também: Veja quais são as propriedades da canela

Hibisco

Amado por uns, odiado por outros, o hibisco possui um gosto peculiar, pois apresenta uma combinação de amargo e ácido. Assim, é preciso cuidado na hora de adicioná-lo ao destilado, para que o amargor não seja excessivo.

Na bebida, podem ser usadas tanto as pétalas da flor quanto o xarope produzido a partir dela. Isso confere, além do sabor, uma coloração vibrante, tornando-o visualmente mais atraente. O botânico também é conhecido por suas propriedades antioxidantes, o que pode agregar benefícios à saúde quando consumido moderadamente como parte do gin.

Para um Gin Tônica com apresentação primaveril e sabor diferenciado, adicione 2 g de flores secas e 1 rodela de tangerina na taça com gelo. Misture, deixe descansar por 1 minuto e aproveite!

Pimenta-rosa

A pimenta-rosa tem conquistado cada vez mais os chefes da gastronomia mundial devido à sua versatilidade no preparo de alimentos e bebidas. De sabor adocicado e mais suave do que as outras pimentas mais comuns, é muito utilizada no preparo do destilado. Afinal, ela pode gerar um equilíbrio interessante entre os sabores, adicionando uma leve picância e um toque frutado. 

E se não bastassem os aspectos aromáticos e de sabor, o ingrediente é composto pelas vitaminas A, B1, B2, C e E, e pode contribuir para:

  • Perda de peso;
  • Prevenção à gripe;
  • Combate ao envelhecimento precoce.

A pimenta-rosa não pode faltar no seu kit de especiarias para o gin tônica com gelo! Você pode usá-la com 2 colheres de sopa de suco de tangerina ou com 1 rodela de limão-siciliano para criar um drink rápido e saboroso. 

Você também vai gostar: Pimenta no gin: variedades e drinks possíveis

Frutas secas

Apesar de não serem exatamente uma substituição às frutas frescas no preparo dos drinks, as frutas secas podem proporcionar doçura ou acidez que estavam faltando na sua composição. São várias as opções de encontradas: laranja desidratada, chips de coco, cranberry, blueberry, manga, banana, abacaxi, goiaba e muitos outros.

Como combinar seu gin com especiarias e frutas

A inclusão de especiarias no seu gin pode ser feita conforme o gosto pessoal e não está restrita a nenhuma quantidade previamente definida como adequada. A exceção são as pimentas, que bastam de 3 a 4 grãos por taça para que o sabor já fique marcante.

Além disso, caso ainda esteja na dúvida de como fazer combinações com as especiarias, reunimos a seguir, outras possibilidades que costumam agradar um vasto público:

  • Canela em pau com frutas vermelhas;
  • Limão siciliano, alecrim e pimenta rosa;
  • Limão, laranja ou chá de frutas vermelhas com cardamomo;
  • Laranja, hortelã e hibisco;
  • Limão siciliano, coentro e zimbro;
  • Coco queimado, grão de café e cravo;
  • Maracujá, hortelã e pimenta rosa.

Além das especiarias: outros ingredientes para complementar seu gin

Como mencionamos anteriormente, as especiarias, as ervas e as frutas compõem a tríade essencial para um excelente gin. 

Contudo, além delas, ainda é possível utilizar de outros ingredientes, como as cascas cítricas, de laranja, tangerina e limão. Flores comestíveis também são bem-vindas, como jasmim, hibisco, lavanda e rosas.

Saiba mais: As melhores frutas para se combinar com Gin

Receita prática para o preparo de gin com especiarias

Depois de saber um pouco mais sobre as especiarias para gin e conhecer algumas receitas, vamos te apresentar uma receita base para você descobrir novas composições para o seu drink.

Essa receita de gin tônica combina com qualquer que seja a especiaria. Confira a seguir e anote:

  • 150 ml de água tônica;
  • 50 ml de gin;
  • uma fruta cítrica;
  • uma erva aromática;
  • uma especiaria;
  • muito gelo.

Inicie o preparo adicionando o gelo na taça, o ideal são de 4 a 5 cubos. Em seguida, adicione o gin, a fruta, a erva e a especiaria. Depois, mexa bem, utilizando uma colher bailarina para que todos os aromas se misturem. Por fim, adicione a água tônica lentamente, através da colher bailarina, para que o gás não se perca.

Gostou das nossas dicas? Na The Gin Flavors, você encontrará especiarias, complementos e diversos tipos de gin para preparar o seu drink. Aproveite!