Blog the gin flavors

Como o gelo interfere na sua bebida?

Entenda quais são os tipos de gelo para bebidas e como incorporá-los no seu repertório de drinks!

Para fazer gelo, é só colocar água em uma forma, deixar no freezer por algumas horas e pronto. Basta adicionar os cubos à sua bebida e pronto. Gelo é gelo, certo?

Não exatamente.

Este pode ser um pensamento comum na cabeça de muitas pessoas, mas não reflete a realidade da mixologia. Os especialistas dizem que, sim, o gelo influencia muito a experiência de um drink.

Por que o gelo para bebidas é importante?

Cada drink tem seu perfil específico. Isso significa que, para conseguir alcançar o melhor sabor e aroma possíveis, as bebidas requerem algumas condições de preparo.

Especialistas em alquimia dizem que o que influencia mesmo é a superfície de contato por peso do gelo dentro do copo. Além disso, quanto maior o tamanho do gelo para bebidas, mais lentamente é seu processo de derretimento.

Existem coquetéis que devem ter seu sabor levemente enfraquecido ou outros em que os caráteres gustativos devem manter a intensidade do gosto original. Para conseguir alcançar qualquer uma dessas coisas, o gelo tem um papel importantíssimo.

O gelo é considerado a alma de um coquetel. É um ingrediente universal utilizado em bares de todos os cantos do mundo, com potencial o suficiente para potencializar ou até mesmo estragar um drink.

Sem contar que ninguém gosta de bebida quente, né? Um drink bem geladinho é sempre melhor!

Tipos de gelo para bebidas

Se você quer se tornar o bartender oficial das festas da sua família ou do seu grupo de amigos, saber todos os segredos para a preparação de um bom drink é fundamental.

E como o gelo é nossa a estrela da vez, confira abaixo todos os tipos que você pode utilizar:

Cubos de gelo

Gelo para bebidas

Práticos e tradicionais, os cubos de gelo são fáceis de serem incorporados em diversos tipos de bebida. Ótimos para bebidas alcoólicas e soft drinks, como sucos e refrigerantes.

Quanto maior o cubo, maior sua área de superfície. Ou seja, o derretimento é totalmente dependente do tamanho. Assim, para um whisky Old Fashioned (com bitter para coquetéis e laranja), por exemplo, o ideal é um único cubo bem grande, já que a intenção é manter a força do sabor.

Conheça o Clube do Galo

Gelo picado (ou britado)

Menor que o cubo, este gelo para bebidas derrete mais rapidamente. Portanto, também adiciona mais água ao copo.

Você pode encontrar pacotes este tipo de gelo facilmente em postos de gasolina ou em algum supermercado. Se você quiser adotar uma técnica mais caseira, pode bater os cubos no liquidificador – mas preste atenção para não processar demais!

Gelo raspado (ou escama)

O gelo raspado, também conhecido como gelo escama, tem uma textura bem mais fina. É com esse tipo que se faz as raspadinhas saborizadas que você encontra em barracas de praia ou festas de rua.

Também é ótimo para reforçar o sabor de um drink, podendo ser servido diretamente no copo ou na coqueteleira que mistura todos os ingredientes.

Bloco de gelo

O bloco de gelo para bebidas é geralmente mais manuseado por bartenders profissionais, já que são muito grandes. É comum ver quem trabalha com bebidas criar outros tipos de gelo a partir dos blocos, com o picador como ferramenta principal.

Além de ser adicionado a inúmeros drinks, o bloco de gelo também serve de matéria-prima para artistas, que constroem belas esculturas!

Bola de gelo

Gelo para bebidas

A bola de gelo nasceu nos bares japoneses, e se tornou uma espécie de ingrediente-chave para os estabelecimentos do Japão.

O intuito da bola é manter o sabor original do destilado até o fim, além de ter maior tempo de duração do que os cubos convencionais.

Esta é uma das tendências mais recentes no mundo da mixologia, e conquistou o coração de consumidores em todo o planeta.

O principal do seu drink: as bebidas

Agora que você já sabe qual a importância do gelo para bebidas e quais os tipos que você pode adicionar aos seus coquetéis, chegou a hora de escolher seu destilado favorito!

E quel tal optar por um bom drink com gin para saborear no conforto do seu lar ou até mesmo para dar de presente àquela pessoa especial? A The Gin Flavors tem um extenso catálogo de gins nacionais e internacionais para paladares de todos os tipos. Se você prefere sabores mais fortes ou suaves, pode apostar que nós temos o rótulo certo!

Você também pode conferir nossa seção com outras bebidas ou de águas tônicas.

Um brinde!