Blog the gin flavors

6 dicas para fazer um bom gin em casa

Saiba como fazer aquele drink que vai deixar os seus amigos de queixo caído!

mulher cercada de amigos brindando com drinks de gin em casa

Com a crescente popularidade do gin, é cada vez mais comum que os amantes de bebidas se interessem em usar esse destilado para preparar drinks em casa.

Nos últimos tempos, não é difícil ver a caipirinha dividindo espaço com coquetéis de gin em festas, confraternizações, encontros de amigos e reuniões de família.

A incrível versatilidade do gin é um atrativo e tanto, já que é possível preparar bebidas que podem se adaptar e agradar a todos os paladares, desde os mais delicados até os mais intensos e atrevidos.

Para que você seja o criador desse universo de possibilidades aí na sua própria casa, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o melhor drink com gin do mundo.

Continue a leitura! 

1) Selecione bons gins

É claro que a primeira dica não poderia ser outra. O principal passo para se fazer um bom drink de gin é, obviamente, selecionar gins de qualidade.

Entre nacionais e importados, super premiuns ou artesanais, nos últimos tempos, existe uma grande variedade de gins.

Os ingredientes utilizados e o processo de destilação fazem toda a diferença para construir a experiência final, então cabe a você escolher o que mais combina com o seu paladar.

Veja alguns exemplos logo abaixo:

  • Para sabores mais puros e clássicos, recomendamos o bom e velho London Dry: Beefeater, Bombay Sapphire, At Five, Vitória Régia, Plymouth.
  • Quando o assunto é a doçura e leveza de gins frutados e/ou florais, aposte em: Bombay Bramble, Beefeater Pink, DryCat Pink, Draco Hibiscus, Mom Love.
  • Se você gosta de cítricos, então esses rótulos são incríveis: Gin Zuur, Yellow Bird, Tanqueray Rangpur, Arapuru.

Antes de comprar o gin, faça pesquisas na internet ou converse com pessoas que tenham mais experiência com esse destilado. Assim fica mais fácil pegar o que mais combina com você sem errar.

2) Escolha água tônica de qualidade

A água tônica é quase um braço gin. Geralmente, os dois estão sempre juntinhos na sua taça.

Isso porque o gin é um destilado bastante forte – com teor alcoólico de, no mínimo, 40%. Portanto, é natural que exista um elemento que serve não somente para amenizar a bebida, mas também complementá-la.

Uma boa água tônica traz um quê todo especial ao drink, deixando-o equilibrado da maneira certa – nem forte ou fraco demais. Um coquetel de qualidade permite que você sinta o sabor do gin sem precisar torcer o nariz pelo gosto muito acentuado do álcool.

Você pode optar pelos rótulos clássicos ou se aventurar pelas versões saborizadas.

3) Tenha os acessórios certos em casa

Você até consegue fazer drinks apenas com os utensílios convencionais da sua cozinha, mas sabemos que não é a mesma coisa.

Conheça o Clube do Galo

Quando você dispõe dos acessórios corretos para o preparo de bebidas, é como se tivesse um verdadeiro bar em casa.

Aposte nos seguintes itens para incluir na sua coleção:

  • Coqueteleira
  • Espremedor de frutas
  • Colher bailarina
  • Dosador
  • Peneira
  • Socador
  • Balde e pegador de gelo
  • Copos e taças variadas (não esqueça principalmente da taça tipo balloon, a mais apropriada para gin)

4) Vá fundo nos botânicos

Até uma simples Gin Tônica, apenas com uma rodela de limão, conta com um botânico.

O próprio gin é feito de uma combinação de produtos naturais, em especial as bagas de zimbro, o ingrediente-chave para a fabricação do nosso destilado favorito.

A dica é combinar os botânicos que você acrescenta na taça com os que são usados na composição do gin escolhido. Para isso, recomendamos que você leia o rótulo para ter ciência da composição da bebida escolhida. Quando falamos de comidas e bebidas, harmonia é tudo.

Frutas frescas ou secas, ervas, chás, xaropes simples de açúcar ou saborizados, sementes e bitters são botânicos que você pode – e deve! – usar para criar drinks fantásticos.

E vê se não se esquece do gelo, hein?

5) Não sinta medo de se aventurar

O princípio do preparo de bebidas com gin é a alquimia, que tem como símbolo tudo aquilo que se cria a partir de etapas que garantem a transmutação do estado inicial para o final.

Isso significa que, quando você pega ingredientes em uma forma, e a mistura deles inevitavelmente se transformam em outra, já está fazendo um processo de alquimia.

Desta maneira, ao adicionar gin, água tônica e botânicos em uma taça, o resultado disso é muito mais do que um simples drink.

A alquimia, por sua essência, depende da criatividade do alquimista para descobrir novas fórmulas. Selecionar elementos variados e diferenciados é a premissa de um bom bar e, acima de tudo, de um bom bartender – mesmo que seja amador.

O importante mesmo é você não ter medo de se apoiar na sua originalidade e deixar as ideias fluírem livremente. Quando isso acontece, é possível criar receitas incríveis e nunca feitas antes.

6) Compre na The Gin Flavors

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Aqui na The Gin Flavors você consegue tudo o que precisa para preparar um drink de gin que não é apenas bom, mas simplesmente o melhor que você vai provar na vida. Afinal de contas, quando fazemos as coisas com as próprias mãos, o resultado é mais satisfatório.

Nosso catálogo de produtos tem gins de todos os tipos – inclusive, todos os rótulos que listamos no começo desse texto! –, água tônicas variadas, botânicos e acessórios.

Visite nosso site e escolha tudo o que você precisa para fazer um bom gin em casa!