Retrospectiva: os gins que fizeram mais sucesso em 2020!
Saiba quais foram os rótulos de gins famosos que foram um sucesso em 2020
Não é segredo que em meados dos anos 70 e 80, o gin ganhou o seu espaço. Mesmo que na época tenha ficado conhecido como “bebidas de pessoas velhas”, hoje em dia existem diversos gins famosos que são as principais escolhas de amantes da alquimia em todo o mundo.
O gin nasceu por volta do século XVII e, num primeiro momento, serviria para tratamento de doenças renais. Isso aconteceu por conta de um ingrediente que é indispensável para um bom gin: o zimbro, que é um botânico muito conhecido para ajudar em problemas nos rins.
Mas no final das contas, a bebida não deu muito certo para a melhora de doenças, mas acertou em cheio no paladar popular.
É por isso que hoje o gin é uma das bebidas mais populares ao redor do mundo, possuindo diversos rótulos famosos, além de ser um ingrediente que serve para o preparo de outros coquetéis.
Existem diversos tipos de gin: florais, frutais, cítricos, artesanais, London Dry…
Em 2020 alguns gins famosos fizeram parte da mesa de muitas pessoas, e hoje vamos listar os rótulos mais escolhidos pelo paladar brasileiro!
Plymouth
O Plymouth, gin de origem inglesa, teve sua receita criada por volta de 1793 e seu nome é em homenagem à cidade de Plymouth, na Inglaterra.
O destilado possui nada mais nada menos do que 7 botânicos diferentes em sua composição, dentre eles o clássico zimbro, casca de laranja e de limão, cardamomo, raíz de lírio e semente de coentro.
A diferença do Plymouth de outros London Dry é o marcante sabor seco, mas suave e encorpado de caráter terroso, graças às raízes utilizadas na sua composição, que suaviza o zimbro.
Beg Navy Gin
O Beg Gin é o primeiro boutique do Brasil e lançou no mercado o chamado Beg Navy Gin, inspirado em Navy Strength, que é uma categoria que coloca os gins com uma graduação alcoólica de 57% e 58%.
O teor alcoólico do Beg Navy é de 54%, que é o limite permitido pela legislação brasileira e possui o dobro de zimbro do Beg Brazilian Boutique Dry Gin.
Como possui uma carga maior de zimbro, sua quantidade de álcool acompanha esse aumento para manter um acompanhamento dos sabores e aromas que a bebida possui.
A bebida é produzida em uma micro destilaria, localizada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas-SP, e já levou prêmios em uma competição no mercado de bebidas e destilados.
Monkey 47
A história do gin Monkey 47, original da Alemanha, se inicia após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
O Monty Collins foi destacado para Berlim com a função de ajudar na recuperação dos bombardeamentos do jardim zoológico e adotou um macaco chamado Max.
Collins estava sentindo falta de sua bebida favorita, então resolveu produzir seu próprio gin. Com os botânicos da Floresta Negra, Collins escolheu 47 ingredientes para compor sua bebida.
Por conta da quantidade de ingredientes e de seu animal de estimação, a bebida foi batizada como Monkey 47.
Bombay Sapphire
O Bombay Sapphire é um gin de origem inglesa e, ao contrário de diversos outros gins, os 10 botânicos deste gin em especial são mantidos separados do destilado.
Hoje em dia existem apenas 3 alambiques que fabricam o Bombay Sapphire. Eles retiram quaisquer impurezas no vapor do destilado antes de ser infundido com os sabores dos botânicos.
O resultado desse processo e ingredientes é um sabor único e aroma inconfundível.
Uma outra versão deste gin foi lançada: o Bombay Bramble, que traz o sabor e a essência de frutos mais maduros, possuindo botânicos como zimbro, casca de limão, framboesa, amora, entre outros.
Beefeater
Produzido no coração de Londres, o Beefeater original possui cerca de 9 botânicos em sua composição, possuindo além do zimbro, casca de limão e casca de laranja.
Com quase 200 anos de história, este gin possui outras versões como o Beefeater 24, que deve seu nome ao processo de maceração de 24 horas dos 12 botânicos que o compõem.
Sem falar na versão Beefeater Pink, que, como seu nome diz, leva um tom rosa causado pela infusão de morango após o processo de destilação, e acaba por levar um sabor mais adocicado.
Bulldog
O Bulldog é um gin com origem da Inglaterra e considerado um gin ultra premium, sendo uma bebida totalmente vegana e com certificado kosher.
Sua produção é artesanal e ele é destilado em alambiques de cobre em uma destilaria com mais de 200 anos de história.
Este gin é destilado quatro vezes e, na quarta vez, são adicionados os 12 botânicos em seu formato natural. Como resultado, se tem uma combinação de aromas entre o floral e o cítrico e um sabor com textura leve.
Virga
Entre os gins famosos dessa lista temos outro brasileiro. O Virga é produzido em pequenos lotes e com botânicos frescos.
Destilado em alambique de cobre no interior de São Paulo, o Virga é o primeiro gin a levar pequenas doses de cachaça pura e traz o inconfundível aroma da cana-de-açúcar em sua receita.
Dentre os botânicos, além do clássico zimbro, esse destilado leva consigo sementes de coentro e de Pacová.
Hendrick’s
Um dos gins famosos que não poderia ficar fora da lista é o gin escocês Hendrick’s, que é produzido pela destilaria William Grant & Sons.
O Hendrick’s é um super premium e segue sendo o líder desta categoria. É elaborado com pétalas de rosas e pepinos da Holanda, o que resulta em um sabor refrescante e um aroma mais floral.
Tanqueray
O Gin Tanqueray é uma bebida inglesa, elaborada a partir de destilado alcoólico de bagas de zimbro.
Destilado quatro vezes a partir de grãos, ervas e especiarias da Itália, o Tanqueray amadurece por 8 meses antes de ser engarrafado na Inglaterra. Esse é o gin líder do mercado americano graças à sua sofisticação e elegância.
Hoje em dia, o Tanqueray possui algumas outras versões como o Tanqueray Flor de Servilla – com aromas cítricos e frescos da laranja de Sevilha – e também o Tanqueray Ten – feito artesanalmente em pequenos lotes.
The Botanist
Para finalizar a lista dos gins famosos de 2020, temos o famoso gin escocês The Botanist.
Possuindo 22 botânicos em sua composição e 9 aromas clássicos, essa bebida passa por 17 horas de destilação para ter um resultado distintivo.
Sendo suave e acetinado no paladar, o The Botanist tem um sabor fresco que estimula nosso paladar a ter uma explosão de sabores em um só drink.