Blog the gin flavors

O que é e para que serve o xarope de açúcar?

Saiba tudo sobre o xarope de açúcar, ingrediente indispensável dos coquetéis

Muitas vezes, as pessoas pedem uma bebida nova para saborear em um estabelecimento e quando a provam, sentem um gosto meio adocicado no fundo, bem sutil ou às vezes menos sutil do que deveria. 

Dependendo do tipo de coquetel pedido, existe um ingrediente que é o segredo para deixar os drinks aperitivos com um toque mais doce. Esse toque especial se deve à um chamado xarope de açúcar.

A palavra “xarope” pode ser confundida com algum remédio ou que é apenas um líquido que as avós dão para os netos com dores de garganta. A verdade é que existem outros tipos.

Esse xarope nada mais é do que um componente que é indispensável em diversas bebidas que nos são oferecidas em bares e restaurantes.

Isso porque substitui facilmente o açúcar granulado, que não é muito bem dissolvido em diversas bebidas alcóolicas. O xarope evita que blocos de açúcar se formem no fundo do drink – como a caipirinha, por exemplo.

Industrializado ou caseiro?

Garrafas de xarope de açúcar industrializado

Esse tipo de xarope pode ser feito tanto em casa quanto industrialmente. Para alguns estabelecimentos, o mais interessante é apostar em xaropes de açúcar industrializados.

Mesmo que o produto industrial tenha mais conservantes e aromatizantes, eles ajudam na diminuição dos custos dos coquetéis e também o volume de estoque, seja do restaurante ou bar.

O xarope industrial também é indicado para quem não o consome em grande quantidade, já que a garrafa tem um prazo maior de validade. 

Esse tipo de xarope pode ser encontrado com muita facilidade dos mercados e com preços justos e variados ao tamanho e preferências do cliente.

Já o artesanal não é muito querido pelos estabelecimentos, seja pelo foco não ser este ou porque apenas não é interessante produzi-los.

Por mais que os xaropes artesanais não sejam tão interessantes para muitos estabelecimentos, já que os industrializados têm uma grande variedade de sabores diferentes, existem pessoas que têm preferem fazê-los por conta própria.

Como preparar o xarope de açúcar

Não existe jeito correto para preparar o xarope para os drinks. A solução é bem simples de ser feita: com água e açúcar.

O método 1 por 1 é o segredo para o preparo, e consiste em uma parte ser açúcar e outra parte a água – ambos sempre na mesma medida que o outro.

O açúcar pode ser o de sua preferência, mas o refinado é o tipo que se dilui mais facilmente e reduz ainda mais o risco de cristalização. Mascavo e demerara deixarão um aspecto acastanhado no xarope, com uma tendência ao melaço, que são ótimos para bebidas como rum e whisky.

O açúcar de confeiteiro não é indicado porque contém amido de milho, que dificilmente irá se dissolver na água.

Conheça o Clube do Galo

Misture os dois ingredientes em uma panela e deixe no fogo baixo até ficar morno. Não se esqueça de mexer até que o açúcar diluia completamente. Não é necessário deixar a água ferver.

Lembre-se que as texturas devem ser adequadas para o tipo de coquetel. É importante saber as reações que podem ser tidas em cada drink. O xarope mais concentrado pode não se encaixar em drinks numa taça de martini, mas pode ser muito bem utilizado nos drinks com muito gelo, por exemplo.

Clarificação do xarope

Xarope de açúcar clarificado
Foto: momcandothis.com

O processo de clarificação na gastronomia é muito conhecido, portanto, o xarope artesanal também passa tem que passar por este processo. 

Contrário do xarope industrializado, o xarope de açúcar feito artesanalmente, muitas vezes, pode acabar com uma coloração mais amarelada. O jeito mais simples para fazer este processo é misturar uma clara de ovo com mais 100 ml de água, sempre mexendo bastante até ambos estarem bem misturados.

Conforme a clara do ovo fique mais homogeneizada com a água, acrescente mais 100 ml de água até completar a quantidade necessária.

Após alguns minutos, utilize um coador de qualquer tipo para coar e pronto. O processo de clarificação está feito!

Xaropes saborizados

Taça com gelo, frascos de xarope de açúcar saborizado e fatias de limão

Mas não é somente o xarope de açúcar simples que pode ser feito para deixar sua bebida ainda mais especial.

Caso você queira experimentar mais desse universo, você pode introduzir no seu xarope um quê a mais com frutas. Não é um método difícil, e pode deixar seu drink com um aroma e um sabor novo que você mesmo preparou. 

O preparo também não é muito diferente do xarope simples que é feito somente com açúcar. Basta adicionar o suco da fruta escolhida para ter o seu xarope saborizado.

Esses xaropes seguem o mesmo padrão de mexer toda a mistura no fogo baixo até atingir o ponto desejado. O ideal é que você deixe o xarope em descanso por um ou dois dias, porque qualquer impureza que tenha restado do processo de clarificação, ainda pode aparecer.

Caso aconteça, passe o líquido de novo por um coador e seu xarope com um toque de frutas estará pronto!

Função do xarope

Existem algumas funções que você pode verificar qual será melhor para o seu estabelecimento.

Como já visto, o açúcar se dilui muito bem à água, diferente da diluição em bebidas alcoólicas que dificilmente serão bem sucedidas.

Para os estabelecimentos, os xaropes aromatizados têm uma função muito importante, já que ele consegue aumentar em até 15 dias a validade das frutas – que podem estragar em até dois dias.

Em supermercados, você pode encontrar todos os tipos de xaropes aromatizados e que podem auxiliar bastante na questão de vendas do seu estabelecimento.

Uma vez utilizados em diversas bebidas, dificilmente surgirão problemas como vencimento, por exemplo, já que esses xaropes podem ser servidos em quaisquer bebidas – desde que sejam harmonizadas de forma correta.

Lembre-se de sempre pensar em como o drink irá reagir ao xarope de açúcar. Se ambos estiverem prontos, sirva sem medo!