Blog the gin flavors

Os benefícios do zimbro para sua saúde (e seu drink!)

Saiba quais são os benefícios do zimbro e como utilizá-lo na sua bebida

O zimbro é o nome dado para um arbusto aromático da espécie Juniperus communis, que geralmente é encontrado na Europa, e tem sua origem das regiões da Noruega e Rússia.

Mesmo podendo ser conhecido com outros nomes como cedro, genebreiro ou zimbrão, algo que não dá pra negar é que os benefícios do zimbro são diversos para a saúde, já que ele é rico em óleos mirceno e o cineol, além de possuir flavonoides e vitamina C.

Essa planta produz frutos, conhecidos como “bagas de zimbro”, que são muito parecidos com uva. Suas sementes são separadas e aproveitadas na preparação de temperos, pois possui um sabor marcante.

O óleo retirado das sementes é também utilizado em bebidas como o gin, que deixa a bebida com um sabor e aroma únicos.

Como se trata de uma planta medicinal, ela possui algumas propriedades desintoxicantes, antissépticas, tonificantes, digestivas, calmantes, anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e até mesmo anti-reumatismais.

Abaixo vamos mostrar quais são os principais benefícios do zimbro e porquê você deve introduzir este botânico nas suas bebidas!

Ação anti-inflamatória

Graças aos seus óleos essenciais e os flavonóides que estão presentes no extrato hidro-alcoólico do zimbro, eles funcionam como anti-inflamatório muito eficientes.

Ele acaba se tornando um grande aliado no tratamento de inflamação na garganta, intestino, ajuda a diminuir as dores musculares, dores nas juntas e até mesmo a tendinite.

Melhora a saúde da pele

Por conta da vitamina C e das suas substâncias anti-inflamatórias, o zimbro auxilia na melhora da saúde da pele, já que pode tonificar e limpar por ser antisséptico e adstringente, o que ajuda na melhora da aparência da pele.

Pode ser usado também para tratar problemas como acne, alergias, eczema, caspa no couro cabeludo e até em ferimentos, e tudo isso graças às suas propriedades antibacterianas.

Ação calmante

Por causa das características calmantes que os óleos essenciais do zimbro possui, ele termina por auxiliar no combate de problemas de insônia, o que resulta numa qualidade melhor do sono.

O óleo pode ser inalado diretamente do frasco ou, antes de deitar, pode-se fazer um chá de zimbro.

Reduz o inchaço

O zimbro possui também propriedades diuréticas e, por conta disso, é um grande aliado na redução do inchaço, pois ajuda na diminuição da retenção de líquido no corpo todo.

Conheça o Clube do Galo

As propriedades diuréticas promovem a eliminação do excesso de líquido no organismo por meio da urina e ajudam, mesmo que indiretamente, na boa forma.

Benefícios do zimbro

Combate a infecção urinária

Graças às mesmas propriedades diuréticas ditas acima, o zimbro também tem grande papel no combate da infecção urinária e na formação de pedra nos rins. Isso se dá pelo aumento da produção de urina, que acaba limpando a uretra.

Como os óleos essenciais do zimbro acabam por aumentar a produção de urina, também podem ser usados no combate de problemas como gota ou artrite, já que elimina ácido úrico pela urina produzida.

Melhora no sistema digestivo

Os óleos essenciais do zimbro auxiliam na melhora do funcionamento do sistema digestivo, pois controlam o fluxo da bile do fígado e dos ácidos do estômago. Também aumentam a produção de enzimas digestivas e regulam o processo digestivo.

As propriedades adstringentes do zimbro ajudam na redução da acidez do estômago, então ajudam também no tratamento da úlcera, além de proteger o fígado, reduzir a produção de gases intestinais e auxiliar no tratamento de vermes, infecções intestinais e diarreia.

Proteção contra as doenças cardiovasculares

Como na composição do zimbro ele possui os óleos essenciais como o totarol e flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, eles auxiliam na redução de colesterol. O resultado disso é a redução de risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Também pode ajudar no controle da pressão e na circulação sanguínea, o que permite um bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Ajuda no combate de problemas respiratórios

Graças aos seus antioxidantes, o zimbro ajuda nas questões da melhora da asma e bronquite, principalmente quando se trata de seus óleos essenciais, que são usados para fazer a vaporização.

Como utilizar o zimbro no seu drink

É quase impossível falarmos sobre gin e não lembrarmos do zimbro, já que ele é um botânico que serve para realçar o aroma e o sabor da bebida.

Sua presença é fundamental para degustadores, porque proporciona o ar de tradição e modernidade juntos.

Veja a seguir como preparar o drink chamado IAPOTY, que é preparado com o zimbro e leva um toque cítrico e ligeiramente apimentado!

Drink IAPOTY

Ingredientes:


  • 50 ml de suco de limão siciliano
  • 50 ml de gin
  • 10 ml de xarope de jabuticaba
  • Bagas de zimbro para decorar

Modo de preparo:

Em um copo gelado, coloque o gin, o suco de limão siciliano e o xarope de jabuticaba e misture lentamente. Termine colocando as bagas de zimbro para a decoração da bebida.

Conheça outros botânicos

Agora que você já sabe quais são os benefícios do zimbro e como esta especiaria pode ser utilizada em um drink especial, que tal conhecer os outros botânicos?

Os botânicos são elementos adicionais que podem ser colocados como ingredientes na sua bebida, a fim de potencializar o sabor e o aroma do drink.

Então se ficou curioso sobre quais são os componentes que podem ser utilizados como ingrediente no seu drink, confira a seleção de botânicos que a The Gin Flavors tem!