Blog the gin flavors

Saiba como harmonizar gin e petiscos

Muito além do vinho, veja como fazer a harmonização de gins e diferentes pratos

Gourmet Mexican shredded meat tacos on wooden table. Gourmet mexican food. Gourmet tacos and gin tonic.

O gin, por si só, já consegue criar experiências incríveis e impressionar a todos. No entanto, saco vazio não para em pé, e é sempre mais gostoso saborear aquele drink com algumas comidinhas.

É importante destacar que não existem regras concretas para harmonizar gin com diferentes tipos de comida. O importante é que tudo seja agradável ao seu paladar.

No entanto, para combinações mais certeiras – e se você estiver precisando de inspiração para receber os amigos ou a família em casa –, confira nossas dicas de como fazer a harmonização de gin e comida.

Como harmonizar?

Harmonizar bebidas e comida não é tão difícil quanto pode parecer. 

O princípio mais básico da harmonização é manter o equilíbrio entre os sabores para que um não se sobressaia sobre o outro.

Ao mesmo tempo em que é interessante balancear a intensidade da bebida com o prato, também é bacana escolher elementos que possam se complementar. O intuito da harmonização, no final das contas, é criar um terceiro sabor na refeição.

Nesse sentido, a dica é testar várias combinações diferentes para saber o que mais te agrada.

Petiscos

Se você quer só beliscar alguma coisinha ao invés de investir em uma refeição completa, confira esse pequeno guia para combinar gin com petiscos.

Com Gin Tônica clássica

Para saborear a clássica mistura de dry gin com água tônica e limão, petiscos de sabores intensos caem muito bem.

Queijos, presunto de parma e outros embutidos se encaixam direitinho nessa categoria. Neste caso, opções de charcutaria, como uma bela tábua de frios, são recomendadas.

Mas como a G&T é versátil e vai bem com tudo, pratos um pouco mais leves também combinam perfeitamente. Aposte em legumes, bolinhos de arroz e guacamole.

Rótulos indicados: Tanqueray, Nordes, Bulldog.

Com drinks cítricos

Os cítricos são ótimos para amenizar o sabor pesado de alguns alimentos e até mesmo neutralizar seus efeitos no estômago.

Por isso, se você está com vontade de comer alguma fritura – batata, mandioca, coxinha… –, opte por drinks com limão, laranja ou grapefruit. 

Até mesmo outros tipos de porções também combinam muito bem neste grupo. Frango à passarinho, linguiça calabresa… Todo o cardápio tradicional de boteco!

Rótulos indicados: Ivy Mar, Vitória Régia Citrus, Zuur Gin.

Com drinks herbais

Se o seu drink do dia leva manjericão, hortelã, tomilho ou pepino, você tem ingredientes extremamente aromáticos e de sabores mais abertos.

Para combinar, encontre petiscos que tenham a mesma leveza. Sanduíches naturais, hambúrgueres veggie, salmão defumado, queijos magros – branco, ricota, cottage –, legumes e frutas são as harmonias certas.

Rótulos indicados: Gin Mare, Atlantis, Monkey 47.

Outros pratos

Se você quiser harmonizar seu drink com pratos mais elaborados, com refeições completas que incluem sobremesas, veja as dicas a seguir.

Conheça o Clube do Galo

Churrasco

O churrasco é muito associado à cerveja ou à caipirinha, mas o gin também tem seu lugar ao sol.

Drinks de gin com toques herbais e cítricos, que incluem pepino, limão e/ou gengibre, são ótimos para saborear junto com cortes que tenham maior teor de gordura, como costela, cupim e picanha.

Além disso, também limpam o paladar, deixando o sabor das carnes mais acentuado.

Rótulos indicados: Beefeater e Yellow Bird.

Frutos do mar

Que tal substituir o vinho branco ou rosé por um belo drink com gin na hora de comer frutos do mar?

Para isso, o mais recomendado é harmonizar gins florais e/ou frutais, que vão muito bem com a suavidade e sabores característicos de peixes, moluscos e crustáceos.

Peixes brancos – bacalhau, merluza, dourado, linguado – grelhados ficam ótimos com esse tipo de gin, bem como massas com frutos do mar – talharim aioli com camarões, por exemplo.

Uma boa salada verde com lascas de queijo parmesão fresco e croutons completam o seu almoço ou jantar de maneira perfeita.

Rótulos indicados: Roku e Gin Limão Rosa.

Chocolate

Para a sobremesa, que tal juntar gin e chocolate?

Além de preparar drinks que combinam os dois ingredientes, você também pode fazer uma sobremesa deliciosa.

Rótulos indicados: Bombay Sapphire e At Five. 

Veja essa receita incrível:

Trufa de gin

Ingredientes:

  • 300 g de chocolate meio amargo
  • 50 g de creme de leite UHT (17 a 20% de gordura)
  • 50 ml de gin
  • Chocolate em pó (50% cacau) para decorar

Modo de preparo:

  • Em banho-maria, derreta o chocolate meio amargo.
  • Adicione o creme de leite e o gin. Misture bem até incorporar todos os ingredientes e criar uma textura homogênea de ganache.
  • Em um recipiente preferencialmente de vidro, coloque o chocolate na geladeira por 15 a 20 minutos.
  • Depois de tirar a ganache da geladeira, faça bolinhas imediatamente para que o calor não seja perdido. Use uma colher de sobremesa como referência de tamanho.
  • Se o ambiente ou suas mãos estiverem muito quentes, leve as bolinhas de volta à geladeira por 5 a 7 minutos. Não deixe o chocolate derreter.
  • Passe cada trufa por chocolate em pó, sempre retirando o excesso para que o sabor não fique muito amargo.
  • Sirva logo em seguida ou conserve as trufas
  • na geladeira por até 5 dias.

Gostou da receita e de todas as nossas dicas? Esperamos que esse post te ajude a criar momentos incríveis com os seus amigos, familiares ou aquela pessoa especial.

Seja no almoço, jantar ou em um encontro mais descontraído, sabemos que existe uma combinação de gin com pratos deliciosos.

E se esta é a sua primeira vez por aqui, queremos te presentear com um cupom de desconto de 5% para a sua primeira compra!

Basta inserir o código a seguir no carrinho antes de efetuar o pagamento: welcometgf

Referências: