Blog the gin flavors

Saiba como planejar a quantidade de bebidas para as festas de fim de ano!

Não deixe seus convidados na mão (e nem saia no prejuízo) ao seguir essas dicas

Assim como faltar comida é uma coisa que deixa os convidados desconfortáveis, a falta de bebida em uma encontro entre amigos e família também é motivo para burburinho.

Qualquer festa que se preze não deixa faltar nada para nenhum convidado, mas também é importante não exagerar. Afinal, tudo está mais caro e não podemos perder a chance de economizar.

Pensando nesse equilíbrio, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a calcular a quantidade certa de bebidas para festa de fim de ano.

Perfil dos convidados

Antes de mais nada, pense no perfil dos seus convidados, sendo a faixa etária um bom indicativo.

Os mais jovens costumam beber mais do que os mais velhos, assim como seus gostos podem ser diferentes.

Se você já conhece as pessoas, tente se lembrar do que elas preferem. Existem pessoas que não dispensam uma cervejinha, enquanto outras gostam mais de destilados.

Crianças não consomem, então o cálculo para as bebidas sem álcool pode ser cortado pela metade em relação aos pequenos.

Ocasião

A ocasião do evento também é um bom norte para saber o que comprar.

Encontros juninos precisam de quentão e vinho quente, por exemplo. A mesma lógica se aplica em bebidas para festa de fim de ano.

O Natal e o Ano Nnovo pedem por elementos que sejam a cara da ocasião,  como champanhe para a hora do brinde.

A tal da festa americana

A chamada festa americana acontece quando todos os convidados contribuem para o evento ao levar um prato, não permitindo que o anfitrião fique sobrecarregado demais.

Neste caso, você pode pedir que os participantes levem suas próprias bebidas, o que aumenta a chance de que todos vão beber o que gostam. De quebra, ainda te dão aquela forcinha no orçamento.

É claro que todos podem aproveitar as bebidas disponíveis, mas o ideal é que um esquema de preço e até de determinação de marcas seja estabelecido para que ninguém saia em desvantagem.

Sempre vai existir um espertinho que leva um item de qualidade duvidoso, mas que só quer consumir o que tiver de mais caro da festa, então pense em uma maneira de manter as coisas justas.

Bebidas sem álcool

Nos dias quentes, calcule cerca de um litro de suco e/ou refrigerante para cada adulto. Para as crianças, planeje 500 ml. Se o clima estiver mais frio, é possível reduzir a quantidade em 200 ou 300 ml.

Conheça o Clube do Galo

Dê preferência a sabores mais “universais”, como laranja, limão e bebidas sabor cola. Também não se esqueça de comprar algumas garrafas zero açúcar para os diabéticos e para quem estiver de dieta.

Para a água, planeje cerca de meio litro para cada pessoa em qualquer época do ano. 

Bebidas com álcool

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida, então calcule a média de 1 litro por convidado.

Com os destilados, 1 garrafa de vodka para cada 3 pessoas e 1 de whiskey para 10. Para o gin, reserve 1 garrafa para 12 pessoas – e não se esqueça de marcar 300 ml de água tônica para cada.

E é claro que não podemos nos esquecer das principais bebidas para festa de fim de ano. Compre o suficiente para que cada pessoa possa beber 2 taças de champanhe.

Temperatura e preparo

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto bebidas quentes, então certifique-se que todas estarão na temperatura certa.

Se você for armazená-los no freezer ou na geladeira, tome cuidado para que os líquidos não congelem. Se preferir usar gelo, providencie 1 kg para cada litro de bebida.

Também não se esqueça de ter copos e taças o suficiente para todos, sejam de vidro, acrílico ou descartáveis – assim como qualquer outro tipo de acessório de bar que se faça necessário.

Caso você tenha planos de preparar drinks com frutas e até mesmo versões de Gin Tônica que levam vários ingredientes, compre todos os elementos que vão nas receitas – frutas, açúcar, botânicos, etc –, tomando cuidado para não deixar nada faltar e nem exagerar nas quantidades.

Referências: