Os rótulos de frutas vermelhas são os mais conhecidos, mas há outras variedades de gin saborizado que também merecem sua atenção
Quando o assunto é gin, muito provavelmente, a primeira coisa que surge na sua cabeça é aquele destilado transparente e brilhante.
Isso acontece por causa da influência e notoriedade do London Dry, o tipo de gin mais conhecido em todo o mundo por ter sido aperfeiçoado há centenas de anos e pelo seu método de preparação, considerado “mais puro”.
Embora os tradicionais sejam os mais populares, existem outras opções que fogem um pouco dos clássicos e se aventuram em outros ingredientes, modo de destilação e, por consequência, em sabores distintos e marcantes.
Se você é um consumidor mais dedicado, talvez deve saber que os gins rosés também têm seu espaço nos bares e prateleiras de lojas especializadas. As receitas, geralmente, levam frutas vermelhas e até flores – como o hibisco.
O resultado disso é um bonito líquido cor-de-rosa de sabores e aromas frutais e florais, perfeitos para os dias quentes e para quem tem o paladar mais delicado.
Mas desta vez, vamos além das frutas vermelhas e, portanto, além dos rosés. Continue a leitura para conhecer diferentes tipos de gins saborizados para você provar o quanto antes!
Tanqueray Flor de Sevilla
O Tanqueray original, da clássica garrafa verde, você já deve conhecer. Mas já provou ou ouviu falar do Flor de Sevilla?
Essa versão deliciosa de uma das maiores marcas de gin do planeta leva laranjas Sevilla, que são típicas da Espanha.
Além disso, também conta com zimbro, coentro, raiz de angélica e alcaçuz – todos presentes no rótulo clássico. A receita completa, porém, é um mistério. Ao que tudo indica, apenas quatro pessoas em todo o mundo têm conhecimento dessa super fórmula secreta.
Prepare-se para se sentir no mar do mediterrâneo ao provar esse drink. Indicamos que você misture com água tônica premium e uma fatia fresca de laranja.
Fica delicioso!
Monkey 47 Sloe
O principal botânico dessa versão do queridíssimo Monkey 47 é a chamada sloe, uma fruta muito comum na Europa. Também é conhecida como sloe berry ou blackthorn.
Parente das ameixas e blueberries, a sloe confere um sabor frutado irresistível à bebida, com toques doces e ricos.
Com produção 100% artesanal, as frutas são colhidas à mão, juntamente com os outros botânicos da composição, na Floresta Negra, uma região montanhosa no sudoeste da Alemanha, quase na França.
Fabricadas em pequenos lotes, cada garrafa é numerada e tem um anel com a frase “Um entre muitos” em latim. A intenção é imprimir exclusividade a esse produto tão especial.
WH 48 Lote Especial Amburana
Esse orgânico puríssimo é uma edição especial do WH com infusões da tradicional erva-mate gaúcha da espécie ilex paraguariensis, gengibre nativo do lote 48 da família Weber – criadora do rótulo – e folhas frescas de cana-de-açúcar.
A grande estrela, no entanto, é a amburana, uma árvore típica do sertão nordestino que é amplamente comercializada pelo seu perfume e sabor.
Toda essa mistura forma um gin de coloração amarela suave, com gosto leve, adocicado e deliciosos toques frutados e amadeirados.
Beg Modern & Tropical
O Modern & Tropical tem uma seleção fantástica de botânicos: zimbro, semente de coentro, raiz de angélica, folhas de pitangueira, sabugueiro-do-brasil, cardamomo, capim-santo, casca de limão tahiti, mexerica, laranja lima e blue pea flower.
Essa última, em especial, é a estrela da bebida. A clitoria ternatea, ou blue pea flower, é uma flor azul que funciona como uma espécie de corante natural, transferindo sua bela coloração ao líquido.
O mais incrível é que, por causa do ingrediente, quando esse gin se encontra com a água tônica, o tom muda de azul/roxo para um suave cor-de-rosa. A explicação disso fica por conta do PH da água tônica que causa uma reação química quando se mistura à flor.
Além do efeito visual de encher os olhos, esse queridinho da destilaria Beg faz maravilhas ao paladar com suas notas cítricas e frutadas irresistíveis. Você tem que provar!
Tanqueray Rangpur
Outra iguaria da Tanqueray, esse rótulo conta com limões rangpur – o limão-cravo, como é conhecido no Brasil –, gengibre e folhas de louro como componentes principais. Também leva suco de tangerina e algumas especiarias indianas.
Essa alquimia perfeita se transforma num sabor forte de limão. O gosto cítrico e refrescante que fica na boca faz com que esse gin seja ideal para um drink na beira da piscina ou na praia.
Beba com bastante gelo, água tônica premium e fatias de limão siciliano ou tahiti.
Faça o seu próprio gin saborizado
Você pode capturar os seus sabores favoritos em uma infusão de gin cheia de originalidade e criatividade.
Ao fazer um gin saborizado em casa, as possibilidades são infinitas e você não precisa se prender apenas ao que há no mercado. Crie drinks florais refinados, frutais para o verão ou aposte nos ingredientes ousados. O céu é o limite!
Como fazer gin saborizado?
O primeiro passo é escolher o gin. Selecione um rótulo que tenha um paladar limpo e descomplicado para que a mistura com o botânico da sua escolha não fique ruim. A dica é investir em um London Dry mais convencional, como o Beefeater, por exemplo.
Depois, escolha o sabor. Opte por ingredientes que sejam fáceis de trabalhar e que combinem com a receita original do gin com o qual você pretende infusionar.
Veja algumas sugestões:
- Frutas: laranja, blueberry, amora
- Vegetais: ruibarbo, salsão, beterraba
- Ervas e outras plantas: alecrim, tomilho, hortelã, lavanda, hibisco, baunilha
Para o processo de infusão, use um recipiente de vidro que possa ser tampado completamente – a vedação tem que ser boa para que os sabores não escapem e impurezas não entre em contato com a bebida. Certifique-se de limpar e esterilizar tudo com bastante cuidado.
Em seguida, basta adicionar o gin e o ingrediente de sua escolha e fechar bem. É nessa parte, no entanto, que você precisará ter um pouco de paciência.
Cítricos, baunilha e cardamomo levam um dia para ficar pronto. Sabores mais fortes e picantes precisam de 5 a 7 dias. Os mais moderados podem demorar de 2 semanas a um mês.
Recomendamos que você verifique a infusão esporadicamente e determine o tempo de processo de acordo com o seu gosto. Quando estiver feliz com o resultado, tire os pedacinhos sólidos que podem estar nadando pelo líquido e passe-o por um coador para uma filtragem mais absoluta.
Para guardar, mantenha seu gin saborizado em garrafas, jarras ou potes bem selados e coloque-os em um ambiente arejado e com pouca luz. Desta forma, sua infusão pode durar até um ano.
Apesar de um pouco demorado, criar a sua própria infusão de gin pode ser uma experiência muito divertida e satisfatória. No final das contas, saborear um drink com gin que você mesmo fez com suas próprias técnicas de alquimia vai ser muito mais prazeroso!