Blog the gin flavors

Você já deu chance aos gins brasileiros?

Sabia que o Brasil é um grande produtor de gins? Conheça alguns rótulos imperdíveis!

O gin nasceu na Escócia e ganhou fama na Inglaterra. De modo geral, os rótulos de produção europeia são os mais conhecidos e apreciados em todo o mundo, mas o gin não se resume apenas ao Velho Continente.

Existem também destilados de altíssima qualidade desta categoria na Ásia e nas Américas, como é o caso dos gins brasileiros.

Conheça alguns gins brasileiros

O Brasil vem conquistando um papel bastante importante no mundo dos gins. Diversos rótulos nacionais já ganharam prêmios mundiais extremamente renomados, o que comprova que as nossas destilarias vêm fazendo um ótimo trabalho.

A grande graça dos gins brasileiros é a utilização de ingredientes locais que não podem ser encontrados em qualquer outro lugar do planeta a não ser aqui. É claro que ingredientes clássicos também fazem parte das receitas – como o zimbro, por exemplo – mas a adição de componentes diversificados trazem características únicas às bebidas.

Além disso, quando você compra uma garrafa de gin nacional, você apoia os pequenos empresários e valoriza o comércio interno. Então além de adquirir um produto diferente, ainda ajuda empreendedores a continuarem suas atividades. É só vantagem!

BEG Gin

Gin BEG
Foto: Instagram @beg_gin

A maceração do BEG Gin leva até 24 horas e tem um único objetivo: extrair todos os aromas e sabores dos botânicos para atingir a melhor qualidade possível em um líquido rico, complexo e aveludado.

O processo de fabricação do BEG conta com a técnica de alambiques aquecidos no que pode ser considerado um “banho-maria”. Esse processo dura, aproximadamente, 6 horas.

Os botânicos do rótulo Beg Modern & Tropical são fartos: zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, folhas de pitangueira, sabugueiro do Brasil, cardamomo, canela, capim-santo, casca de limão tahiti, mexerica, laranja lima e a Blue Pea Flower – uma flor azul que deixa o gin em uma coloração arroxeada. O legal desse gin é que quando você adiciona água tônica, o líquido fica rosa.

Química pura!

Zuur Gin

Zuur Gin
Foto: Instagram @zuurgin

Apesar do nome ter origens holandesas – “zuur” significado “azedo” –, o Zuur Gin é 100% brasileiro, e tirou do Cerrado Mineiro a inspiração para a sua composição.

O “gin azedo” tem esse nome por causa do limão capeta – também conhecido por aí como limão-cravo. Essa é uma fruta muito consumido em Minas Gerais, e é o ingrediente principal da bebida.

Conheça o Clube do Galo

Para afirmar ainda mais as origens mineiras, as cores da garrafa, o verde e o laranja, são muito presentes no cerrado de Minas, assim como a jaguatirica do rótulo, um bicho bastante comum na região.

O Zurr Gin une as notas clássicas de um London Dry com a versatilidade e a modernidade da alquimia contemporânea. O resultado disso é um destilado que equilibra aromas e sabores de maneira perfeita.

Arapuru

Gin Arapuru
Foto: Instagram @arapurugin

Um dos gins brasileiros mais conhecidos, o Arapuru tem o caju como ingrediente de destaque, o que traz um caráter suculento e doce ao paladar. A agradável ardência do sabor vem da imbiriba, puxuri, pimenta-rosa e do cardamomo.

Também há toques de bergamota, limão-cravo, raiz de angélica e, claro, as bagas de zimbro. Para extrair o máximo do sabor dos botânicos, a destilaria aposta em um processo de maceração dos ingredientes em álcool etílico de cereais por 24 horas. 

A outra parte da produção fica por conta da infusão a vapor. O resultado disso é um gin saboroso e original de nuances inglesas, mas com toques inconfundíveis que só o Brasil é capaz de ter.

Atlantis

Gin Atlantis
Foto: Intagram @ginatlantis

O Atlantis é tão especial que vem com uma lenda: uma linda sereia que vivia nos mares do norte de Londres conheceu o Brasil e se apaixonou pelo nosso país. Assim, ela trouxe para cá uma receita clássica de uma das bebidas mais antigas e amadas pelos marinheiros ingleses.

Mesmo que sereias não existam de verdade, o sabor do Atlantis é mais que real. Esse gin é feito de maneira tradicional, destilado em um alambique de cobre, utilizando técnicas de fabricação britânicas e filtragem em carvão ativado para que o líquido fique macio e perfeitamente equilibrado.

Os botânicos presentes na receita são: zimbro, limão tahiti, raiz de angélica, semente de coentro, cardamomo, alcaçuz e tomilho.

Vitória Régia

Gin Vitória Régia
Foto: Instagram @ginvitoriaregia

O Vitória Régia é uma estrela na lista de gins brasileiros. Completamente artesanal, foi premiado com a Medalha de Ouro na Competição SFWS e também já venceu o tradicional World Gin Awards, um dos prêmios mais importantes do mundo.

A destilaria 100% sustentável – movida a energia solar – utiliza 5 botânicos: cardamomo, zimbro, pimenta-da-jamaica, coentro e casca de limão desidratada. O álcool neutro do Vitória Régia faz com que a bebida mantenha uma forma pura, livre de aditivos químicos e qualquer elemento contaminante.

Gins brasileiros na The Gin Flavors

Agora que você já conheceu alguns gins brasileiros imperdíveis, já deve ter percebido como os destilados do nosso país são especiais, não é mesmo?

Os gins da The Gin Flavors têm ainda mais. Muito além dos rótulos que apresentamos aqui, temos outros gins nacionais incríveis que você também precisa conhecer. Mas se você prefere sabores que vão além dos limites brasileiros, não deixe também de conhecer nossos gins internacionais.

Temos certeza que você vai encontrar algo que é a sua cara!