Gin escocês: quais são os melhores rótulos?
Conheça a história por trás do gin escocês e quais rótulos você não pode deixar de provar
Hoje em dia, no Brasil, é muito difícil encontrar um bar ou restaurante em que alguém não esteja tomando uma taça de gin.
O Reino Unido é um dos maiores exportadores dessa bebida tão querida. O gin ganhou popularidade de verdade na Inglaterra, a partir do século XVI, mas na época ele não teve uma fama muito aceita pelo povo. Tanto que, no século XVIII, a bebida ficou conhecida como a “ruína das mães”.
Hoje em dia é até difícil acreditar que um dia o gin teve essa fama, não é? Mas como o tempo passa e as modas vão mudando significantemente, novos produtores artesanais surgiram e o interesse pelo gin voltou a crescer sem a má fama de antigamente.
E graças à estes novos produtores, o gin ficou muito conhecido e amado por diversas pessoas ao redor do mundo. Além da versão inglesa, o gin escocês também faz o maior sucesso – e é isso que você vai ver logo abaixo.
Gin Hendricks
O Gin Hendricks nasceu em 1999 pelas empresa fabricante William Grant & Sons, localizada na Escócia.
Inventado pelas mãos da destiladora Lesley Gracie, o Hendricks é o gin que deu origem a categoria premium da família William Grant & Sons, liderando até hoje seu status, já que é encontrado em mais de 90 países ao redor do globo.
Essa bebida – que está mais no gosto popular mundo afora – foi elaborada pela combinação de pétalas de rosas e pepino, além de outros 11 botânicos que resultam num sabor refrescante e com um leve aroma floral.
Com certeza este é um dos gins que você não pode deixar de experimentar!
Gin The Botanist
O The Botanist é um gin artesanal produzido na Ilha de Islay – também conhecida como a Ilha do Whisky, por causa da produção intensa do bebida nessa região. O rótulo é produzido na Destilaria Bruichladdich, na Escócia, em pequenos lotes e é o único gin feito pela empresa.
Esse gin é caracterizado pelo aroma incomum, obtido por meio de 22 botânicos escolhidos localmente e obtidos à mão. Inclusive, o seu nome é inspirado nesses ingredientes que compõem sua receita.
Os botânicos coletados são lentamente destilados em um alambique que leva o nome de “Ugly Betty”. Sua destilação leva por volta de 17 horas, o que é quatro vezes mais que a média de destilação do whisky.
Após a maceração noturna dos nove botânicos base – que inclui sementes, bagas de zimbro, cascas de frutos e raízes –, o gin é destilado.
Com o vapor obtido pela infusão dos botânicos, base com a água da nascente de Islay, e a partir da destilação com álcool, o líquido passa pela cesta com o restante dos ingredientes.
É graças a essa destilação que o The Botanist tem um sabor tão característico e único. Seu sabor é influenciado exclusivamente pelos botânicos, sem outras essências. Portanto, é tudo o mais puro e natural possível.
Com certeza vale a pena não deixar este gin de fora da lista de queridinhos!
Gin Tanqueray
A marca de gin inglesa Tanqueray é extremamente famosa e comercializada no mundo inteiro. É original da Inglaterra, mas hoje em dia este gin é produzido na Escócia.
Tanqueray é um gin escocês puro, no estilo London Dry, e sua receita completa é um mistério guardado à sete chaves. Tudo o que sabemos, entretanto, é que esse destilado possui quatro botânicos: zimbro, coentro, alcaçuz e raiz de angélica.
Inicialmente, o Gin Tanqueray foi destilado em 1830 por Charles Tanqueray, em Londres, que também teve seu ponto de venda aberto chamado Edward & Charles Tanqueray & Co.
Após a morte de Charles em 1868, seu filho Charles Waugh Tanqueray herdou a destilaria e deu continuação aos serviços. Durante a Segunda Guerra Mundial, seu ponto de venda se mudou para a Escócia, onde continua até hoje.
Em 1951, o gin passou a ser vendido na famosa garrafa verde, e tornou-se uma das bebidas mais vendidas no mundo todo.
Para servir este gin, é interessante juntar limão ou laranja e alguns grãos de pimenta-rosa!
Gin Tanqueray Ten
Após a primeira versão do Gin Tanqueray, no ano 2000, o mesmo espírito surgiu para criar o Gin Tanqueray Ten, bebida que estabeleceu o primeiro gin ultra premium do mundo inteiro.
Este rótulo é um dos favoritos de vários bartenders do mundo. Em 2015, venceu o concurso The World’s 50 Best Bars, sendo considerado o melhor gin do planeta.
O Tanqueray Ten é um gin destilado com diversas frutas cítricas, e é perfeito para uma boa taça de Martini.
Gin Tanqueray Rangpur
Outra edição especial do famoso gin escocês Tanqueray, o Rangpur se diferencia do original por sua adição de diferentes botânicos em sua receita.
Entre os ingredientes estão uma fruta híbrida de limão e tangerina, assim como limão Rangpur e também folhas de louro e gengibre.
No aroma, a tangerina e o limão se destacam e deixam o paladar com o toque do zimbro e gengibre, juntamente com as deliciosas notas frutais.
Este gin é especial para aqueles que gostam de cítricos e botânicos da Índia no gin tônico.
Gin Tanqueray Flor de Sevilla
Equilibrado com os quatro botânicos clássicos do Gin London Dry, o Tanqueray Flor de Sevilla conta com a adição da essência natural das laranjas e flores de laranjeiras da Sevilla, que lhe proporciona um sabor frutado e picante ao mesmo tempo.
No aroma, o cítrico e frescos das laranjas são adicionados juntamente com as notas do zimbro, alcaçuz e coentro.
No paladar, a junção de todos os ingredientes formam uma certa acidez com um toque de doçura, o que lhe dá um gosto bem equilibrado.
É um sabor único do Mediterrâneo banhado ao sol, um gin premium distinto e delicioso.
Além do gin escocês
Agora que você conhece os melhores gins escoceses, encontre também outros rótulos que podem agradar seu paladar.
A The Gin Flavors possui um catálogo extenso de gins que você pode conferir em nosso site. Temos certeza que você irá amar!