Blog the gin flavors

Dúvidas sobre a água tônica que todo mundo tem

Curiosidades que vão desde a criação até boatos bizarros

água tônica em um copo de vidro

O sabor amargo da água tônica é considerado o par perfeito para a complexidade e a riqueza do gin.

Muito além de ser apenas um complemento ao destilado, essa é uma bebida única, com uma história antiga e que atravessa fronteiras.

Confundida com água com gás e refrigerante, e por vezes pintada como remédio milagroso para uma série de doenças, confira as maiores curiosidades sobre a água tônica.

Como e onde a água tônica foi criada?

Estima-se que os primeiros indícios de pelo menos algo que se assemelhasse à água tônica aconteceu no século XIX, na Índia.

Os indianos usavam uma combinação de quinino e água com gás para o tratamento de algumas enfermidades.

Na época, a Grã-Bretanha percorria o planeta em missões de colonização em massa, mas vários britânicos que estavam nas colônias estavam morrendo por causa de um violento surto de malária.

Ao mesmo tempo, nas Américas, os espanhóis descobriram que o povo do Peru e Equador consumiam a casca de uma árvore chamada Cinchona para febres e relaxar os músculos. A casca dessas árvores era muito rica em quinino, o principal ingrediente da água tônica.

A notícia se espalhou e, em pouco tempo, a casca da Cinchona se tornou o principal medicamento usado para tratar a malária na Europa. Ao que tudo indica, na década de 1840, 700 toneladas foram consumidas apenas pelos colonos britânicos que estavam na Índia.

Por ter um sabor muito amargo, em algum momento da história, alguém decidiu misturar a casca da árvore com açúcar, limão e água gaseificada, na esperança que isso melhorasse seu sabor, o que deu origem a água tônica.

Essa combinação foi patenteada e vendida pela primeira vez em 1858, em Londres, na mesma época que o gin começava a ganhar força de vez na Inglaterra.

E a origem do nome?

O dicionário define a palavra tônica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”.

A água tônica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava.

Daí vem esse nome – da noção de suas propriedades médicas em revitalizar e tonificar o corpo.

Água tônica é boa para se hidratar?

Por mais que a água tônica tenha nascido como um remédio que podia ajudar em casos de doenças graves como contra a malária, não é a melhor alternativa para quem precisa manter o corpo hidratado.

A tônica leva açúcar, sódio e outras substâncias químicas que podem interferir na absorção da água pelas células.

Conheça o Clube do Galo

Por isso, se você quer investir na sua hidratação, beba água mineral ou aposte em isotônicos que te ajudam a recuperar os minerais que seu organismo perde através do suor, já que a água tônica é uma opção ruim.

Água tônica brilha no escuro?

A curiosidade sobre a água tônica mais legal de todas: ela brilha no escuro!

O quinino é o alcaloide mais importante dentre os outros 25 que são encontrados na casca da Cinchona. Uma das coisas que o diferencia é sua característica fluorescente.

Mas não pense que basta apagar a luz que a sua latinha de água tônica vai se iluminar como uma árvore de natal. Para que o efeito seja visto, a presença da luz negra, ou ultravioleta, é indispensável.

Isso acontece porque o quinino é composto por pequenas substâncias chamadas fósforos. Quando são atingidas por uma luz UV, invisível ao olho humano, elas se convertem em uma forma visível, produzindo o brilho.

Se você tiver a oportunidade de executar esse pequeno fenômeno, verá que a água tônica se iluminará em uma bonita luz azul clara e brilhante.

Posso fazer em casa?

Se você tiver tempo e paciência, pode fazer sua própria água tônica. Veja a receita de Jeffrey Morgenthaler, um respeitado barman dos Estados Unidos:

Ingredientes:

  • 4 copos de água
  • 1 punhado generoso de capão-limão cortado grosseiramente
  • 1 laranja
  • 1 limão siciliano
  • 1 limão tahiti
  • 1 colher de chá de pimenta-da-jamaica
  • 1 pitada de sal
  • ¾ de xícara de calda de agave (disponível em algumas redes de supermercado e lojas cerealistas)
  • 2 colheres de sopa de Cinchona em pó (você provavelmente encontrará nas lojas como extrato de quinino ou quinino em pó)

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes em uma panela com tampa e deixe ferver por 20 minutos.
  • Tire do fogo e coe com uma peneira.
  • Volte a mistura para a panela e adicione a calda de agave. Ferva novamente.
  • Tire do fogo, deixe esfriar e depois coloque em uma garrafa. Guarde em um local seco e arejado.
  • Quando for beber, adicione água com gás a esse xarope para transformá-lo em água tônica de verdade.

É remédio para o coronavírus?

Essa é uma curiosidade sobre a água tônica que não gostaríamos de colocar nessa lista, mas as fakes news não perdoam nada ou ninguém.

Em abril de 2020, Victória Peixoto, pré-candidata a vereadora de Campo Grande, no Mato Grosso, gravou um vídeo dizendo que a água tônica é um remédio para tratamento e prevenção da covid-19 por causa do quinino.

De acordo com ela, essa seria uma alternativa para pessoas que não teriam acesso à cloroquina. No passado, além do quinino, a cloroquina também foi um medicamento utilizado para o tratamento de malária.

Os cientistas da área da saúde nunca encontraram nenhum indício de eficácia da cloroquina contra o coronavírus, e muito menos do quinino.

Além disso, a quantidade dessa substância na água tônica é tão pequena que, mesmo se tivesse algum efeito contra a doença, seria insignificante.

O vídeo com a falsa informação viralizou na internet mais pela absurdidade sobre o que era dito do que pela crença de que aquilo poderia ser verdade.

No entanto, sabemos o quanto as fake news podem ser perigosas, ainda mais se tratando de um assunto tão delicado como a pandemia.