Conheça os benefícios da pimenta-rosa
Rica em vitaminas, a pimenta-rosa também tem espaço na alquimia de bebidas
Sabia que a pimenta-rosa vem da aroeira? Originário da América do Sul, o fruto é parte importante da culinária regional. Essa planta também se adaptou muito bem ao clima da Ásia, e caiu nas graças da gastronomia do continente.
Para cultivar a aroeira, é importante que ela seja alocada diretamente em um jardim, já que é uma árvore de porte médio. Escolha um lugar com bastante sol e terra adubada.
A pimenta-rosa tem um sabor muito mais suave e adocicado que outros tipos de pimenta – e por isso faz a cabeça de vários chefs de cozinha ao redor do mundo. É dona de um leve ardor, mas nada como a pimenta-do-reino, por exemplo.
Se você quiser adicionar este ingrediente a suas receitas, saiba que combina muito bem com grelhados e pratos com tipos variados de queijo. Quer ir ainda mais além? A pimenta-rosa também fica incrível em sobremesas – aposte no chocolate preto ou branco. Mas cuidado com a dosagem, hein? Essa especiaria deve ser complementar, e não dominar o sabor inteiramente.
Os benefícios da pimenta-rosa para a saúde
Além das propriedades culinárias, esse tipo de especiaria também é possuidor de uma série de características que fazem muito bem à saúde.
As sementes têm vitaminas A, B1, B2, C e E.Confira abaixo quais são os benefícios da pimenta-rosa!
Perda de peso
Para ver os resultados da pimenta-rosa nos números da balança, o ideal é consumir uma colher de sopa por dia. Isso faz com que se sinta menos vontade de comer alimentos muito calóricos.
Essa pimenta também age na redução da gordura corporal se for consumida durante as refeições diárias, porque é considerada um termogênico natural. Mas não se esqueça: os benefícios da pimenta-rosa na perda de peso são reais, mas não fazem milagres.
Consuma esta especiaria de maneira responsável e lembre-se que tudo deve ser equilibrado com alimentação saudável e exercícios físicos. Na dúvida, procure um médico de confiança e evite complicações!
Combate ao envelhecimento precoce
Algumas pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo também encontraram antioxidantes na pimenta-rosa, ótimos para retardar o envelhecimento precoce.
O mesmo estudo indicou bons resultados da especiaria em relação a doenças como o câncer, diabetes e até na prevenção do Alzheimer.
Contra a gripe
De acordo com especialistas, a ação contra a gripe está entre a lista dos benefícios da pimenta-rosa para a saúde.
Além das vitaminas já citadas anteriormente, a pimenta-rosa tem mais vitamina C do que uma laranja, o que explica as propriedades de combate ao vírus da gripe.
Fibras e minerais
A pimenta-rosa também é uma rica fonte em ferro, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina e fibras.
Além disso, as sementes também contém cálcio, que é muito importante para a saúde dos ossos, para os músculos, frequência cardíaca e para a coagulação do sangue.
Pimenta-rosa em bebidas
Além de ser muito boa para cozinhar e de suas propriedades poderosas para a saúde, a pimenta-rosa também fica incrível em bebidas. O processo de alquimia possibilita que ingredientes considerados pouco convencionais sejam incrementados a drinks alcoólicos, criando receitas saborosos e originais.
Se você quiser preparar um bom drink para apreciar na sua casa, confira abaixo duas receitas deliciosas para curtir com os amigos e a família!
Physalis
Para fazer o drink Physalis, você vai precisar de:
- physalis (ou fisális – uma fruta pouco conhecida, mas facilmente encontrada em supermercados)
- 50 ml do gin de sua preferência
- 150 ml de água tônica de sua preferência
- 2 anis-estrelados
- pimenta-rosa
- sementes de pimenta-rosa
- gelo
Descasque um physalis e macere a fruta dentro de uma taça gelada. Adicione o gelo e regue com os 50 ml de gin. Mexa bem devagar para liberar o sabor. Acrescente a água tônica, o anis-estrelado e as sementes de pimenta-rosa.
Para dar um charme a mais, decore a taça com mais physalis. Espere um minutinho antes de beber para que o gosto seja ainda mais intenso.
Ginger Easy
Para fazer esse drink, você deve ter em mãos os seguintes ingredientes:
- 50 ml do gin de sua preferência
- 150 ml de ginger ale
- suco de ½ limão
- 1 rodela de limão
- pimenta-rosa
- gelo
Depois de gelar a taça e tirar a água do degelo, despeje o gin e o suco de limão. Com o auxílio de uma colher bailarina, derrame o ginger ale cuidadosamente.
Acrescente a rodela de limão e a pimenta-rosa (para uma experiência saborosa e bem equilibrada, indicamos, aproximadamente, 10 sementes).
Pimenta-rosa na The Gin Flavors
Os benefícios da pimenta-rosa são impressionantes, não? Além das propriedades para o corpo, também é maravilhosa para a gastronomia e a preparação de drinks.
Você pode encontrar a pimenta-rosa aqui na The Gin Flavors, assim como vários outros botânicos que ficam incríveis quando são misturados em coquetéis com gin.
Explore suas possibilidades e aproveite!