Blog the gin flavors

Conheça a história do Gin Beefeater

Saiba tudo sobre um dos gins mais famosos de todos os tempos

O Gin Beefeater é uma das bebidas mais amadas no mundo não apenas pelo público, mas também por especialistas da área. Seu sabor perfeitamente equilibrado garante a ele uma legião de apreciadores, tornando-o vencedor de mais de 80 prêmios.

Mas para que a marca chegasse até o patamar de prestígio que tem hoje em dia, muita coisa teve que acontecer.

O nascimento

Em 1820, antes de se tornar a primeira casa do Beefeater, a Destilaria Chelsea, localizada na Rua Cale, em Londres, no Reino Unido, era controlada pela família Taylor.

Por causa da carreira de farmacêutico, James Burrough foi para Toronto, no Canadá. Quando retornou à terra natal, em 1863, ele comprou a destilaria por 400 libras – uma fortuna na época.

Ali, Burrough passou a produzir licores, gins de frutas e ponches, contando com a Fortnum & Mason, luxuosa loja de departamento, como um de seus clientes.

Ele não era químico, mas sua formação como farmacêutico o ajudava a criar novas bebidas. Obcecado em ser o melhor a produzir destilados, Burrough testou várias receitas diferentes para criar o gin perfeito. Em 1876, finalmente conseguiu – o Beefeater havia nascido.

Em 1908, a destilaria já não conseguia suportar a demanda de produtos. A fábrica se mudou para Hutton Road, no bairro de Lambeth, na região sul de Londres. O novo local passou a se chamar Cale Street em homenagem ao antigo endereço.

Alguns anos mais tarde, foi preciso mudar de casa outra vez. Em 1958, a destilaria se mudou para o bairro de Kennington, na Rua Montfort Place, onde existe até hoje.

O sucesso cresceu a ponto de também dominar o mercado norte-americano. Na década de 1960, o Beefeater representava três a cada quatro garrafas de gin importadas para os Estados Unidos. Em 1963, foi o único gin a bordo da primeira viagem do QEII (navio da Rainha Elizabeth II) a Nova York.

Em 1987, depois de quase 100 anos, a Beefeater saiu da família Burrough e foi vendida para os Whitbread.

Em 2020, a marca completou 200 anos de fundação.

Os diferenciais

O segredo do sucesso do gin beefeater é, sem sombra de dúvidas, seu sabor. O grande responsável por isso é o processo de destilação.

Antes de ser destilado, o álcool puro de cereais é coberto pelos botânicos característicos da marca – zimbro, alcaçuz, amêndoas, angélica, casca de limão, coentro, laranja sevilla e raiz de orris – por 12 horas.

Conheça o Clube do Galo

Essa técnica permite que o óleo dos ingredientes interajam por mais tempo, tornando-o o gin perfeito para desfrutar.

Os botânicos, inclusive, são selecionados todos os anos por Desmond Payne, master distiller da Beefeater desde 1995. Ele é o responsável por comandar a equipe da destilaria, composta apenas por mais três pessoas, que seguem seus comandos.

É difícil imaginar que uma empresa tão renomada tenha somente quatro pessoas na produção, mas isso acontece porque esses são os únicos profissionais capazes de conduzir todos os procedimentos de maneira perfeita.

Além disso, esta é uma maneira de manter todos os segredos do Beefeater dentro das paredes da destilaria.

Apesar da honra à tradição, o Gin Beefeater London Dry não fica na mesmice. Além de seu rótulo clássico, também tem outros produtos de destaque, como o Beefeater 24, o Beefeater Pink e o Beefeater Botanics.

O nome

Ao contrário da grande maioria de marcas de gins, Beefeater não faz alusão à família fundadora, mas isso não significa que as origens britânicas foram esquecidas.

Os Beefeaters, na verdade, são os Yeomen Warders, guardas da Torre de Londres. Traduzindo literalmente, o termo significa “comedores de bife” (beef eaters), porque, antigamente, diziam que eles experimentavam a comida do rei para garantir que os monarcas não fossem envenenados.

Até hoje, os beefeaters são vistos como um símbolo da capital do Reino Unido, e ainda continuam estampados no rótulo da maioria dos produtos Beefeater.

B & Tea

Agora que você já conhece a história do Beefeater, chegou a hora de saboreá-lo!

Abaixo, confira a receita do B & Tea, um drink fácil, elegante e cheio de frescor.

Ingredientes:

  • 50 ml de Beefeater 24
  • 150 ml de água tônica
  • 1 sachê de chá verde

Modo de preparo:

  • Coloque o gin em uma taça junto com o sachê de chá. Deixe infusionar por 2 minutos.
  • Adicione gelo e complete com água tônica. Mexa delicadamente e sirva.

Compre seu Beefeater no site da The Gin Flavors

Referências: