Conheça a história do verdadeiro Negroni, popular bebida italiana
Descubra tudo que precisa sobre esse coquetel tão conhecido
Imagine a seguinte situação, você está em uma mesa de bar rodeadas por amigas(os) queridos e ansiosa para começar a beber. Contudo, nesse em dia em questão você está com vontade de pular a boa e velha cerveja e conhecer novos drinks.
Com o cardápio em mãos, a dúvida chega e você não sabe qual escolher. Uma das pessoas que te acompanha vira e diz “já tomou um Negroni?” e você nunca nem ouviu falar nessa bebida. Seu amigo começa a lhe falar sobre o saber diferenciado da mistura e sua curiosidade vai aumentando.
No fim, com sede de saber se a mistura é tão deliciosa assim, você a escolhe. É fato que todo mundo já escolheu uma bebida apenas pelo sabor, e se você nunca, com certeza conhece alguém que já. A grande questão é: um drink nunca é só um drink.
Todas as bebidas que existem no cardápio de um bar carregam uma biografia e um contexto de acontecimentos que geraram a criação da combinação que levou até o coquetel. Entretanto, nem sempre os clientes e consumidores estão interessados nessa história. Por exemplo, de onde veio a caipirinha? Bebida típica brasileira que mais da metade dos brasileiros não sabe onde nasceu.
Ainda assim, quando a bebida ganha o nosso coração, esse interesse começa a aumentar. O Negroni, usado na parábola acima, é um dos drinks mais tradicionais e tem se tornando cada vez mais popular.
Pensando nisso, resolvemos trazer toda as informações que os amantes desse drink querem saber, abordando desde a sua história, até seu modo de preparo. Dá uma olhada:
O que é o Negroni?
O Negroni é um coquetel italiano servido pelo mundo inteiro que contém gim, vermute e bitter (bebida alcoólica com gosto de essências herbais). Muitas vezes, a bebida vem acompanhada de um pedaço ou casca de laranja, que serve para decorar e acrescentar um sabor a mais.
História e origem
Bom, existem uma sequências de histórias diferentes que rondam esse drink. Porém, todas elas acabam indicando para a mesma linha de raciocínio e tempo. Em Florença, na Itália, vivia uma família muito rica e poderosa, os Negronis.
Um dos integrantes dessa família usava dois nomes, Conde Camillo Negroni e General Pascal Oliver. Até hoje, não entendesse bem o real motivo dessa dupla identificação. Entre 1855 e 1865, o Conde estava em trabalhando como comandante no Senegal, em uma base na colônia francesa de Saint Louis.
Naquela época, era comum que a comunicação acontecesse por meio de cartas. Afinal, não tinha outro jeito. Em uma das cartas que o Conde enviou para seu irmão, ele conta que teria oferecido para os frequentadores de um clube famoso em Senegal (Lunéville Officers Club) uma mistura alcoólica à base de vermute. Foi aí onde tudo começou, mas não onde nasceu o verdadeiro Negroni.
Anos depois, mais precisamente em 1919, o Conde volta para Florença. Como amante de bons drinks, era de se esperar que ele fosse assíduo de bares e clubes. Um desses ambientes era o Casoni Bar. Outro ponto fundamental para que a história seja entendida é que na época, o drink mais forte e famoso na Itália era o Americano (bitter, vermute tinto e água com gás).
Certa noite, o Camillo Negroni vai até o lugar e pede para que o barman Fosco Scarselli por uma bebida mais forte que o Americano. O barman fica em dúvida mas, imediatamente, começa a trabalhar sua criatividade. Ele decide trocar a água com gás pelo gim.
A partir disso, nasceu o verdadeiro Negroni. Observe que a bebida levou o nome do cliente, o que é muito comum em restaurante e bares nos dias de hoje. Depois da criação, os estabelecimentos ao redor do mundo começaram a copiar e servir a mesma bebida. Dessa forma, o drink se disseminou pelo mundo e está até hoje.
Curiosidades
Como falamos no começo, um drink nunca é só um drink. Conforme os anos vão passando, a bebida foi criando marcas no mundo. Um fato curioso é que o verdadeiro Negroni ficou tão famoso, requisitado e aprovado que ganhou um bar com seu nome.
O ambiente está localizado em São Paulo, no alto do bairro Pinheiros. Um lugar boêmio, que serve bebidas destiladas e até mesmo pizzas feitas em forno a lenha. Um espaço envolventemente rústico que nos remete a Itália. O endereço é Rua Padre de Carvalho, número 30.
Negroni pronto
A popularidade da bebida foi crescendo cada vez mais, e isso foi sendo percebido pelo mercado mundial. Cada vez mais estava ficando marcado o quão as pessoas estavam se apaixonando pelo verdadeiro Negroni. Contudo, também foi ficando nítido o quão o valor nos bares estava ficando elevado e como algumas pessoas tinham dificuldade em prepará-los em casa.
Diante disso, decidiram engarrafar e vender a bebida pronta. Ou seja, hoje é possível você encontrar uma garrafa de negroni já misturada e pronta para consumo. Muito legal, né?
Receitas e combinações
Agora, veja aqui como é simples e fácil preparar esse drink fantástico. Trouxemos a receita da bebida original e algumas de suas misturas diferenciadas. Lembre-se de escolher bem as marcas de sua mistura, você pode usar gins nacionais ou internacionais. Dá uma olhada:
Negroni Clássico
Ingredientes
- 1 dose de bitter
- 1 dose do gin de sua preferência
- 1 dose de vermute
- 1 rodela de laranja
- Gelo
Modo de preparo
Em um copo do seu gosto, coloque os gelos. Depois, acrescente todas as doses e misture-as bem com uma colher. Use a rodela de laranja para decorar o copo. Você pode prendê-la em uma das bases ou colocá-la dentro para acrescentar um toque no gosto.
Negroni Tônica/ Bitter Tônica
Ingredientes
- 45 ml de bitter Angostura
- Água tônica de sua preferência
- 1 dose do gin de sua preferência
- Limão
- Gelo
Modo de preparo
Como preparar: Pegue um copo longo a quantidade de gelo que estiver à seu gosto. Em seguida, acrescente a bitter, tônica e o gim. Corte metade do limão em rodelas e esprema a outra metade no copo. Use as rodelas para decorar.
E aí, o que achou? Agora você está por dentro da verdadeira história dessa bebida tão famosa. Veja também o que é a alquimia de bebidas.