Blog the gin flavors

Gin com café: uma mistura energética e refrescante

Os drinks de Gin com Café são surpreendentes e promovem uma experiência sensorial única. Saiba mais sobre essa mistura e descubra receitas deliciosas para os coquetéis.

Se tem uma bebida que está presente não só no cotidiano do brasileiro, mas em toda a história e cultura do próprio país, essa bebida com toda certeza é o café!

Para se ter uma ideia da dimensão do ingrediente no Brasil, os consumidores de café do Brasil demandaram 21,3 milhões de sacas de 60 kg na temporada de 2021/22 (de novembro a outubro), segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Somos o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando apenas atrás dos EUA. 

O Brasil também é o maior produtor mundial do grão. Só em 2022, exportamos cerca de 2,2 milhões de toneladas de café para 145 países. 

Essa posição como maior produtor e exportador mundial torna o café de qualidade muito acessível para o consumidor brasileiro. Estima-se que de 5 a 10% do consumo do grão no país seja de cafés especiais, número que é evidência da busca por novas experiências e diferentes sabores. 

Se você é um desses consumidores que adora experimentar novos sabores de café, estamos aqui para te apresentar uma mistura maravilhosa: gin com café!

Existem diversos drinks que misturam o gin com café em grãos ou então o gin com café expresso. Esses ingredientes se complementam de forma harmônica e criam bebidas energéticas e refrescantes. Confira!

Saiba mais: Drinks com gin e ingredientes fora do comum


A mistura de gin com café

Misturar café com bebidas alcoólicas já não é novidade há muito tempo. Além de bebidas alcoólicas saborizadas, como licor de café, existem drinks clássicos que levam café na mistura. É o caso do famoso Irish Coffee, que mistura café quente com whisky irlandês. 

Mas então porque a mistura de gin com café pode parecer um pouco estranha a princípio?

É que, apesar de ser um país tropical, o Brasil ainda vê o café como uma bebida “quente”. O Cold Brew, ou café gelado, é uma tendência muito forte nos EUA e na Europa que ainda não “pegou” por completo aqui nas terras tupiniquins. 

O consumo de café gelado no Brasil ainda é muito baixo e estudos apontam que isso se deve a uma questão cultural mesmo. O consumidor brasileiro tem uma certa resistência a aceitar a bebida de forma diferente da tradicional: o cafezinho quente.

Por isso, misturar café com bebidas alcoólicas também mais “quentes”, como o whisky, a amarula e o rum, parece fazer mais sentido do que a mistura com gin, que é mais associado com drinks refrescantes, gelados e até mesmo tropicais.

Mas a graça da mistura entre gin e café está justamente na diferença entre os sabores, capaz de criar drinks diferenciados e muito inovadores. Confira algumas ideias!


4 receitas surpreendentes de Gin com Café

Gin Espresso Martini

O Espresso Martini é um drink já conhecido, que mistura vodka, café espresso e licor de café. O twist aqui é substituir a vodka por gin, criando uma combinação nova de sabores. 

Você vai precisar de:

  • 50 ml de gin;
  • 25 ml de café espresso;
  • 25 ml de licor de café;
  • cubos de gelo
  • grãos de café para decorar;

Encha uma coqueteleira com gelo e depois adicione o gin, o espresso e o licor de café. Agite bastante, até mais do que você faria com um drink normal. O espresso deve criar aquela “espuminha” no topo, é assim que você vai saber quando pode parar de mexer.

Coloque o drink num copo gelado e decore com os grãos de café. Agora é só aproveitar! 

Gin tônica com café

Taça de vidro servida com gin espresso martini.
Gin Espresso Martini

A G&T é o drink com gin mais clássico. Incluir café na mistura é uma forma de inovar e adicionar sabor ao coquetel. 

Os ingredientes são os mesmos da gin tônica tradicional, com a adição de uma dose de café:

  • 50 ml de gin;
  • 100 ml de água tônica;
  • 50 ml de café espresso ou coado;
  • gelo;
  • limão siciliano;

O primeiro passo é preparar seu café e deixá-lo esfriar. A escolha entre café espresso ou café coado fica a seu critério.

Depois disso, coloque o limão siciliano em um copo alto e preencha com gelo. Adicione o gin e o café e complete com água tônica. Prontinho, agora é só saborear!

Gin e Cold Brew

Essa é uma versão da Gin tônica com café, mas utilizando café Cold Brew, ao invés de café espresso ou coado. O café Cold Brew é um método diferente de infusão que não utiliza a água quente, de forma que o sabor do café fica mais refrescante e leve, menos ácido e com menos cafeína. 

Como a água quente não está envolvida no processo, o Cold Brew acaba levando muito mais tempo para ficar pronto. Enquanto “passar um cafézinho” leva apenas alguns minutos, para preparar um café Cold Brew você vai precisar de 12 a 24 horas. 

Existem equipamentos específicos para preparar café Cold Brew, mas, caso você não possa investir nisso no momento, é possível prepará-lo usando apenas um coador de pano e uma jarra. Coloque o pó no coador e mergulhe em água gelada. Depois reserve na geladeira e espere por, em média, 20 horas. 

Com o seu café Cold Brew pronto, você já pode preparar seu coquetel. Você vai precisar de:

  • 50 ml de gin;
  • 50 ml de café cold brew;
  • 100 ml de água tônica;
  • gelo;
  • limão siciliano;

O preparo é bem parecido com o da Gin Tônica com café. Coloque o limão e gelo em um copo, depois o gin e o café. Agora é só completar com a água tônica e saborear seu drink. 

Gin com infusão de café

Taça de vidro servida com gin com infusão de café, cheia de enfeites pela mesa.
Gin com infusão de café

Neste coquetel, é como se você fosse fazer o seu Cold Brew com gin ao invés de água. O processo é extremamente parecido. 

Você vai precisar de:

  • 15g de pó de café;
  • 50 ml de gin;
  • 100 ml de água tônica;
  • gelo;
  • laranja ou limão siciliano;

Primeiro, precisamos infusionar o café no gin. Para isso, coloque o pó de café e o gin em uma garrafa ou pote de vidro com tampa. Deixe na geladeira por pelo menos 12 horas. Depois desse tempo, utilize um coador de café para retirar o pó da mistura. 

Agora, num copo de coquetel, coloque uma rodela de laranja ou de limão siciliano e o gelo. Acrescente 50 ml do gin infusionado com café e complete com água tônica. 

Saiba mais: Especiarias para gin: como escolher as melhores e se surpreender com o sabor

Combinações de Sabores

Uma das razões pelas quais o café gelado é pouco consumido no Brasil é a qualidade dos grãos de café com os quais estamos acostumados. O café tradicional extra forte que encontramos no supermercado aqui costuma ser de baixa qualidade e, por isso, é torrado ao extremo, pois isso disfarça as “imperfeições” dos grãos. 

O resultado desses grãos “carbonizados” é um café muito mais amargo. É por isso que temos o costume de acrescentar açúcar à bebida aqui. Quando esse café esfria, ele fica ainda mais amargo e mais difícil de consumir. 

Portanto, para a preparação de drinks e coquetéis com café gelado o ideal é investir em cafés de maior qualidade, os chamados cafés especiais. 

Apesar de mais caros, existe uma grande variedade de produtos premium no mercado que com certeza trarão um sabor incrível ao seu drink com gin. É possível encontrar esses produtos à venda em sites e lojas especializadas em café.

Quanto ao gin, indicamos harmonizar com o café gins que tenham a adição de ervas, sementes e especiarias como coentro, lúpulo, canela, cardamomo e raiz de angélica, trazendo um sabor herbáceo e cítrico que complementa bem o café.


Aqui vão algumas opções da loja The Gin Flavors:

  • Gin Velvo Artice, com canela, cardamomo, coentro, angélica e mais outros 8 botânicos, tem um sabor intenso e levemente apimentado;
  • Gin Paramana, com coentro e angélica, tem notas intensas e cítricas;
  • Gin Braun London Dry, com coentro, raiz angélica e outros 13 botânicos;
  • Gin Brewdog Lonewolf, com semente de coentro, cardamomo, raiz de angélica, tem um sabor forte com notas cítricas e de lavanda;