Blog the gin flavors

História de Bombay Sapphire e curiosidades sobre a destilaria

Tudo sobre o gin que é dono de uma das garrafas mais bonitas do mercado

Se você é alguém que gosta de saborear bons drinks e tem certo conhecimento em gins e outras bebidas, certamente deve conhecer muito bem aquela garrafa azul brilhante que fica em posição de destaque nos bares.

O Bombay Sapphire é uma das marcas de gin mais célebres do mercado. O nome pomposo, a embalagem característica e o sabor puro e marcante conquistaram milhões de fãs em todo o mundo.

Composição

Este gin buscou inspiração nos quatro cantos da Terra. Ivano Tonutti é o “mestre dos botânicos” e já viajou para diversos países na busca por ingredientes que pudessem criar o melhor destilado possível.

Ele fez questão de criar relações amigáveis e longevas – algumas já duram décadas – com os fornecedores de cada botânico. Tonutti diz que essa atenção aos detalhes é “simplesmente sobre manter o padrão de cuidado por trás de nosso gin”.

A receita do Bombay Sapphire leva alcaçuz e folhas de cássia da China, coentro do Marrocos, zimbro e raiz de orris da Itália, angélica da Alemanha, cascas de limão e amêndoas da Espanha, cubeba da Indonésia e grãos de pimenta do Oeste da África.

Destilação

Além dos ingredientes cuidadosamente selecionados, o processo de destilação também explica o sucesso do gin.

Outras marcas apenas fervem os botânicos em álcool de cereais. A Bombay, por sua vez, coloca os ingredientes in natura em cestas de cobre suspensas sobre os alambiques, cujo vapor cria uma infusão lenta e delicada que libera todos os aromas e sabores.

Esse método de infusão por vapor permite que os sabores fiquem mais intensos e se harmonizem por completo, criando uma experiência sem igual a cada gole.

História

A história do gin se originou em 1980, quando a Grand Metropolitan, empresa britânica de bebidas, decidiu embarcar no universo dos gins premium.

Sete anos depois, o Bombay foi lançado, criado a partir de uma receita secreta de 1761 do renomado destilador Thomas Dakin, conhecido por sua preocupação com a qualidade dos ingredientes que utilizava.

O nome da bebida foi escolhido por meio de um concurso entre várias agências de publicidade. A “safira de Bombaim” faz alusão ao nascimento do gin no Raj Britânico, como é conhecido o período de colonização da coroa Inglesa sobre a Índia.

Conheça o Clube do Galo

Além do sabor suave e complexo, a embalagem também foi um dos motivos para o sucesso da marca desde seu lançamento.

Garrafa

O “sapphire” do nome é uma referência às safiras azuis estrelas, principal gema do mercado bilionário de pedras do Sri Lanka.

Evidentemente, a garrafa do Bombay também é uma homenagem. O vidro translúcido em um tom rico de azul simula a beleza das pedras.

Não negando as raízes britânicas, o rótulo ainda tem a imagem da Rainha Vitória, tataravó da Rainha Elizabeth II. Seu reinado de sessenta e quatro anos – a Era Vitoriana – foi um ponto de ascensão para o Reino Unido, o que a tornou uma das monarcas inglesas mais amadas da história.

Paixão pelo design

Por causa desse aspecto estético tão forte, a marca tem uma conexão muito interessante com o mundo do design.

Além de criar uma série de trabalhos atribuídos a seus produtos, como taças, azulejos e padrões de tecidos, a Bombay começou a investir em uma série de eventos do tipo.

O mais conhecido é o Bombay Sapphire Designer Glass Competition, um concurso que acontece todos os anos em que estudantes de design de várias partes do mundo podem criar suas próprias versões de taças de martini inspiradas na marca.

Os finalistas de cada país são levados ao Salone del Mobile, uma importante feira internacional de design que acontece em Milão anualmente. Lá, o vencedor da competição é escolhido.

O Prêmio Bombay Sapphire também é outro projeto significativo. A marca endossa artistas e designers especializados em vidro para elaborarem criações a serem apresentadas em uma exposição também patrocinada pela Bombay.

Variações

Além do clássico Bombay Sapphire, a marca tem outros produtos que valem a pena conhecer.

O Star of Bombay tem sementes de abelmosco e casca de bergamota, trazendo um sabor mais ousado ao gin tradicional.

Já o Bombay Bramble adiciona uma rica mistura de framboesas e amoras, criando um destilado sofisticado e elegantemente frutado, cuja coloração vermelha proporciona um charme ainda mais especial.