Conheça um pouco mais sobre a história do Gin Bombay Sapphire, conhecido por muitos apreciadores de bebida e por seu azul extremamente cativante
O Gin Bombay Sapphire é uma bebida realmente especial e bastante conhecida pelos apreciadores de gin e até mesmo outras bebidas. Ele é verdadeiramente único, com o azul da garrafa translúcida e brilhante, que faz referência a cor de uma safira. Maravilhosa, né?
E tem mais, o Bombay Sapphire é diferente de alguns outros gins comum que fervem seus vegetais diretamente no tanque de destilação, já que o Bombay utiliza um outro processo: o vapor de infusão.
Sobre o gin Bombay Sapphire
Em uma viagem pelo mundo, o mestre em botânicos da marca, Ivano Tonutti desenvolveu relacionamentos pessoais com cada um dos fornecedores.
Como o próprio Ivano diz: essa atenção aos detalhes que faz com que a Bombay Sapphire seja tão respeitada “é simplesmente manter o padrão de cuidado por trás do gin”.
Criar um gin de alta qualidade requer ingredientes de qualidade, né? O Bombay Sapphire utiliza até 12 botânicos suspensos acima do álcool, em cestos de cobre perfurados durante a destilação.
Assim, quando os vapores aquecidos aumentam, eles passam a ser suavemente difundidos com todos os ricos sabores aromáticos que os vegetais liberam.
Incrível, né? É quase impossível não sentir vontade de experimentar esse gin feito com total cuidado aos detalhes durante sua produção.
Para trazer seu sabor especial, é feita uma cuidadosa seleção de ervas para que cada uma traga o seu sabor próprio ao gin. Esses itens passam por um processo de destilação, proporcionando ao Bombay Sapphire seu sabor tentador, suave e complexo.
Uma curiosidade interessante: na lateral de cada garrafa estão gravados em alto relevo os símbolos dos dez ingredientes que são utilizados para se fazer o Bombay Sapphire.
Mais uma preocupação com os detalhes que faz toda a diferença na composição desse gin tão especial.
A história do Bombay Sapphire
Em meados da década de 1980, quando a empresa de bebidas britânica Grand Metropolitan ingressou no segmento de gim premium. Em 1987, a empresa lançou o Gin Bombay Sapphire no mercado, criado a partir de uma receita secreta do destilador inglês Thomas Dakin, em 1761.
Thomas utilizava apenas ingredientes de alta qualidade, unindo uma combinação perfeita de 10 ingredientes botânicos exóticos: casca de cássia, amêndoas espanholas, alcaçuz, limão, bagas de zimbro, raiz de lírio, angélica, coentro, bagas de cubeba e grãos do paraíso.
Os sabores naturais desses ricos ingredientes botânicos são provenientes do processo de destilação de infusão a vapor, que, quando aquecido, sobe e faz com que os sabores dos ingredientes botânicos sejam capturados.
E é aí que surge o sabor tão equilibrado e versátil do Gin Bombay Sapphire.
A garrafa cor de safira leva a imagem da Rainha Vitória no rótulo (a rainha Vitória reinou na Inglaterra por sessenta e quatro anos e seu governo ficou conhecido como a “Era Vitoriana”, período de grande ascensão da burguesia industrial.)
Em poucos anos, o Bombay Sapphire conquistou seu espaço no mercado e cresceu exponencialmente na indústria de bebidas alcoólicas.
A fusão da Grand Metropolitan com a tradicional cervejaria irlandesa Guinness em 1997, que formou a Diageo, resultou na aquisição da marca que, no ano seguinte, foi comprada pela tradicional Bacardi Limited.
Premiações
Em 2001 surge a Bombay Foundation, uma iniciativa de marketing que resultou em um dos mais importantes prêmios anuais de vidros do mundo: o Bombay Sapphire Prize e o Bombay Sapphire Designer Glass Competition, uma competição para designers amadores.
Em 2013, a destilaria do Bombay Sapphire ganhou um prêmio de sustentabilidade de nível Extraordinário, tornando-se a primeira destilaria e as primeiras instalações reformadas a obter a certificação de nível Extraordinário do BREEAM (Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment) para fase de projeto por seus edifícios para processos de destilaria.
Além disso, nos últimos anos a Bombay Sapphire tem investido em cursos, competições, parcerias e espaços exclusivos para aumentar o reconhecimento da marca, sendo mais uma estratégia de marketing.
Gin Star of Bombay
Mais um clássico da marca, o Star of Bombay é um gin produzido com sementes de abelmosco originárias do Equador e casca de bergamota, colhida manualmente na Cálabria (sudoeste da Itália).
O gin também é passado pelo processo de infusão a vapor e sua destilação é mais longa, o que garante os aromas e sabores mais intensos.
O Star of Bombay é uma ótima pedida para ser apreciado puro ou com diferentes tipos de coquetéis e receitas.
Sua graduação alcoólica é de 47,5%.
Bombay Bramble
Produzido com amoras e framboesas recém-colhidas, o Gin Bombay Bramble captura o verdadeiro sabor, frescor e a essência desses frutos quando estão mais maduros, transmitindo características ricas e vibrantes.
É a nova expressão criativa da marca Bombay, com a perfeita coloração das próprias frutas.
Excelente com tônica, gelo e decorado com um toque de limão, fica perfeito para os dias quentes de verão, sendo um gin sofisticado para aqueles que apreciam um toque de fruta.
Botânicos: zimbro, sementes de coentro, casca de limão amarelo, raiz de lírio, raiz de angélica, amêndoas, alcaçuz, casca de cássia, framboesa e amora
Sua graduação alcoólica é de 37,5%.
Ficou curioso (a) para provar as maravilhas do Gin Bombay Sapphire, Star of Bombay e Bombay Bramble?
Veja nossa seleção de gins.