Blog the gin flavors

Escolha o botânico certo para seu drink com gin

Um mundo de possibilidades se abre na hora de preparar uma bebida que esteja coerente com a ocasião e harmonização de sabores

Desde que surgiu, o gin tem conquistado espaços significativos no mundo dos drinks. As várias possibilidades de fabricação servem como indicativo de que a bebida nunca deixa de surpreender.

Na hora de preparar um drink com gin, diante da versatilidade das opções de botânicos que podem ser utilizados para potencializar o sabor e o aroma, é comum nos depararmos com o questionamento acerca das melhores combinações.

Se você gosta de vivenciar momentos de alquimia em suas receitas, veja quais são os botânicos que podem ser utilizados para complementar o sabor do destilado.

O que são botânicos?

O gin é produzido a partir da combinação de destilado de grãos neutros. O zimbro é o ingrediente principal que define a originalidade do destilado. Além dele, no processo de produção da bebida, outros ingredientes podem ser acrescentados.

Tábua com laranja, limão, pimenta rosa, canela e zimbro.

As frutas, condimentos, sementes, ervas e outros vegetais utilizados no preparo do gin são chamados de botânicos. Os componentes aromáticos neles contidos  são pelo processo de vaporização e destilação.

Combinando os vegetais

Quem estabelece a quantidade e a variedade de botânicos que fará parte da bebida é o mestre destilador. Ele seleciona os botânicos de forma meticulosa para criar um equilíbrio perfeito e autêntico de sabores e tornar seu gin único.

O produto final é o resultado da criatividade e domínio de segredos e técnicas que, raramente, são compartilhados.

Uma atenção especial para o zimbro

A gente não poderia falar de botânicos sem realçar a importância da presença do zimbro, que está para o gin assim como a uva está para o vinho. Esse vegetal pertence à família dos ciprestes e é o seu sabor que classifica a autenticidade do destilado.

O sabor característico, acentuado, picante e com notas de lavanda, cânfora e pinho, vem do óleo presente em suas bagas.

Botânicos que podem ser usados no preparo de drink com gin

Centenas de vegetais podem ser utilizados para fazer uma receita de gin. A inserção de cada ingrediente pode levar em consideração a formalidade da ocasião e o clima, por exemplo. Basta usar a criatividade e habilitar o modo alquimia!

Semente de coentro

Esse botânico, muito utilizado no preparo de pratos a base de peixe e frango, também pode compor um drink de sabor levemente picante. O componente cítrico e o aspecto amendoado promovem harmonia perfeita.

Louro

Possui aroma doce e balsâmico. Pode ser utilizado em drinks artesanais e em situações de eventos mais rústicos, promovidos no contato com a natureza.

Angélica

Seu sabor terroso e almiscarado combina com drinks que promovem sensações que denotam toques de amargor herbal.

Conheça o Clube do Galo

Anis Estrelado

Seu intenso sabor afrutado pode potencializar os drinks preparados em ocasiões intimistas. É um ótimo botânico para um encontro romântico regado à gin.

Anis estrelado para drink com gin.

Limão

Um excelente recurso para o preparo de drinks refrescantes com sabor cítrico. As frutas, de um modo geral, são ótimos ingredientes para drinks com gin.

Baunilha

Possui sabor e aroma adocicados. Pode ser utilizada no preparo de drinks com gin em uma situação mais intimista, uma vez que simboliza a raridade.

Pimenta -rosa

A pimenta-rosa confere ao gin sabor, aroma e beleza. Pode ser utilizada no preparo de drinks para ocasiões mais formais.

Casca de laranja

Suas notas cítricas que podem conferir amargor ou doçura podem compor drinks para dias quentes ou frios.

Hibisco

A coloração do hibisco traz um toque especial ao gin. Possui um sabor levemente adocicado, com notas ácidas e sutilmente azedas.

Pote de vidro com hibisco seco e colher para drink com gin.

Alcaçuz

Esse vegetal doce e amadeirado é uma ótima alternativa para quem prefere drinks mais doces e evitam o consumo de açúcar.

Pimenta Cubana

Com sabor similar ao do limão, ela imprime no drink um sabor apimentado e refrescante.

Canela

Seu sabor peculiar dá um toque picante ao gin ao mesmo tempo em que promove um aroma característico. É um ótimo ingrediente para o preparo de drinks no inverno.

Noz-moscada

Basta uma pequena quantidade de raspas dessa oleaginosa para dar ao destilado um toque aromático e picante.

Recipiente de madeira com noz-moscada em pó ao lado de várias inteiras.

Amêndoa

A excentricidade dessa oleaginosa confere ao drink preparado com gin notas picantes, frescor e leveza no sabor, que imprime marcas de marzipã.

Gengibre

Confere ao drink preparado com gin um sabor mais picante. Ele é ótimo para os dias mais frios.

Cardamomo

Seu leve sabor de eucalipto e seus toques cítricos e picantes podem ser inseridos em drinks preparados em situações mais intensas.

Na hora de preparar seu drink com gin, não deixe de desfrutar das melhores opções de rótulos e água tônica nacionais e importados. Além disso, para promover uma atmosfera de marcante contato com o destilado, crie um ambiente aconchegante para receber amigos e familiares.