Blog the gin flavors

Os tipos de taças e copos para cada bebida

Saiba qual copo ou taça usar na hora de servir aquela bebida para a família ou os amigos

Assim como a gastronomia, a alquimia – ou mixologia – se tornou uma forma de arte há muito tempo. Dentro da prática de fazer e consumir as mais variadas categorias de bebidas, existe uma série de boas práticas que se encontram até mesmo com as normas de etiqueta.

Isso significa que há algumas regrinhas básicas. Quais os tipos de bebida são mais apropriadas para determinada harmonização, a temperatura de um drink, qual o tipo certo de gelo para cada coquetel, entre várias outras.

É claro que nada te impede de consumir suas bebidas da maneira que você preferir, mas essas indicações existem justamente para aprimorar a sua experiência e tornar o momento do consumo ainda mais prazeroso.

Dentre essas normas estão alguns tipos de taças e copos e para qual bebida eles servem.

Sobre os materiais das taças e copos

A não ser que você esteja planejando uma festa com várias pessoas e quer facilitar a sua vida na hora de servir seus convidados e limpar a bagunça quando tudo terminar, é melhor evitar taças e copos de plástico ou acrílico.

Além de não serem tão bonitos ou elegantes, esses materiais podem interferir na temperatura e até mesmo no sabor das bebidas.

Os principais indicados são vidro ou cristal, que apesar de se parecerem bastante, têm algumas diferenças em suas composições que trazem algumas características bem marcantes.

Uma taça ou copo de cristal é mais leve e sonora do que o vidro, por exemplo, além de seus componentes facilitarem a liberação das propriedades aromáticas das bebidas.

Então, se você puder dar preferência à itens de cristal, ótimo. Se não, sem problemas! Vidro comum também cumpre seu papel perfeitamente.

Tipos de taças e copos

Confira abaixo quais são os tipos de taças e copos certos para algumas bebidas. No próximo jantar na sua casa, temos certeza que você vai fazer bonito!

Taça tulipa

Taça tulipa
Foto: Reprodução

Também conhecida como copo pilsener, essa taça serve para cervejas do tipo pilsen – feitas com lúpulo acentuado e de cor dourada e brilhante.

O formato permite a criação daquela camada cremosa no topo e o caminho do aroma diretamente ao olfato.

Copo lager

Copo lager
Foto: Reprodução

Indicado para cervejas do tipo lager, esse copo tem um desenho alto e cilíndrico.

Tais características facilitam a formação de espuma e a preservação da temperatura e do gás.

Conheça o Clube do Galo

Copo suco

Copo suco

Como o próprio nome já sugere, o copo suco é utilizado principalmente para bebidas sem álcool.

Geralmente com 300 ml (para líquido e gelo) são facilmente encontrados em restaurantes e padarias. Muito provavelmente você deve ter esse copo na cozinha da sua casa.

Também há a versão long drink, muito parecida com esse, só que mais fina e alta.

Copo on the rocks

Copo on the rocks

Usado principalmente para whiskey, o on the rocks é baixo e tem uma boca bem larga, ideal para acomodar uma boa quantidade de gelo que bebidas fortes demandam.

Pode também servir caipirinha e Negroni.

Copo shot

Copo shot

Com capacidades que vão de 35 a 60 ml, esses copinhos são perfeitos para a ingestão de bebidas em um gole só.

Servem destilados fortes e com alto teor alcoólico, como tequila, vodka, cachaça, entre outros.

Taça degustação

Taça degustação
Foto: Reprodução

A taça degustação segue o formato padrão ISO (International Standard Organization), que permite a degustação adequada de vinho.

O desenho de boca estreita e haste curta possibilita a oxigenação do líquido e a retenção dos aromas.

Taça vinho tinto

Taça vinho tinto
Foto: Reprodução

Porque o vinho tinto necessita de um contato maior com o oxigênio, para que possa respirar melhor e liberar os sabores e aromas, o bojo dessa taça é mais larga. Deve ser preenchida com até um terço de sua capacidade total.

É importante destacar que existem alguns modelos específicos para certos tipos de uvas utilizados na produção dos vinhos, como a taça Bordeaux.

Taça vinho branco

Taça vinho branco

Essa é mais curta que a taça de tinto porque é indicado que o vinho branco seja consumido gelado e em um recipiente menor, para que o mínimo possível de trocas de calor com o ambiente sejam feitas.

A boca estreita é ideal para que o líquido chegue ao paladar em um equilíbrio de doçura e acidez, o ponto considerado fundamental para a apreciação.

Taça gin

Taça gin

Os drinks com gins são comumente servidos em uma taça bem grande, que vão de 500 a 600 ml.

De haste longa e bojo arredondado e largo, é ideal para comportar todos os ingredientes de um coquetel que utiliza os princípios da alquimia – líquidos (gin e água tônica), botânicos e gelo, como a clássica Gin Tônica.