Saiba mais sobre as propriedades do gengibre e como ele pode ser benéfico para a saúde
De origem asiática, o gengibre é uma planta de caule subterrâneo e utilizada desde a antiguidade como especiaria na culinária, preparo de medicamentos e até mesmo em drinks.
A planta é da família Zingiberaceae e se propagou por toda a Europa durante a época das Cruzadas, sendo introduzida pelos portugueses por volta do século XVI, isso por conta de todas as propriedades do gengibre.
Hoje, o gengibre é cultivado principalmente no Espírito Santo, em Santa Catarina, no Paraná e no sul do estado de São Paulo.
Quando se trata de medicina, o gengibre é uma das plantas mais antigas e populares do mundo, sendo utilizada para combater a dor de garganta. Os benefícios do seu chá fervido em água incluem o combate de gripes, tosse, problemas de estômago e até ressaca.
Confira alguns benefícios e receitas de drinks para aproveitar ao máximo as propriedades do gengibre:
Principais benefícios do gengibre
- Ação antioxidante: ele cria uma barreira natural que auxilia na proteção das células do corpo;
- Quando o assunto é perder peso, o gengibre é uma ótima alternativa natural: sua ação acelera o metabolismo do corpo e aumenta o consumo de energia. Resultado: estimulação da queima de gordura;
- Contribui na controle de náuseas e vômitos: é um ótimo aliado para gestantes ou pacientes em tratamento de quimioterapia;
- Ajuda a regular a pressão arterial em pessoas com pressão alta, suas propriedades ajudam a afinar o sangue;
- Seu chá ajuda no combate à gripe e a desobstruir as vias respiratórias, além de ser um ótimo expectorante, diminuindo a tosse.
Além disso, as propriedades do gengibre ainda ajudam a combater a úlcera, protegendo seu estômago, prevenir o câncer cólon-retal, combater a azia e gases intestinais.
No fim, consumir o gengibre ajuda em pontos desde a perda de peso, até o combate a dor de garganta e regulação da pressão arterial.
Nutrientes do gengibre
A substância presente no gengibre (gingerol) possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, isso ajuda a proteger nosso organismo.
Essa ação anti-inflamatória do gengibre, é uma das coisas que faz com que ele alivie tanto as dores musculares quanto as cólicas menstruais. Muito benéfico, né?
Quando não consumir o gengibre?
Se o consumo provocar reações como ardor no estômago, azia, diarreia ou desconforto estomacal, suspenda o consumo imediatamente.
Ainda que haja controvérsias por parte da medicina, o consumo de gengibre pelas gestantes também deve ser orientado pelo médico.
Já pessoas com diabetes devem evitá-lo, pois em condições excessivas há possibilidade de causar uma crise de hipoglicemia ou hipotensão em pessoas com hipertensão.
Pacientes com distúrbios também devem evitar o consumo da planta, pois o gengibre pode favorecer os casos de hemorragia.
Qual a quantidade recomendada de gengibre?
Tudo em excesso pode fazer mal para nosso corpo, e, embora não exista uma regra sobre a quantidade adequada que deve ser consumida, alguns estudos apontam que os benefícios podem aparecer se o consumo for de 2 a 4 gramas de gengibre por dia.
Se a sua ideia for consumir com o intuito de aproveitar os benefícios termogênicos do gengibre, é bom manter um consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido por um médico ou fitoterapeuta, para que o aumento do metabolismo não prejudique seu corpo (o recomendado é uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó).
Agora que você já entendeu as principais propriedades do gengibre e qual a melhor maneira de consumi-lo, que tal descobrir quais drinks aproveitar com esse ingrediente tão gostoso e benéfico para o corpo?
Ginger Gin
Ótimo para os momentos de happy hour, confira os ingredientes e modo de preparo:
Ingredientes
- 75 ml de mistura de chá de gengibre e chá mate
- 40 ml de gin
Modo de preparo
Completar com tônica e finalizar com twist de limão siciliano e hortelã para decorar
Para o chá de gengibre
- 1 litro de água
- 1 quilo de açúcar
- 300 gramas de gengibre
Modo de preparo do chá
Em uma panela, coloque a água, açúcar e gengibre. Vá mexendo aos poucos para o açúcar não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e coe assim que ferver. Em outra panela, faça o chá mate e coe. Depois, adicione o chá de gengibre ao chá mate até chegar no ponto.
Moscow Mule
Ideal para quem quer um toque sutil de gengibre no drink.
Ingredientes
- 60ml de vodka
- 30ml de xarope de gengibre
- 30ml de suco de limão-siciliano
- 100ml de água com gás
Espuma de manga
- 300ml de polpa pura de manga
- 150ml de suco de limão-siciliano
- 150 ml de xarope de gengibre
Modo de preparo
Espuma de manga: misture a polpa de manga, o suco de limão e o xarope de gengibre no liquidificador. Bata bem. Em seguida, coe. Coloque a mistura no sifão de chantilly e deixe gelar por dez minutos.
Misture o xarope de gengibre, o suco e a água com gás na coqueteleira.
Para o drinque, bata a vodka e a espuma de gengibre com gelo na coqueteleira. Sirva em um copinho ou caneca com gelo. Finalize com raspas de limão taiti.