Blog the gin flavors

Caipirinha de gin existe? Saiba mais sobre

Substituir a cachaça por gin é uma boa ideia para inovar a sua caipirinha

dois-copos-de-caipirinha

Todo mundo sabe que a caipirinha é a bebida oficial do Brasil – e é todo mundo mesmo, no sentido literal da expressão. Quando algum estrangeiro vem para o nosso país, na maior parte das vezes, a caipirinha é um dos itens em sua lista de coisas para experimentar. Esse drink é a cara do Brasil, assim como o carnaval, samba e as belas praias cariocas – pelo menos, para quem vê de fora.

O gin, no entanto, vem se consolidando cada vez mais no gosto dos brasileiros. Há quem diga que esta seja a bebida do momento, tamanha popularidade e potencial de crescimento para quem aposta neste tipo de destilado.

E se a bebida que é símbolo do Brasil, se juntasse àquela que vem ganhando espaço nos copos e taças dos amantes de drinks? É exatamente nesta ideia que nasce a caipirinha de gin.

História da caipirinha

Antes de qualquer coisa, é importante falar sobre a origem dessa bebida que nós tanto amamos, e que faz parte de nossas raízes brasileiras.

De acordo com os historiadores, a caipirinha teria nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, e completou 100 anos em 2018. Mas a história exata da origem da bebida pode variar.

Há quem conte que a caipirinha foi criada para tratar pacientes afetados pela gripe espanhola, oriunda de uma receita de limão, alho e mel.

Na época, adicionar um pouco de álcool à mistura para acelerar o efeito terapêutico era uma prática comum nos remédios caseiros, então a cachaça era utilizada. Alguém um dia decidiu eliminar o alho e o mel, adicionando algumas colheres de sopa de açúcar e cubos de gelo logo em seguida.

Outra versão aponta que a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários em Piracicaba como um drink para eventos do alto escalão da região, representando a cultura canavieira da cidade. Teria sido servida em encontros dos grandes empresários do local, como em vendas de gados e outras reuniões frequentadas pelos mais ricos.

A caipirinha era considerada uma opção de qualidade para substituir whisky e vinhos importados, por exemplo, além de valorizar as práticas locais.

Independentemente de qual seja a história verdadeira da origem da caipirinha, não há como negar que essa é a bebida mais amada do país, e foi fortemente apreciada até mesmo por Tarsila do Amaral.

A biografia da artista diz que, lá pelos anos 1920, quando Tarsila morava em Paris, ela fazia caipirinhas com as cachaças que recebia do Brasil. Ela até mesmo apresentou o drink a Pablo Picasso!

Em 1923, Tarsila pintou um quadro chamado “A Caipirinha”, que não chega a retratar a bebida nas pinceladas sobre a tela, mas que tem em seu nome um aceno ao drink que ela tanto amava, justamente por essa conexão tão inegavelmente brasileira.

Conheça o Clube do Galo

Um pouco sobre o gin

um copo de gin com gelo e limão seguido de uma garrafa de vidro

Por sua vez, a história do gin nasce na Holanda, e foi criado por Francisco de la Boie, médico e professor, para ser um remédio contra problemas nos rins. Em uma de suas tentativas para criar o medicamento, juntou zimbro ao destilado de cereais – os ingredientes-base para o gin.

O que ele não previa é que o tal remédio fosse tão bem aceito pelas pessoas, que o consumo ultrapassou os limites medicinais. O sabor agradável e o preço bastante acessível fez com que a mistura se tornasse querida pelo povo.

Depois de ser um grande aliado de soldados ingleses e holandeses em períodos de guerras – para espantar o frio e trazer aquela dose de coragem aos combatentes –, o gin caiu nas graças de todos depois que a Inglaterra passou a ser o núcleo mundial da bebida, criando o London Dry, a categoria mais conhecida.

Caipirinha de gin

Mesmo com todas as evidentes diferenças entre a caipirinha – ou a cachaça – e o gin, essas duas bebidas têm uma coisa em comum: conquistaram uma legião de amantes apaixonados mundo afora.

E qual será o resultado da junção desses dois? Será que nossas raízes brasileiras combinam com as europeias? É possível substituir nossa tão tradicional cachaça, feita de cana-de-açúcar, pela base de zimbro do gin?

Se você é do tipo de pessoa que gosta de inovar e testar coisas novas, essa é a sua chance! Veja a receita da caipirinha de gin logo abaixo:

  • 50 ml do gin de sua preferência, mas o recomendado é o London Dry, por ter uma característica mais pura
  • 3 fatias de limão tahiti
  • 2 fatias de limão siciliano
  • 1 fatia de limão-cravo
  • Açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Percebeu que, diferente da maioria dos drinks com gin, esse aqui não leva a água tônica, né?

E é claro que você não precisa ficar preso a caipirinha tradicional e pode adaptar a receita ao seu próprio paladar. Se quiser, não precisa utilizar os três tipos de limão ou pode até mesmo colocar outra fruta. O importante mesmo é criar um coquetel que seja a sua cara.

Lembre-se das suas versões favoritas do drink tradicional e abuse na criatividade para incrementar sua receita de caipirinha de gin. Quando o assunto é preparo de bebidas, as possibilidades são infinitas!

E para fazer esse drink diferente, que tal encontrar o seu gin na The Gin Flavors? Nosso catálogo está recheado com dezenas de rótulos – nacionais ou internacionais, premium ou artesanais. Não importa qual seja a sua preferência, nós temos a opção certa para o bar da sua casa!