Blog the gin flavors

Gin Hambre é bom? Conheça a história do Gin Nacional

O mundo do gin tem se expandido de forma surpreendente nos últimos anos e o Brasil não ficou de fora dessa revolução. Entre as marcas nacionais que têm conquistado destaque está o Gin Hambre. Saiba mais sobre essa iguaria.

Apesar de sua popularidade ter aumentado muito nos últimos anos, o gin é uma bebida que surgiu há muito tempo. Foi nos meados do século XVII, na Holanda, que um médico acabou misturando zimbro ao destilado de cereais na tentativa de criar um remédio para problemas renais. 

Foi assim, meio que “por acidente”, que o médico, de nome Francisco de la Boie, criou a bebida que hoje chamamos de gin. Por ser saborosa, barata e leve, a mistura acabou se popularizando, especialmente entre os soldados que, na época, estavam em combate na Guerra dos 30 Anos na Europa. 

Os militares ingleses levaram o gin junto quando voltaram para casa e foi justamente na Inglaterra que a bebida se consolidou e passou a ser consumida pela população em geral. 

No Brasil, o destilado já entrou e saiu de moda algumas vezes. Era bem popular na década de 1970, mas acabou desaparecendo nos anos 1990. Porém, ele ressurgiu com força total e, nos últimos anos, tem realmente caído no gosto popular. 

Com o crescimento da demanda, cresceu também o número de marcas de gin nacionais. É o que conta Hans Scheller, proprietário do G&T Bar, em São Paulo, em entrevista a Revista Forbes.

“Das 30 marcas que nós tínhamos no início do estabelecimento, apenas três eram nacionais. Hoje, existem mais de 50. Toda semana um produtor novo procura a gente.”, comenta. 

Dentre as marcas nacionais que produzem o destilado, uma que se destaca é o Gin Hambre, produzido por uma microdestilaria na região metropolitana de Curitiba. A marca se destaca por trazer uma abordagem inovadora na escolha dos botânicos e nas propostas de sabores. 

Leia também: Você já deu chance aos gins brasileiros?

Qual a história do Gin Hambre? 

A destilaria Gin Hambre foi inaugurada há 5 anos, em 2018. Ela é a realização de um sonho de dois sócios apaixonados por gin: o mestre-destilador Guilherme Bossoni e o administrador Eduardo Alves. 

Em entrevista para o blog Siga O Copo, os empresários contam que a ideia de negócio surgiu em 2016. Eduardo morava na Alemanha na época e lá acabou se apaixonando pelo gin. Quando voltou ao Brasil, ele e o amigo (que é ex-aluno do curso Mestre dos Destilados) resolveram criar uma receita de gin em casa. 

Inspirados por gins contemporâneos alemães, os dois amigos realizaram mais de 50 testes antes de chegarem a receita perfeita do Gin Hambre: equilibrada, aromática e complexa, feita para surpreender até os paladares mais exigentes. 

A empresa foi a primeira destilaria artesanal a produzir o destilado no estado do Paraná. Esse pioneirismo e inovação trouxe destaque à marca, que logo passou a ocupar o lugar de pioneira no segmento. O reconhecimento veio também por meio de premiações em grandes festivais de relevância internacional, como World Gin Awards e World Vodka Awards. 

A marca hoje está presente em 15 estados brasileiros e mais de 500 pontos de venda. No início, o pequeno alambique de cobre com o qual foram realizados os primeiros testes da receita produzia apenas 5 litros. Hoje, a destilaria produz 8 mil garrafas por mês. 

Conheça o Clube do Galo

Diferenciais do Gin Hambre 

Taça de vidro servida com Gin Hambre e uma rodela de laranja.
Diferenciais do Gin Hambre

Um dos grandes diferenciais do Gin Hambre é a seleção de botânicos, que buscou combinar ingredientes nacionais e internacionais a fim de atingir uma composição única. 

Entre as especiarias utilizadas, encontramos zimbro polonês, coentro búlgaro e canela, que vem direto do Sri-Lanka. Tudo isso ao lado de ingredientes intrinsecamente brasileiros, como castanhas-do-pará, castanhas de caju e baunilha orgânica da Bahia

 São 14 botânicos ao total na receita, incluindo também zimbro, raiz de angélica, alcaçuz, cardamomo, jasmin, anis, casca de limão-siciliano, casca de laranja e physalis. 

Outro grande diferencial do Gin Hambre é sua produção artesanal, que contribui para a qualidade e singularidade do produto. 

Como apreciar o seu Gin Hambre

Copo de vidro sobre a mesa, cheio até a boca, uma erva colocada na bebida.
Como apreciar o seu Gin Hambre

Agora que você já sabe tudo sobre a história e os diferenciais do Gin Hambre, confira algumas dicas para degustar e harmonizar o seu gin. 

1 . Faça uma degustação pura

Nada de já começar preparando um drink! Quem deseja se tornar connoisseur no ramo do gin — ou de qualquer outra bebida — precisa sempre seguir essa dica: ao adquirir uma marca ou sabor que você nunca bebeu antes, comece sempre por uma degustação pura. 

Essa é a melhor forma de realmente apreciar a complexidade dos aromas e sabores. No caso do Gin Hambre, aconselhamos servi-lo em uma taça apropriada para gin, acompanhado apenas de gelo. Beba com calma, deixando que os sabores se revelem gradualmente. 

2. Prepare uma Gin Tônica

A Gin Tônica é aquele drink que não tem erro. Vale a pena testá-la com diferentes tipos de gin, até que você encontre o que mais agrade o seu paladar. Confira os ingredientes:

Em um copo, coloque uma rodela de limão-siciliano e encha até o topo com gelo. Depois, acrescente o gin e complete com a água tônica. 

Confira também: Drink fácil com Gin: 10 receitas simples e surpreendentes

3. Experimente um Dry Martini

Você também pode experimentar o seu Gin Hambre em outro drink super clássico, o Dry Martini. Você vai precisar de:

  • 50 ml de Gin Hambre;
  • 50 ml de vermute seco;
  • 1 azeitona sem caroço.

A preparação do drink é muito simples. É só colocar o destilado e o vermute em uma taça de martini e misturar bem. Depois decore com a azeitona e aprecie seu coquetel!

4. Harmonize com petiscos

Seja numa degustação pura ou num drink mais elaborado, o Gin Hambre acompanha muito bem alguns petiscos como queijos suaves e frutas frescas. Se quiser um prato principal para harmonizar, aposte em frutos-do-mar. 

Gins brasileiros é na The Gin Flavors

Agora que você já conheceu um dos principais gins brasileiros, já deve ter percebido como os destilados do nosso país são especiais, não é mesmo?

Na loja The Gin Flavors, além do Gin Hambre, você encontra outros rótulos nacionais incríveis que você também precisa conhecer. Acesse e conheça nossas opções. Temos certeza que você vai encontrar algo que é a sua cara!